Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Planejamento em Saúde trata-se de um instrumento de racionalização das ações no setor de saúde, realizada por atores sociais, orientada por um propósito de manter ou modificar uma determinada situação de saúde. O planejamento estratégico dos serviços de saúde compõese de momentos com suas especificidades, assim é correto afirmar que:
Momento explicativo: Execução do plano. Modelo de gestão, acompanhamento e avaliação do plano.
Momento estratégico: Conhecer a situação atual. Procurando identificar, priorizar e analisar seus problemas, com a existência de outros atores.
Momento tático-operacional: Construir viabilidade para as propostas de soluções, formulação de estratégias.
Momento normativo: Formulação de soluções para enfrentamento do problema, elaboração de propostas de solução.
Momento situacional:identificar os atores envolvidos.
Marque a alternativa correta a respeito das atribuições dos diferentes tipos de profissionais que compõem a Equipe de Saúde Bucal.
Identificar áreas de risco constitui função do técnico em saúde bucal;
O auxiliar de saúde bucal exerce função de programar e supervisionar o fornecimento de insumos para as ações coletivas;
O agente comunitário de saúde coordena ações coletivas voltadas para a promoção e prevenção em saúde bucal;
Realizar levantamento epidemiológico para traçar o perfil de saúde bucal da população adstrita constitui atribuição do cirurgião-dentista;
O técnico em saúde bucal exerce função de apoio ao cirurgião-dentista, executando sob sua supervisão indireta a inserção e condensação de materiais restauradores.
As informações que compõem o cadastramento das famílias, devidamente consolidadas e organizadas, são indispensáveis para o trabalho de Saúde da Família. Sobre esse cadastramento marque a alternativa INCORRETA:
O cadastramento dos usuários deve ser realizado pelo técnico de enfermagem, no próprio domicílio, por meio de entrevista durante a visita à família.
As informações obtidas no cadastramento, juntamente com outras fontes de informação, levam ao conhecimento da realidade daquela população, seus principais problemas de saúde e seu modo de vida.
As informações obtidas servirão para que o gestor e a equipe, juntamente com a população, possam planejar as atividades a serem desenvolvidas, para que cumpram seu objetivo de melhorar as condições encontradas na comunidade.
As informações indispensáveis que compõem o formulário do cadastro são dados demográficos, socioeconômicos, socioculturais.
A realização do cadastramento de base nacional, aliado à possibilidade de manutenção dessa base cadastral atualizada, pode permitir aos gestores do SUS a construção de políticas sociais integradas e intersetoriais nos diversos níveis de governo.
Entender a Saúde da Família como estratégia de mudança significa repensar práticas, valores e conhecimentos de todas as pessoas envolvidas no processo de produção social da saúde. A estratégia do PSF incorpora a ideia de se considerar a família como uma unidade básica para atuação no campo da saúde, marque a alternativa CORRETA:
Os conflitos, as interações e as desagregações fazem parte do universo simbólico e articular da família, sem influências diretas na saúde de seus membros.
As ações dos profissionais da USF devem entender a família em seu espaço social, compreendendo-o como rico em ações interligadas (interações) e em conflitos.
Ao profissional de saúde da estratégia cabe uma atitude de respeito e desvalorização das características peculiares do núcleo familiar, intervindo de forma mais participativa e construtiva.
Não é função da equipe de saúde identificar processos de violência no meio familiar.
Para a construção de ambientes mais saudáveis no espaço familiar o uso da tecnologia na área da saúde é determinante.
Para superar as dificuldades de monitoramento e avaliação e avançar na qualificação da Estratégia Saúde da Família, um instrumento importante, que deve ser estimulado pelas equipes de supervisão da estratégia, é o diagnóstico comunitário.
I- O diagnóstico comunitário é uma fotografia da realidade local de uma população em determinado período de tempo, levando em conta os recursos disponíveis da comunidade e as questões culturais, políticas e sociais relacionadas com o processo saúde e doença.
II- A realização de um diagnóstico em um território visa conhecê-lo em profundidade de maneira a problematizar as principais dimensões de sua realidade social.
III- O diagnóstico comunitário difere do diagnóstico clínico uma vez que seu objetivo não se restringe a uma pessoa e sim ao conjunto de pessoas em uma determinada região; não utiliza história clínica e sim dados estatísticos e informações por não estar voltado para o tratamento e reabilitação e sim para a confecção de programas de saúde.
Considerando as afirmativas, pode-se afirmar que
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
Odontologia - SUS - ADVISE - 2012
A busca do acesso universal à assistência odontológica, com a adoção de ações voltadas para todas as faixas etárias constitui um propósito do programa:
Reabilitação Oral.
Sistema Único de Saúde.
Plano Odontológico.
Fluoretação Total.
Brasil Sorridente.
De acordo com a Política Nacional de Saúde Bucal, a reorientação do modelo de atenção em saúde bucal tem os seguintes pressupostos, EXCETO:
Assumir o compromisso de qualificação da Atenção Básica, garantindo qualidade e resolutividade, independentemente da estratégia adotada pelo município para sua organização.
Garantir uma rede de Atenção Básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta.
Estabelecer política de financiamento para o desenvolvimento de ações visando à política de educação permanente.
Acompanhar o impacto das ações de saúde bucal por meio de indicadores adequados, o que implica a existência de registros fáceis, confiáveis e contínuos.
Incorporar a Saúde da Família como uma importante estratégia na reorganização da Atenção Básica.
Um dos principais problemas enfrentados no cotidiano dos serviços de saúde bucal é a organização da demanda, em especial nas atividades assistenciais, o que deve ser amplamente discutido entre usuários e trabalhadores de saúde. Na organização da atenção em saúde bucal na Saúde da Família, os principais desafios são:
1. Unificar a porta de entrada com a área de médico-enfermagem.
2. Controlar acesso à demanda espontânea.
3. Desenvolver ações programadas de promoção da saúde, de prevenção de doenças e de assistência.
4. Organizar uma atenção domiciliar.
5. Reordenar a atenção de média complexidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente os itens 1 e 2 são verdadeiros.
Somente os itens 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
Somente os itens 1, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
Somente os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros.
Os itens 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
De acordo com a Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006, são competências específicas dos cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família, EXCETO
Avaliar as condições de saúde bucal da comunidade e o impacto das ações de saúde bucal, por meio da realização de levantamentos epidemiológicos.
Realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais.
Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais.
Coordenar e realizar a manutenção e a conservação dos equipamentos odontológicos.
Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da Unidade Saúde da Família.
Os princípios básicos do SUS, segundo a Constituição Federal de 1988 são:
Universalidade e integralidade.
Integralidade e participação popular.
Descentralização e universalidade.
Hierarquização e participação popular.
Todos acima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...