Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A substância usada na esterilização de material que não pode ser submetido ao calor seco ou úmido corresponde a:
soro fisiológico
glutaraldeído a 2%
álcool 70%
álcool iodado
Nenhuma das alternativas
Julgue os itens a seguir e assinale a opção correta:
( ) Uma vantagem do uso da autoclave durante a esterilização em Odontologia é o custo operacional mínimo.
( ) Assepsia é a destruição de grande parte dos germes por meio de substâncias antisépticas.
( ) A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e o controle de infecções.
( ) À temperatura de 120ºC, o tempo de esterilização apropriado na autoclave é de 10 minutos.
V, F, V, F.
V, F, F, F.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, F.
O tipo de processamento a que o material será submetido (desinfecção ou esterilização) dependerão:
Da qualificação do profissional que irá manuseá-lo;
Da classificação do artigo de acordo com o risco potencial de infecção;
Do risco de infectividade dos paciente atendidos;
Do perfil de atendimento da unidade de saúde;
Do grau de complexidade do atendimento.
Entre os principais antissépticos utilizados para a higienização das mãos, destacam-se:
Triclosan.
Clorexidina.
Compostos de iodo.
Formaldeído.
Em relação à conduta após acidente com material perfurocortante, marque a alternativa INCORRETA:
Nos acidentes de alto risco para HBV, a quimioprofilaxia pode ser iniciada até uma a duas semanas depois.
Lave exaustivamente com água e sabão o ferimento ou a pele exposta ao sangue ou fluido orgânico. Lave as mucosas com soro fisiológico ou água em abundância.
O uso de antissépticos tópicos do tipo PVPI ou álcool 70% pode ser adotado. Não é recomendada a utilização de agentes cáusticos ou injeção de antissépticos.
Mantenha a calma. Você tem cerca de três horas para agir. Segundo o Ministério da Saúde (Brasil 1996), as quimioprofilaxias contra HBV e HIV devem ser iniciadas ate três horas após o acidente.
O processamento de artigos compreende a limpeza e a desinfecção e/ou esterilização de artigos. Esses processos devem seguir o fluxo pré-determinado, de modo a evitar o cruzamento de artigos não processados (sujos) com artigos desinfetados ou esterilizados (limpos). Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do fluxo de processamento dos artigos no consultório odontológico.
Artigo sujo, exposição ao agente de limpeza, enxágue, secagem, inspeção visual, preparo e embalagem, desinfecção/esterilização, armazenamento.
Artigo sujo, exposição ao agente de desinfecção, enxágue, secagem, inspeção visual, preparo e embalagem, desinfecção/esterilização, armazenamento.
Artigo sujo, exposição ao agente de limpeza, enxágue, secagem, preparo e embalagem, inspeção visual desinfecção/ esterilização, armazenamento.
Artigo sujo, enxágue, exposição ao agente de limpeza, secagem, inspeção visual, preparo e embalagem, desinfecção/esterilização, armazenamento.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A aplicação de medidas de biossegurança no descarte de produtos e resíduos odontológicos requer que o
lixo contaminado seja recolhido da mesma forma que o lixo comum.
lixo pérfuro-cortante seja acondicionado em sacos de lixos especiais.
procedimento de reencapar agulhas seja evitado, pelo risco de provocar acidentes.
recipiente específico para lixo pérfuro-cortante seja preenchido totalmente, antes de ser descartado.
alicate ou porta-agulhas não sejam utilizados como instrumentos intermediários na retirada das agulhas das seringas Carpule.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A esterilização de brocas de aço carbide em autoclaves, requer que as brocas
estejam envoltas em papel crepado ou pouchers, pelo tempo de 15 minutos, a uma temperatura de 121 °C.
estejam envoltas em papel crepado ou pouchers, pelo tempo de 30 minutos, a uma temperatura de 121 °C.
sejam colocadas em tubos de vidro com bucha de algodão e papel crepado, pelo tempo de 15 minutos, a uma temperatura de 170 °C.
sejam colocadas em tubos de vidro com bucha de algodão e papel crepado, pelo tempo de 15 minutos, a uma temperatura de 121 °C.
sejam colocadas em tubos de vidro com bucha de algodão e papel crepado, pelo tempo de 30 minutos, a uma temperatura de 170 °C.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A correta manutenção de compressores a óleo e autoclaves requer a realização de procedimentos, tais como:
os elementos de todos os filtros e manutenção mecânica de um compressor devem ser substituídos, anualmente, por pessoal técnico especializado.
a verificação do nível de óleo do compressor, a pressão dos filtros internos e externos e a checagem de ruídos, odor e temperatura do compressor devem ser realizadas trimestralmente.
o esgotamento do filtro externo ao compressor de óleo deve ser realizado com periodicidade semanal.
a limpeza do sistema de descarga do fluxo de água na câmara das autoclaves deve ser feita diariamente.
a manutenção do nível apropriado de água destilada e lavagem das bandejas da autoclave devem ser realizadas quinzenalmente.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Em relação à transmissibilidade das doenças, é correto afirmar:
A tuberculose é provocada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch e normalmente é transmitida pelo sangue contaminado. O sintoma mais frequente é a tosse que normalmente vem acompanhada de secreção purulenta e sangue.
A transmissão do herpes labial se dá principalmente pelo sangue, portanto, deve-se evitar a realização de procedimentos que provoquem sangramento durante o período da manifestação clínica da doença.
Estudos estimam que o risco de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) é de, em média, 0,3% em acidentes que perfuram a pele e de 0,09% quando em contato com mucosas.
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Treponema pallidum, sendo sua principal via de transmissão a saliva de indivíduos contaminados. Apresenta uma evolução crônica caracterizada normalmente por feridas na região genital.
A contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode se dar por meio do contato direto (mãos ou pele) ou indireto (superfícies ambientais ou itens de uso do paciente), devendo-se evitar o contato com estes pacientes, sem o uso de luvas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...