Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de cinquenta e seis anos de idade compareceu à clínica odontológica com dor, mau cheiro e diagnóstico de lesão endoperio combinada crônica no primeiro pré-molar superior esquerdo. Durante o exame clínico, a sondagem periodontal demonstrou presença de bolsa profunda, com aproximadamente 8 mm, na vestibular, e presença de supuração no sulco gengival, em que a lesão se comunicava com a lesão periapical.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso clínico, em que a lesão endoperiodontal se comunica com uma bolsa periodontal profunda, a etiologia da lesão pode ser tanto endodôntica como periodontal com microbiota mista e polimicrobiana, com predomínio de microrganismos anaeróbicos.Uma paciente de cinquenta e seis anos de idade compareceu à clínica odontológica com dor, mau cheiro e diagnóstico de lesão endoperio combinada crônica no primeiro pré-molar superior esquerdo. Durante o exame clínico, a sondagem periodontal demonstrou presença de bolsa profunda, com aproximadamente 8 mm, na vestibular, e presença de supuração no sulco gengival, em que a lesão se comunicava com a lesão periapical.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se que no caso citado seja constatada a mobilidade da coroa por fratura radicular e que a imagem tomográfica indique defeito ósseo por vestibular com a exposição de toda a raiz vestibular , o prognóstico do tratamento endodôntico e periodontal será reduzido, pois ficarão inviabilizadas a extração e a reabilitação com implante imediato, além de ocorrer o ganho de parede vestibular pela técnica de regeneração tecidual guiada.Uma paciente de cinquenta e seis anos de idade compareceu à clínica odontológica com dor, mau cheiro e diagnóstico de lesão endoperio combinada crônica no primeiro pré-molar superior esquerdo. Durante o exame clínico, a sondagem periodontal demonstrou presença de bolsa profunda, com aproximadamente 8 mm, na vestibular, e presença de supuração no sulco gengival, em que a lesão se comunicava com a lesão periapical.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Caso a opção de tratamento para a paciente em questão seja a extração do elemento vinte e quatro, a manutenção do espaço ósseo nos alvéolos deve ser realizada com a utilização de enxertos ósseos que recuperem a altura, a espessura e a qualidade óssea nessa região, com indicação de tratamento com implante osseointegrado.Uma paciente de cinquenta e seis anos de idade compareceu à clínica odontológica com dor, mau cheiro e diagnóstico de lesão endoperio combinada crônica no primeiro pré-molar superior esquerdo. Durante o exame clínico, a sondagem periodontal demonstrou presença de bolsa profunda, com aproximadamente 8 mm, na vestibular, e presença de supuração no sulco gengival, em que a lesão se comunicava com a lesão periapical.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Apesar de o tratamento variar conforme o estágio da lesão endoperiodontal verdadeira, para o referido caso faz-se necessário antibioticoterapia imediata para reduzir a supuração da lesão agudizada.Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A alveoloplastia realizada por meio de compressão bidigital das cristas alveolares, vestibular e palatina do alvéolo é utilizada para reposicionar essas tábuas ósseas dilatadas durante a luxação do elemento dentário extraído após a cirurgia oral.
Odontologia - Complicações Cirúrgicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A equimose é uma complicação infecciosa pós-operatória, mais comum em pacientes jovens que idosos, e seu tratamento é o mesmo utilizado em casos de deiscência da ferida cirúrgica.
Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. A técnica exodôntica com uso de periótomo objetiva luxar o dente pelo rompimento das fibras do ligamento periodontal, o que permite seccionar o ligamento periodontal de forma atraumática e preservar as cristas alveolares no transcorrer da exodontia, deixando-as intactas.
Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. Havendo a necessidade de exodontia de um dente com hipercementose ou anquilosado, a exérese será feita por meio da alveolectomia parcial ou total. Mas, se o tratamento incluir a instalação de implantes nessa região, será recomedado abrir uma janela mais apical e remover as raízes, preservando-se a porção mais cervical da tábua óssea.
Acerca dos terceiros molares e das cirurgias para sua remoção, julgue os itens seguintes. A formação da cripta do terceiro molar ocorre até o quarto ano de vida, mas sua gênese ocorre por volta dos dezesseis anos de idade, quando os molares alteram a sua posição na direção vestibulolingual. Com isso, a situação que mais expõe o segundo molar inferior à doença periodontal é a impactação disto-angular do terceiro molar.
Acerca dos terceiros molares e das cirurgias para sua remoção, julgue os itens seguintes. Em geral, a impactação dos terceiros molares resulta de uma obstrução mecânica, que impede a formação e a migração de um dente a seu estado normal ou posição fisiológica na arcada dental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...