Questões de Odontologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Tradicionalmente, o material restaurador mais indicado para restaurações de cáries radiculares é o amálgama dentário, porque é pouco sensível à umidade do meio, sem grande alteração estrutural ao ser contaminado por saliva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O tratamento dessa paciente envolverá orientações para a família e para o cuidador acerca de dieta e cuidados de higiene bucal, remoção mecânica da placa, fluorterapia aplicada em consultório e restaurações das cavidades cariosas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Os idosos com demência apresentam maior frequência de restos radiculares que os não demenciados. Esse achado é explicado principalmente pela alta prevalência de periodontite, menor frequência de consultas odontológicas, resistência ao tratamento odontológico e redução das habilidades de comunicação verbal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A suscetibilidade aumentada à cárie em pacientes demenciados está relacionada à redução do fluxo salivar, a mudanças de hábitos de alimentação e prejuízo ao autocuidado de saúde bucal em função de controle motor e cognição reduzidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente adulto, gênero masculino, 63 anos de idade, foi submetido a cirurgia para colocação de válvula cardíaca protética há 18 meses. Procurou atendimento odontológico em função de suspeita de fratura do dente 25. Ao exame clínico e radiográfico, observou-se presença de periodontite crônica generalizada e fratura longitudinal do dente 25, com indicação de exodontia. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Profilaxia antibiótica deverá ser prescrita para realização dos procedimentos de raspagem subgengival e exodontia, mas não há necessidade de profilaxia antes da sondagem periodontal e uso de ultrassom supragengival.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente adulto, gênero masculino, 63 anos de idade, foi submetido a cirurgia para colocação de válvula cardíaca protética há 18 meses. Procurou atendimento odontológico em função de suspeita de fratura do dente 25. Ao exame clínico e radiográfico, observou-se presença de periodontite crônica generalizada e fratura longitudinal do dente 25, com indicação de exodontia. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. O paciente em questão deverá ser submetido a tratamento periodontal, a fim de reduzir o risco de desenvolvimento de endocardite infecciosa associada a atividades de vida diária (mastigação e cuidados caseiros de higiene bucal).

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente adulto, gênero masculino, 63 anos de idade, foi submetido a cirurgia para colocação de válvula cardíaca protética há 18 meses. Procurou atendimento odontológico em função de suspeita de fratura do dente 25. Ao exame clínico e radiográfico, observou-se presença de periodontite crônica generalizada e fratura longitudinal do dente 25, com indicação de exodontia. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. A profilaxia antibiótica a ser prescrita pré e pós tratamento a esse paciente, caso ele não apresente alergia, é amoxicilina 500 mg, sendo de 3 g a dose pré-operatória e de 1,5 g a dose pós-operatória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente adulto, gênero masculino, 63 anos de idade, foi submetido a cirurgia para colocação de válvula cardíaca protética há 18 meses. Procurou atendimento odontológico em função de suspeita de fratura do dente 25. Ao exame clínico e radiográfico, observou-se presença de periodontite crônica generalizada e fratura longitudinal do dente 25, com indicação de exodontia. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Esse paciente apresenta risco moderado de desenvolver endocardite infecciosa, mas é prudente prescrever profilaxia antibiótica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em exame odontológico de rotina de um paciente de 83 anos de idade, desdentado total há 50 anos e portador de prótese total superior apenas, identificou-se a presença de diversos pontos eritematosos no palato duro, sob a área coberta pela prótese. O paciente referiu que não retira a prótese para dormir, a qual apresenta 25 anos de uso e encontra-se bastante desgastada e trincada. Foi diagnosticada a estomatite protética associada à infecção pelo fungo Candida albicans. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles associado, julgue os itens a seguir. O biofilme formado na dentadura é um importante fator relacionado à candidíase atrófica crônica em pacientes que usam prótese total, portanto a remoção total do biofilme é de fundamental importância na manutenção de uma boa higiene oral. A limpeza mecânica com escova dental e pasta de dente é eficiente para higienização das próteses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em exame odontológico de rotina de um paciente de 83 anos de idade, desdentado total há 50 anos e portador de prótese total superior apenas, identificou-se a presença de diversos pontos eritematosos no palato duro, sob a área coberta pela prótese. O paciente referiu que não retira a prótese para dormir, a qual apresenta 25 anos de uso e encontra-se bastante desgastada e trincada. Foi diagnosticada a estomatite protética associada à infecção pelo fungo Candida albicans. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles associado, julgue os itens a seguir. O uso de antifúngicos tópicos, a exemplo da suspensão oral nistatina e do gel de miconazol, é considerado eficaz e seguro. A suspensão de nistatina pode ser deglutida, uma vez que a droga não é absorvida por via oral.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...