Questões de Odontologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Aconselhamento para cessação do consumo de álcool e tabaco deveria ser dado para todos os pacientes recém-diagnosticados. Essa é uma das maneiras mais eficientes de ajudar pacientes a prevenir ou reduzir a morbidade e mortalidade pelo câncer bucal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O consumo crônico de álcool e tabaco também possui efeito adverso em pacientes com câncer, aumentando a mortalidade, enquanto a redução/cessação desses hábitos tende a reduzir a mortalidade nesse grupo de pacientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Pelo menos 75% dos cânceres bucais poderiam ser prevenidos pela cessação do tabagismo e redução no consumo de álcool.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Há efeito sinérgico forte para o desenvolvimento de câncer bucal com o uso concomitante de álcool e cigarros. Por outro lado, há fraca associação entre o tempo do consumo e o risco de desenvolvimento de câncer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O consumo de álcool possui fraca associação com casos de câncer bucal. Uma vez excluídos outros fatores de risco, poucos casos de câncer bucal poderiam ser diretamente relacionados ao consumo de álcool, mesmo para pacientes com consumo abusivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na radiografia apresentada, julgue os itens a seguir.

A inclinação mesioangular observada no terceiro molar inferior possibilita a luxação desse dente em direção distal, mediante o emprego de alavanca reta, após a exposição total da coroa do dente, sem que seja necessário seccionar as raízes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na radiografia apresentada, julgue os itens a seguir.

Caso a radiografia pertencesse a um paciente que apresentasse pericoronarite causada pela impactação de resíduos alimentares sob o tecido mole sobrejacente ao dente do siso incluso, as medidas suficientemente eficazes para solucionar essa condição clínica do paciente seriam a realização de ulotomia imediata e o uso de anti-inflamatório não esteroide, conforme prescrição médica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na radiografia apresentada, julgue os itens a seguir.

O aspecto radiográfico da lesão radiolúcida unilocular associada à coroa do terceiro molar inferior incluso é considerado diagnóstico diferencial de que há expansão indolor do osso na região afetada, passível de confirmação se constatada assimetria facial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na radiografia apresentada, julgue os itens a seguir.

Para a remoção do terceiro molar, a incisão cirúrgica do tipo envelope para o rebatimento do retalho deve ser intrasulcular e mantida sobre o osso, devendo ser realizada a partir da papila mesial do primeiro molar inferior até a porção disto vestibular do segundo molar, seguida de uma extensão posterior lateral do bordo anterior do bordo da mandíbula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de seis anos de idade foi levada a um consultório odontológico para a realização de uma consulta de rotina. Ao examinar a arcada dentária da criança, o cirurgião-dentista observou que, apesar de ter havido a erupção do dente 11, ainda não havia ocorrido a erupção do elemento 21, conforme mostrado na figura I. Após a realização de radiografia da região periapical, constatou-se a presença de dente supranumerário impedindo a erupção do elemento 21, conforme apresentado na figura II, motivo pelo qual o cirurgião-dentista recomendou a remoção cirúrgica do dente supranumerário.

Tendo como referência as imagens apresentadas, julgue os itens subsecutivos, relativos ao caso clínico descrito.

O momento ideal para a realização da remoção cirúrgica em casos de hiperdontia como o apresentado na situação hipotética é definido após avaliação de fatores como a idade do paciente, sua capacidade de colaboração e o estágio de seu desenvolvimento dental.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...