Questões de Odontologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Reabilitar um paciente portador de disfunções no complexo maxilo-mandibular, ou que perdeu referencia da posição da mandíbula em relação à maxila, é um grande desafio para o profissional havendo a necessidade da elaboração de um plano de tratamento cuidadoso e, da montagem dos modelos de estudo em articulador semi-ajustável. Uma grande referencia na construção desse novo padrão de oclusão utiliza do conceito de relação cêntrica (RC) para montagem dos modelos em articulador e determinação das diretrizes que guiarão o tratamento. Assinale abaixo a alternativa que apresenta o conceito de relação cêntrica.

  • A. Relação maxilo-mandibular na qual os côndilos articulam com a porção avascular mais fina de seus respectivos discos dentro do sistema na porção ântero-superior da eminência articular.
  • B. Também chamada de oclusão habitual, corresponde à posição voluntária em que ocorre o contato máximo entre todos os dentes.
  • C. Dimensão vertical da face quando todos os dentes estão em máxima intercuspidação.
  • D. Dimensão vertical da face quando a mandíbula se encontra na posição postural ou de repouso; nesta posição, a mandíbula está sobre influência dos músculos mastigadores, estando os músculos elevadores e depressores em um estágio de contração tônica mínimo.
  • E. Distância entre as superfícies oclusais dos dentes mandibulares e maxilares quando a mandíbula encontra-se em repouso fisiológico ou posição postural.

A estomatite protética é caracterizada com uma lesão eritematosa, localizada no palato de pacientes usuários de prótese total ou parcial provisória, que apresenta causa multifatorial, sendo a infecção por fungos do gênero Candida seu principal fator etiológico. O tratamento consiste no uso de agentes antifúngicos e troca da prótese, novas terapêuticas determinando o uso de agentes fitoterápicos ou a aplicação de laser de baixa potência por sobre as lesões tem apresentado bons resultados no tratamento e controle desta patologia. Assinale a alternativa que representa um agente antifúngico e a posologia a ser utilizada no tratamento de lesões de estomatite protética.

  • A. Cataflam 50 mg; administrar 1 drágea 3 vezes ao dia, durante 5 dias.
  • B. Amoxicilina 500 mg; administrar 1 cápsula 8/8 horas, durante 7 dias.
  • C. Azitromicina 500 mg; administrar 1 cápsula por dia, durante 3 dias.
  • D. Daktarim gel oral, bisnaga com 40 g, aplicar com cotonete em toda a área afetada 4 vezes ao dia, durante uma semana ou até o desaparecimento das lesões.
  • E. Omcilon A, bisnaga com 30 g, aplicar com cotonete em toda a área afetada 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou até desaparecerem as lesões.

O surto de H1N1 apresentado ao longo do ano de 2016 já é preocupante, tendo em vista a quantidade de indivíduos infectados e os danos causados pelo vírus. Os profissionais de saúde estão inseridos em um grupo de risco e devem ser vacinados na tentativa de diminuir a infecção e contaminação de outros, seja por via direta ou indireta. A manutenção do ambiente de atendimento odontológico de acordo com normas de biossegurança proporciona segurança ao profissional e ao paciente para realização de um atendimento sem riscos de transmissão dessa e de outras patologias.

Considerando as normas de biossegurança a ser adotadas em um consultório odontológico, durante os procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização do instrumental odontológico. assinale a alternativa correta.

  • A. Além do gorro, máscara, óculos de proteção, avental de manga longa e sapatos fechados, deverão ser utilizadas luvas nitrílicas para lavagem do instrumental.
  • B. Para esterilização do instrumental utilizando-se calor seco, deve-se acondicionar o instrumental em invólucro com tecido de algodão ou papel grau cirúrgico.
  • C. A estufa utiliza o calor e a umidade para destruir bactérias e esporos com a exposição do material por um tempo médio de 20 minutos.
  • D. Para esterilização utilizando-se métodos químicos, indica-se o uso de formoldeído alcoólico a uma concentração de 8% por um período de tempo de 1 hora.
  • E. A cuba ultrassonica pode ser utilizada para esterilização de artigos semi-críticos.

O ameloblastoma é um tumor benigno, comumente encontrado nos ossos gnáticos, originário de remanescentes da lâmina dentinária. Quanto ao comportamento clínico, trata-se de um tumor de crescimento lento, assintomático, podendo provocar deslocamento, movimentação e reabsorção dentária, assim como parestesia. O tratamento consiste na remoção cirúrgica da lesão. Assinale a alternativa que apresenta características radiográficas do ameloblastoma.

  • A. Lesão radiopaca bem definida, com densidade maior que a do osso e menor ou igual à dental,; há focos de densidade variável; um halo radiolúcido tipicamente circundado por uma fina linha esclerótica contorna a radiopacidade, a zona radiolúcida é conectada ao tecido capsular do folículo dental normal.
  • B. Lesões radiolúcidas, uni ou multiloculares, normalmente com limites bem definidos, semelhantes a “favos de mel” ou “bolhas de sabão”.
  • C. Lesão radiolúcida, unilocular, bem circunscrita, localizada entre duas raízes e com formato de gota.
  • D. Lesão radiopaca, com aspecto enevoado, mostrando áreas de esclerose óssea dissociadas.
  • E. Grande quantidade de dentina tubular madura, a qual circunda fendas ou cavidades circulares maiores que contenham esmalte maduro, removido durante a descalcificação, observa-se o padrão característico de formação de “células epiteliais fantasmas”.

O tratamento odontológico em gestante é encarado com receio por muitos cirurgiões dentistas, o fato de o corpo da nova mamãe estar passando por grandes alterações gera nesses profissionais o receio de que algum tipo de intervenção possa causar alguma dano ao processo de formação da nova vida. Já é consenso na literatura a necessidade de acompanhamento odontológico durante a gestação e alguns profissionais chegam a defender a idéia de que consultas periódicas ao dentista deveriam ser incluídas no programa de pré-natal. Uma das grande dúvidas dos cirurgiões dentistas é relacionada ao tipo e concentração anestésica a ser utilizada no tratamento de pacientes gestantes. Assinale a alternativa que apresenta a solução anestésica indicada para utilização em gestantes.

  • A. Lidocaína.
  • B. Adrenalina.
  • C. Clorpromazina.
  • D. Ácido acetilsalicílico.
  • E. Staficilin.

Os excelentes resultados advindos da sua utilização clínica, a simplicidade e segurança da técnica restauradora e o baixo custo são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso da utilização do amálgama como material restaurador ao longo dos anos. Considerando as propriedades e características clínicas do amálgama dental, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A corrosão pode representar uma propriedade benéfica para o selamento marginal de restaurações em amálgama.
  • B. A expansão tardia do amálgama ocorre pela pressão interna exercida pelo hidrogênio quando há incorporação de umidade no amálgama composto por ligas contendo zinco.
  • C. Quanto maior a quantidade de mercúrio contido na liga, menor a resistência desta, já que o mercúrio dissolve mais partículas gama, aumenta a fase ɤ2 (gama dois), além de aumentar a quantidade de mercúrio residual.
  • D. As ligas com baixo teor de cobre apresentam propriedades mecânicas superiores às ligas com alto teor de cobre pois não possuem em sua composição a fase ɤ2 (gama dois).
  • E. Se, após a manipulação, a liga de amálgama se apresenta com aparência molhada, com brilho excessivo e temperatura alta, pode-se dizer que esta liga encontra-se sobretriturada e o tempo de trabalho será mais curto.

Os requisitos ideais para uso de uma resina composta em odontologia são: trasnlucidez, transparência, opacidade, opalescência, estabilidade de cor, estabilidade dimensional, resistência mecânica e à abrasão, impermeabilidade e insolubilidade aos fluidos bucais, ser atóxica, insípida, inodora, coeficiente térmico linear tanto de expansão quanto de contração próximos ao da estrutura natural do dente, ser passivo de reparo, biocompatível e, por fim, apresentam baixa probabilidade de manifestação de cáries secundárias. Nenhum material conseguiu concentrar todas essas características, embora estudos estejam sempre em andamento no sentido de melhorar a qualidade do material restaurador utilizado. Considerando as propriedades das resinas compostas, julgue os itens abaixo:

I - A contração de polimerização é um dos principais problemas do uso das resinas compostas como material restaurador direto, e está diretamente relacionada com o peso molecular dos monômeros, a reatividade dessas moléculas e a inclusão de partículas de carga.

II - As resinas de baixa viscosidade apresentam maior contração de polimerização do que as de média e alta viscosidade.

III - As resinas microhíbridas e microparticuladas apresentam igual contração de polimerização, o que pode ser explicado por apresentarem o mesmo volume de carga.

IV - As primeiras partículas de carga incorporadas às resinas compostas foram as partículas de quartzo, entretanto apresentava como desvantagens sua alta dureza, a falta de radiopaciedade e seu alto coeficiente de expansão térmica linear.

V - As resinas compostas são constituídas por uma matriz orgânica, representada pelas partículas de carga, por um componente inorgânico, sendo o BIS-GMA seu principal representante, e por um agente de união.

Estão corretas as alternativas:

  • A. I, III, IV.
  • B. I, II, III.
  • C. I, II, IV.
  • D. III, IV, V.
  • E. II, IV, V.

O surgimento e desenvolvimento dos sistemas adesivos revolucionou a odontologia moderna pois possibilitou a confecção de restaurações estéticas com preparos minimamente invasivos, preservando uma maior quantidade de estrutura dental remanescente sadia. Durante o preparo e remoção do tecido cariado com o uso de instrumentos rotatórios é formada uma camada aderente de debris e biofilme bacteriano, conhecida como “camada de esfregaço”. Uma alternativa à sua total remoção antes da restauração do dente é a utilização de adesivos dentinários que possuem a capacidade combinada de condicionar e infiltrar a dentina. Essa estratégia de adesão consiste no(a):

  • A. Utilização de um primer autocondicionante seguida da aplicação de um adesivo dentinário.
  • B. Condicionamento com ácido fosfórico a 37% seguida da aplicação de um primer adesivo.
  • C. Utilização de um primer autocondicionante, seguida do condicionamento com ácido poliacrílico, aplicação de um primer e depois do Bond.
  • D. Condicionamento com ácido fosfórico a 37%, aplicação do primer e, em seguida do adesivo dentinário.
  • E. Condicionamento com ácido poliacrílico 22%, seguida da aplicação de um primer adesivo.

A cópia das estruturas da cavidade bucal é importante no planejamento do tratamento e na execução de restaurações indiretas e dispositivos ortodônticos e protéticos, a escolha do material de moldagem a ser utilizado é determinante para o sucesso do tratamento. Em casos em que se deseja realizar um planejamento mais cuidadoso do tratamento, normalmente utiliza-se o alginato como material de escolha devido ao seu baixo custo e facilidade de manipulação.

Considerando as propriedades e características clínicas do alginato, assinale a alternativa correta.

  • A. Também conhecido como hidrocolóide reversível, o alginato está sujeito a sofrer sinérese quando mal acondicionado.
  • B. Material de alta estabilidade dimensional e capacidade de cópia refinada, o alginato é muito utilizado para moldagem e posterior confecção de restaurações indiretas tipo onlay/inlay.
  • C. Usualmente comercializado na forma de um pó a ser misturado com água, o alginato deve ser proporcionado utilizado um kit dosador. Deve-se utilizar uma medida de pó para cada medida de água, as proporções devem ser colocadas em cubetas diferentes e o pó adicionado por sobre a água e manipulado com auxilio de uma espátula de manipulação por um tempo de 45 a 60 segundos.
  • D. Manter o molde confeccionado com alginato acondicionado em um recipiente contendo água por longos períodos pode provocar a perda de líquido pela superfície do molde, fenômeno conhecido por sinérese.
  • E. Caracterizado como material de moldagem anelástico e reversível, o alginato é o material de escolha para moldagem de pacientes edêntulos para confecção de reabilitações com próteses totais.

A restauração de um elemento dentário envolve etapas que vão além do restabelecimento da estética perdida, faz-se necessário, antes de tudo, proteger o complexo dentino pulpar da agressão provocada pela lesão cariosa e devolver função ao sistema estomatognático. Diversos materiais estão disponíveis no mercado com o objetivo de proteção do complexo dentino pulpar, entretanto, não existe um único material que preencha todos os requisitos necessários para esta proteção, assim, mais de um componente pode ser necessário para o sucesso da restauração. Os materiais de proteção podem ser classificados em agentes para selamento, para forramento e para base.

Considerando os materiais disponíveis no mercado para proteção do complexo dentino pulpar, assinale a alternativa correta.

  • A. Os agentes utilizados como base são materiais que se apresentam na forma de pó ou líquido, ou pastas, que depois de misturados formam uma película fina, com espessura entre 0,2 a 1,0 mm. Esses materiais têm como objetivo proporcionar proteção térmica ao elemento dentário e promover o vedamento dos túbulos dentinários
  • B. Os materiais utilizados para forramento apresentam-se na forma de pó e líquido, ou em pastas; apresentam boa resistência mecânica e são utilizados para proteção dos agentes de selamento.
  • C. Os agentes utilizados como selamento estão em geral disponíveis na forma de pó e líquido, que, quando misturados, formam uma película mais espessa (maior que 1mm). Esses materiais são utilizados para proteção do agente de forramento, além de proporcionar ao elemento dentário proteção contra os agentes físico-químicos.
  • D. A proteção do complexo dentino pulpar em cavidades rasas é feita apenas com a aplicação do agente de selamento.
  • E. Em cavidades muito profundas, é necessário a utilização de um agente de selamento, aplicado de forma pontual, seguida da aplicação de uma base e logo após o agente de forramento para só então confeccionar a restauração definitiva.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...