Questões de Odontologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


No desenho do plano terapêutico individual da criança, é importante que seja observada a melhora da higienização e da alimentação, entendendo que a cárie dentária possui influência sobre questões comportamentais relacionadas à dieta e à remoção do biofilme bucal.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Quanto ao tratamento dos demais dentes que possuem lesões em dentina sem comprometimento pulpar, o profissional de saúde pode utilizar técnicas manuais, visando à remoção seletiva do tecido cariado e à inserção do material restaurador.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O dentista deve orientar a mãe a utilizar dentifrício fluoretado com 1.100 ppm de flúor na higienização bucal da criança e recomendar que ela instrua a filha quanto às técnicas de higiene.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O dentista da USF deve acessar o dente 51, fazer a pulpectomia e inserir medicação intracanal. Com relação às demais lesões de cárie, ele deve realizar somente aplicação tópica de flúor e dar alta à paciente.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A eSB deve ser capaz de observar os fatores sociais e culturais nos quais a criança e o núcleo familiar estão inseridos e, a partir disso, traçar um plano terapêutico adequado, visto que essas questões podem influenciar no processo saúde-doença.

Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.


As ações realizadas no PSE, diferentemente das que ocorrem nas unidades básicas de saúde, não devem ser registradas no e-SUS ou em outro sistema de registro das informações, pois são ações coletivas.

Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.


O diálogo da eSB com a comunidade, envolvendo pais, professores e outros atores que influenciam a vida do escolar, faz-se importante, pois visa à fundamentação de hábitos saudáveis no ambiente escolar e familiar.

Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.


No que se refere ao processo de educação em saúde, os profissionais de saúde bucal podem qualificar tanto os outros profissionais da equipe de saúde quanto da educação com relação a esse tema, visando disseminar conhecimento e fortalecer as ações desenvolvidas no ambiente escolar.

Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.


Os profissionais de saúde bucal devem executar ações pontuais já conhecidas, como aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada. Como se trata de práticas tipicamente odontológicas, não é necessário dialogar com os demais entes do PSE para a realização dessas atividades.

Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Os profissionais que estão inseridos na eSB podem realizar, em conjunto com os demais profissionais da equipe de Saúde da Família, visita ao domicílio da criança, visando ao conhecimento da realidade vivenciada pela família e dos fatores que podem influenciar no processo saúde-doença.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...