Questões de Odontologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Sobre a tuberculose, analise as assertivas abaixo:
I. A tuberculose primária ocorre em pessoas não expostas ao microrganismo previamente e quase sempre envolve os pulmões. Os microrganismos produzem, inicialmente, uma reação inflamatória não específica, aguda. Na maioria dos indivíduos, a inflamação resulta em uma disseminação difusa no sistema vascular. II. A tuberculose primária é usualmente assintomática. Ocasionalmente, podem ocorrer febre e efusão pleural. III. Lesões orais da tuberculose são incomuns, com maioria dos casos surgindo como uma úlcera crônica e indolor. Menos frequentemente, as apresentações compreendem áreas leucoplásicas nodulares, granulares, ou (raramente) firmes.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) Apenas II e III.

Considerando a Portaria nº 2.436, deverá estar afixado em local visível, próximo à entrada da Unidade Básica de Saúde, EXCETO:

    A) Identificação e horário de atendimento.

    B) Mapa de abrangência, com a cobertura de cada equipe.

    C) Relação de serviços disponíveis.

    D) Mapa da Rede de Atenção à Saúde.

    E) Detalhamento das escalas de atendimento de cada equipe.

A classificação conhecida como ______________ tem sido usada por muitos anos para descrever a fluorose, o que permite a comparação com um volume maior de estudos. É o índice recomendado pela OMS para estudos de fluorose dentária em populações (WHO, 1997).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) Índice de Estética Dental

    B) Índice de Dean

    C) Índice Periodontal Comunitário

    D) Índice de Necessidade de Tratamento

    E) Índice de Irregularidade de Little

Considere a tabela abaixo sobre a média do índice CEO-D, CPO-D e proporção dos componentes em relação ao CEO/CPO total, segundo o grupo etário, na região sul.
Considerando a tabela, é correto afirmar que:

    A) Porto Alegre apresentou maior média CEO-D/CPO-D, aos 5 anos, que o interior da região sul.

    B) Dentre os componentes cariado, perdido e obturado, em Porto Alegre, o cariado foi maior que os demais na faixa de 15 a 19 anos de idade.

    C) Florianópolis sempre apresentou menor média de dente cariado em relação às demais capitais do sul do país, independentemente da faixa etária.

    D) Em Curitiba, na faixa etária dos 35 a 44 anos, temos mais dente perdido que obturado.

    E) No interior da região sul, temos a maior média de dentes cariado na faixa de 65 a 74 anos de idade quando comparamos com as demais faixas etárias.

São características bucais dos pacientes com síndrome de Down, EXCETO:

    A) Anodontia.

    B) Maloclusão (classe II).

    C) Dentes conoides.

    D) Atraso na erupção.

    E) Língua hipotônica.

Reação adversa é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, a qual se manifesta após a administração de doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doença ou para modificação de função fisiológica. Sobre a classificação dos efeitos adversos, assinale a alternativa correta.

    A) Hipersensibilidade compreende reações cuja intensidade não está relacionada com a dose administrada. Estima-se que 5% dos adultos apresentem pelo menos uma alergia a medicamento, embora muitos indivíduos acreditem incorretamente serem alérgicos a medicamentos.

    B) Efeitos colaterais não se devem à ação farmacológica principal do medicamento, são consequências do efeito desejado.

    C) Efeitos secundários são aqueles inerentes à própria ação do fármaco, porém seu aparecimento é indesejável em determinada situação. Alguns exemplos são constituídos por xerostomia associada ao uso de antidepressivos tricíclicos.

    D) Idiossincrasia decorre da sensibilização prévia do indivíduo à substância estranha ao organismo, mediada por mecanismo imunológico.

    E) Tolerância ocorre quando um fármaco é administrado em doses terapêuticas, mas, apesar disso, atinge concentrações superiores às habituais, por modificações farmacocinéticas.

A indicação de suplementos de flúor (F) surgiu na época em que se considerava que o efeito anticárie do F seria sistêmico e, assim, seria necessário e indispensável ingerir F durante a formação dos dentes. Analise as assertivas abaixo sobre o uso individual de suplementos na gestação:
I. Se a gestante ingerir água fluoretada, a suplementação pré-natal está contraindicada de antemão. II. Outro problema é a ingestão do flúor em complexos vitamínicos que contêm cálcio. Este reage com o flúor, diminuindo a absorção de ambos. Embora a diminuição na absorção de flúor não traga nenhuma consequência séria, a diminuição na absorção de cálcio sim, pois esse elemento é extremamente importante para a gestante. III. Existem evidências científicas que comprovam a indicação de uso de suplementos de flúor no pré-natal.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

O edema intraoral deve ser visualizado e palpado para de terminar se é difuso ou loca lizado, firme ou flutuante. Esses edemas podem estar presentes na gengiva inserida, nos tecidos da mucosa alveolar, no fundo de vestíbulo, no palato ou na região sublingual. Sobre a localização do edema intraoral, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas assertivas abaixo.
( ) O edema na região anterior do palato é mais frequentemente associado a uma infecção perirradicular no incisivo central superior ou na raiz palatina do primeiro pré-molar superior. ( ) Um edema na região posterior do palato é mais comumente associado à raiz palatina dos molares superiores. ( ) O edema intraoral presente no fundo de vestíbulo pode resultar de uma infecção endodôntica de qualquer dente superior que perfure o osso alveolar pelo vestibular e esteja abaixo da inserção do músculo presente naquela área da maxila. ( ) O edema intraoral também pode ocorrer no espaço sublingual, se a infecção se disseminar no espaço nasal e perfurar o osso alveolar acima da inserção no músculo milo-hióideo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – V – F.

    B) V – V – F – V.

    C) V – F – F – F.

    D) F – V – V – F.

    E) F – V – F – V.

É o mais longo dos dentes. A coroa tem o mesmo comprimento da coroa do incisivo central superior, mas a raiz é bem mais longa. A forma da coroa dá ao dente um aspecto de força e robustez. Estamos falando de qual dente?

    A) Canino inferior.

    B) Primeiro pré-molar superior.

    C) Canino superior.

    D) Primeiro molar inferior.

    E) Incisivo lateral superior.

Os anestésicos locais, quando utilizados para o controle da dor, diferem, de maneira importante, da maioria das outras substâncias comumente utilizadas na odontologia. Sobre a farmacocinética dos anestésicos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

    A) Os anestésicos locais do tipo amida são também potentes substâncias vasodilatadoras. Um exemplo é a procaína, o vasodilatador mais potente entre os anestésicos locais, muitas vezes utilizada clinicamente para induzir vasodilatação nos casos em que o fluxo sanguíneo periférico foi comprometido por causa da injeção (acidental) intra-arterial (IA) de uma substância.

    B) Quando injetados nos tecidos moles, os anestésicos locais exercem uma ação farmacológica sobre os vasos sanguíneos da área. Todos os anestésicos locais apresentam algum grau de vasoatividade, a maioria deles produzindo a dilatação do leito vascular no qual são depositados, embora o grau de vasodilatação possa variar e alguns deles possam produzir vasoconstrição.

    C) Com exceção da cocaína, os anestésicos locais são absorvidos pelo trato gastrointestinal após a administração oral de maneira insuficiente, quando o são em algum grau.

    D) Todos os anestésicos locais atravessam com facilidade a barreira hematoencefálica. Eles também atravessam prontamente a placenta e entram no sistema circulatório do feto em desenvolvimento.

    E) Os pacientes com insuficiência renal significativa podem ser incapazes de eliminar do sangue o anestésico local original ou seus principais metabólitos, resultando em um ligeiro aumento dos níveis sanguíneos desse composto e, portanto, em aumento no potencial de toxicidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...