Questões de Odontologia do ano 2021

Lista completa de Questões de Odontologia do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O exame clínico é dividido em duas etapas: a anamnese e o exame físico. A partir delas, é possível obter informações sobre o estado geral de saúde do paciente, podendo ser identificadas doenças a partir de sinais e sintomas.
Sendo assim, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1:
I. Anamnese II. Exame físico
Coluna 2:
( ) Identificação do cliente ( ) Queixa principal, história médica pregressa ( ) Inspeção, palpação ( ) Percussão, ausculta ( ) Alergias, história da doença atual
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

    A) II, I, I, II, I

    B) I, I, II, II, II

    C) I, I, II, II, I

    D) II, II, I, II, II

    E) I, II, I, II, I

O cirurgião-dentista, além de prescrever medicamentos de uso específico em Odontologia, visando o benefício do paciente, pode prescrever fármacos que atuarão como coadjuvantes no tratamento odontológico.
São substâncias e suas indicações na prática clínica em odontologia, EXCETO:

    A) Aceclofenaco: Controle da dor

    B) Cefalexina: Processos infecciosos bacterianos

    C) Ácido acetilsalicílico - Antitérmico utilizado em infecções odontogênicas. - Anti-inflamatório. - Controle da dor.

    D) Ácido aminocapróico: Controle de sangramento, que pode ser utilizado em condições pré ou pós cirúrgicas para pacientes que relatam problemas relacionados à hemostasia, do ponto de vista sistêmico.

    E) Ibuprofeno: Dessensibilizante. Bioativos remineralizante.

Há muitos tipos e causas de feridas bucais. As feridas bucais podem ser causadas por uma infecção, uma doença sistêmica, um irritante físico ou químico ou uma reação alérgica. Geralmente, como o fluxo normal de saliva ajuda a proteger o revestimento da boca, qualquer problema de saúde que diminua a produção de saliva faz com que aumentem as chances de feridas bucais.
Relacione as colunas abaixo:
Coluna 1:
I. Aftas II. Herpes Simples III. Aleucoplasia IV. Candidíase V. Xerostomia
Coluna 2:
( ) Tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. ( ) As bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. ( ) São inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Elas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com uma doença causada por um vírus contagioso. ( ) Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie e outros problemas bucais quando sofrem dessa doença que é caracterizada pela falta de saliva. Ela pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas. ( ) É uma infecção fúngica causada por cândida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

    A) I, III, IV, II, V

    B) III, II, I, V, IV

    C) V, IV, I, III, II

    D) IV, II, III, V, I

    E) II, I, III, V, IV

_______________ é a denominação dada à liga metálica que possui como elemento base o mercúrio. Esse item é muito importante na odontologia devido a suas propriedades. Entretanto, sua capacidade está sendo bastante questionada por conta do seu principal componente: o mercúrio.

    A) Godiva

    B) Resina

    C) Amálgama

    D) Liga de ouro

    E) Porcelana

Considere a alternativa que indique, corretamente, o segmento e conduta corretos em casos de Fratura da Parede e Processo Alveolar:

    A) O elemento fraturado deve ser armazenado em soro fisiológico para colagem (técnica de baixo custo e de resultados estéticos satisfatórios). Também pode ser feita a restauração convencional.

    B) Caso a fratura seja no sentido horizontal, pode-se manter o elemento radicular por meio de técnicas de reposicionamento dental. É necessário o tratamento endodôntico pelo risco de necrose pulpar. O rápido atendimento após o trauma oferece melhor prognóstico. Na fratura vertical, o único tratamento é a extração do elemento dentário.

    C) Reposicionamento dental e contenção rígida. Pode ser necessária a realização do tratamento endodôntico em alguns casos.

    D) Reposicionamento do elemento dental e necessidade de contenção semirrígida por quatro semanas. Pode ser necessária a realização de tratamento endodôntico.

    E) Reposicionamento do fragmento e contenção rígida ou semirrígida por quatro semanas. Necessidade de acompanhamento odontológico depois de quatro, oito, 24 semanas a um ano.

Leia o trecho a seguir:
Das lesões fundamentais da cavidade oral, __________ é definida como perda parcial do tecido epitelial sem atingir o tecido conjuntivo adjacente.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

    A) Erosão.

    B) Vesícula.

    C) Úlcera.

    D) Fibroma.

    E) Placa.

Observe a imagem, abaixo:


Mordidas de cachorro, na região da cabeça e do pescoço, são motivos mais comuns para atendimentos de emergência, e os pacientes podem ter lesões significativas ao tecido mole e também fraturas do osso subjacente e estruturas dentoalveolares. Sobre as medidas de tratamento nesses casos, considere os itens abaixo:

I- Cobertura antibiótica adequada e controle do tétano são importantes com mordidas de animais. As feridas devem ser cuidadosamente debridadas e irrigadas. A maioria das lacerações e feridas em retalho pode ser fechada primariamente, mas feridas do tipo perfuradas e feridas com excesso de esmagamento do tecido que requerem considerável debridamento devem ser adiadas por vários dias antes do tratamento definitivo;

II- Feridas que tiveram lesão por esmagamento significativo ou cicatrização por segunda intenção podem desenvolver cicatrizes significativas. 3 meses após a lesão, o tecido cicatricial imaturo é irregular, em relevo e arroxeado por causa do aumento da vascularização, colágeno e fibroblastos;

III- Se uma cicatriz cruzar as linhas favoráveis das linhas de tensão que seguem a contração subjacente do músculo na face, a tensão sobre as margens da ferida na pele tenderá a puxar as bordas da ferida separadamente. A técnica operatória pobre é, geralmente, a causa de cicatrizes hipertróficas. O fechamento irregular do ferimento, a falha no fechamento da ferida em camadas e o alívio da tensão, nas margens da ferida, além de impróprio debridamento e preparação da ferida antes do fechamento, resultam em excesso de formação de cicatriz.


Dos itens acima:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas os itens I e III estão corretos.

    D) Apenas os itens II e III estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

De acordo com Nota Técnica 01/2016, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma estratégia inovadora para a Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família que deve provocar a mudança, na atuação dos profissionais e ampliar a abrangência e o escopo das ações e sua resolutividade. Seu objetivo principal é:

    A) Considerar riscos e vulnerabilidade do usuário.

    B) O acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizada como porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção.

    C) Acolher os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização de atenção às suas necessidades de saúde.

    D) Sinalizar quais os serviços ofertados nos municípios e na rede regional, dispondo o caminho que os usuários devem seguir para atendimento, apontando as responsabilidades de cada ator em seu espaço de atuação.

    E) Apoiar e ampliar as ações das equipes da Estratégia Saúde da Família na qualificação do cuidado em saúde, a partir do processo de territorialização e regionalização, pautado na implantação das Redes e Linhas de Cuidado.

A Cefalotina, Cefalosporina de primeira geração, tem como principais usos:

    A) Infecções graves por bactérias sensíveis gram-negativas como sepse, pneumonias, pielonefrite, infecções de pele, ossos, articulações e infecções ginecológicas.

    B) Pneumonia pneumocócica (somente cepas plenamente sensíveis), sífilis, faringite e celulite estreptocócica.

    C) Erisipela, pneumonia, sífilis, meningite, endocardite bacteriana, sepse e infecções da pele e tecidos moles.

    D) Pneumonias, infecções urinárias, infecções de pele e de tecidos moles, infecções das vias aéreas superiores e profilaxia cirúrgica.

    E) Infecções de pele e tecidos moles, artrite séptica, osteomielite, celulite periorbitária e infecções de vias aéreas.

Analise as técnicas anestésicas, abaixo:


I- Anestesia locoterminal;

II- Anestesia locorregional;

III- Bloqueio de um tronco nervoso principal;

IV- Anestesia circunscrita.


Conforme as descrições, é correto afirmar que:

    A) I e II são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; III e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

    B) III e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; I e II são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

    C) I e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; II e III são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

    D) II e III são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; I e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

    E) I e III são classificadas como técnicas de Bloqueio de Campo; II e IV são classificadas como técnicas de Bloqueio de Nervo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...