Lista completa de Questões sobre Anatomia Radiográfica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que corresponde aos pontos anatômicos identificados pelos numerais de 1 a 4 na imagem radiográfica apresentada.
Em qual das seguintes regiões, o Y invertido de Ennis é observado em radiografia periapical?
Molares superiores.
Dentes canino e incisivo lateral superiores.
Molares inferiores.
Dentes canino e incisivo lateral inferiores.
Túber da maxila.
Odontologia - Anatomia Radiográfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Quanto à anatomia radiográfica da maxila em radiografias periapicais, assinale a alternativa que representa o reparo anatômico que é visualizado como uma imagem radiopaca de contornos nítidos, forma triangular, com base inferior e vértice supero- -anterior geralmente superposto à tuberosidade da maxila em posições diversas, às vezes chegando a prejudicar a interpretação radiográfica, principalmente do terceiro molar superior.
Fosseta Mirtiforme
Hámulo Pterigóideo
Processo Coronoide da Mandíbula
Processo Zigomático da Maxila
Sutura Intermaxilar
Odontologia - Anatomia Radiográfica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Pequenos pontos radiopacos, equidistantes entre a borda superior e inferior da mandíbula, que podem ser visualizados nas radiografias periapicais dos incisivos inferiores, abaixo do ápice dos incisivos, próximos à linha média, são denominados
Foramina lingual.
Espinha geniana.
Protuberância mentual.
Forame mentual.
Espinha milo-hióidea.
Julgue os itens a seguir, relativos à radiologia da área bucomaxilofacial.
A imagem do processo coronóide da mandíbula freqüentemente aparece na radiografia periapical da região de molares superiores como uma radiopacidade triangular, sobrepondo-se, muitas vezes, aos ápices dentários. Conseqüentemente, essa radiopacidade pode reduzir o valor de uma radiografia para fins de diagnóstico. Nesse caso, uma outra radiografia deverá ser realizada, solicitando-se ao paciente que abra menos a boca.
Julgue os itens a seguir, relativos à radiologia da área bucomaxilofacial.
O forame incisivo é também chamado nasopalatino. Nele, passam nervos e vasos que participam da inervação e irrigação dos incisivos centrais superiores. A sua imagem radiográfica é usualmente projetada entre as raízes, na região média e no terço apical dos incisivos centrais. Esse forame pode variar em tamanho e forma. Um cisto pode se originar a partir da proliferação dos remanescentes embrionários do ducto nasopalatino.
Com relação aos quadros clínicos típicos de alteração da parte mineral do dente, julgue os itens que se seguem.
Na radiografia periapical da região de canino, os soalhos do seio maxilar e da cavidade nasal estão freqüentemente superpostos e o cruzamento destes pode ser observado, formando na área um Y invertido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...