Lista completa de Questões sobre Biossegurança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as afirmativas a seguir:
I. Esterilização é um processo em que todas as formas de vida microbiana são completamente destruídas ou removidas, inclusive os esporos.
II. Desinfecção é um método capaz de destruir ou remover esporos, certas formas vegetativas de microrganismos.
III. Anti-sépticos são agentes empregados para remover ou inibir o crescimento de microrganismos.
IV. Campo séptico é um campo no qual a eliminação de germes patológicos é total.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Para se atestar a esterilização pelo calor úmido, ou seja, pela autoclave, o teste utilizado durante o ciclo de esterilização é:
Monitoramento físico.
Monitoramento biológico.
Monitoramento de plasma.
Monitoramento químico-integrador.
Pode-se afirmar quanto aos desinfetantes utilizados em Odontologia, EXCETO:
O álcool etílico tem atividade irregular contra os vírus, pois não atua contra os hidrofílicos onde estão os da hepatite.
Mesmo em baixas concentrações (0,001 a 0,2%), o ácido peracético age rapidamente sobre os microrganismos e seus esporos.
O hipoclorito de sódio possui um amplo espectro de atividade, é barato, pode ser usado em curto espaço de tempo e não é inativado pelas proteínas.
O peróxido de Hidrogênio (água oxigenada) é um potente desinfetante de alto nível devido a sua capacidade oxidante que produz radicais hidroxilas livres que atacam os lipídios das membranas celulares, DNA e outros componentes celulares.
A classificação idealizada por Earte H. Spaulding, em 1972, de objetos segundo os níveis de desinfecção e esterilização é dividida em itens críticos, semicríticos e nãocríticos. Assinale a afirmativa CORRETA:
Itens críticos, como brocas, aceitam desinfecção e esterilização.
Itens semicríticos, como pontas montadas, exigem desinfecção de alto nível.
Itens não-críticos, como localizadores de filmes radiográficos, devem sofrer desinfecção.
Itens não-críticos, como cadeira e piso, aceitam desinfecção com solução tuberculicida de nível intermediário.
Na elaboração do projeto físico do serviço odontológico, devem ser seguidas as disposições contidas na RDC/Anvisa no 50, de 21 de fevereiro de 2002, e suas atualizações, e legislação vigente no estado e município de sua localização.
Portanto, é CORRETO afirmar:
É indicada a Central de Material Esterilizado simplificada em dois ambientes contíguos em consultórios odontológicos individuais.
Em todas as áreas do estabelecimento de saúde, pode-se utilizar o forro removível, por razões ligadas à manutenção, limpeza e desinfecção.
Os materiais cerâmicos usados nos pisos e paredes das áreas críticas podem sofrer rejunte das peças com material à base de cimento resistente à lavagem.
O consultório odontológico individual deve possuir uma área mínima de 9 m2 e, para consultórios coletivos, a distância mínima entre duas cadeiras deve ser de 2 m, para permitir a circulação de profissionais e minimizar as contaminação por aerossóis.
As normas de controle de infecção consistem em um conjunto de medidas para o controle das infecções, que são adotadas, universalmente, como forma eficaz de redução de risco ocupacional e da transmissão de microrganismos nos serviços de saúde. Assinale a opção correta acerca dessas normas.
As luvas de látex não-estéreis utilizadas para procedimentos semicríticos podem ser reutilizadas em função do baixo risco dos procedimentos a que elas se destinam.
As luvas cirúrgicas estéreis devem ser utilizadas em todos os procedimentos críticos em que ocorra invasão do sistema vascular e, por serem espessas, permitem que sejam reutilizadas.
Não há necessidade de esterilização da alta rotação, do contra-ângulo e de peça de mão, os quais devem apenas ser lavados com água e sabão, entre o atendimento de um paciente e outro.
O processo de esterilização em estufa para instrumental odontológico deve ser realizado por 60 minutos à temperatura de 120 ºC.
Os moldes e modelos devem passar por processo de desinfecção antes de serem enviados aos laboratórios de prótese.
Qual a cor dos sacos de lixo que se recomenda, para a coleta de material contaminante dos consultórios dentários?
Branca
Amarela
Verde
Vermelha
Preta
Antes de qualquer procedimento odontológico, o auxiliar deve promover a desinfecção dos equipamentos que serão utilizados. Que equipamentos NÃO sofrem desinfecção?
Alta rotação, micromotor e seringa carpule.
Interruptor do refletor, alça do refletor e comando da cadeira.
Mangueira do sugador, cuspideira e torneiras manuais.
Mesa clínica, braços do mocho e alavanca do mocho.
Cadeira odontológica, mochos e equipo.
Assinale a alternativa que indica corretamente quando e como deve ser feita a manutenção de uma autoclave.
Mensalmente, devem ser feitas a verificação do nível apropriado de água destilada e a lavagemdas bandejas com água e detergente.
Diariamente, deve ser feita a limpeza com solução apropriada, normalmente indicada pelo fabricante, do sistema de descarga do fluxo de água na câmara.
Diariamente, devem ser feitas a manutenção do nível apropriado de água destilada e a lavagemdas bandejas e superfícies internas da câmara com água e detergente neutro, bem como do filtro.
Mensalmente deve ser feita a limpeza com solução apropriada, normalmente indicada pelo fabricante, do sistema de descarga do fluxo de água na câmara.
Semestralmente, devem ser feitas a manutenção do nível apropriado de água destilada e a lavagem das bandejas com água e detergente neutro.
Em relação à esterilização de artigos odontológicos contaminados, pode-se dizer que
o método do calor seco é indicado para instrumentais do exame clínico.
a autoclave do tipo ciclo flash é recomendada para artigos altamente contaminados.
o material embalado deve ser colocado na autoclave utilizando sua capacidade total.
os padrões de tempo e temperatura não variam de acordo com a autoclave.
o método do calor seco é recomendado para alguns tipos de brocas e alicates ortodônticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...