Lista completa de Questões sobre Dentística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A decisão de iniciar um tratamento restaurador deve ser em conjunto com medidas de promoção de saúde bucal. A Conferência Internacional da Flórida examinou, em detalhes, os critérios para a realização do tratamento restaurador da doença cárie. É(São) razão(ões) para o tratamento restaurador:
O condicionamento ácido de uma restauração cerâmica para a cimentação adesiva utiliza ácido
Restaurações extensas em dentes posteriores necessitam de materiais extremamente resistentes. Vários autores indicam a utilização de ligas metálicas para esse fim. No entanto, a crescente demanda por restaurações estéticas tem gerado interesse pelos materiais cerâmicos. Em virtude das propriedades desse material, o preparo cavitário para um inlay/onlay, em cerâmica, deve ter
Em relação à Técnica Restauradora Atraumática (ART), NÃO é correto afirmar que:
o preparo da cavidade se restringe à remoção do tecido cariado, com instrumentos manuais cortantes;
a remoção da lesão cariosa deve ser iniciada pela dentina amolecida presente na junção amelodentinária, seguindo para as paredes circundantes e, por fim, o fundo da cavidade;
não é necessário fazer proteção pulpar, uma vez que o CIV é um material biocompatível;
o cimento de ionômero de vidro tem uma boa aceitação por sua biocompatibilidade, adesividade e poder cariostático;
o ionômero de vidro pode ser utilizado como material provisório na fase de adequação do meio bucal.
O sistema adesivo constitui uma etapa operatória crucial para o sucesso da restauração. Qual é a geração de sistema adesivo que apresenta ácido, primer e adesivo em um único frasco, facilitando a aplicação clínica?
Marque a alternativa na qual a utilização da Técnica Restauradora Atraumática (ART) não representa a melhor alternativa de tratamento.
Cavidade rasa na superfície oclusal de dentes decíduos.
Lesão cervical cariosa de profundidade rasa, na superfície vestibular de caninos permanentes em pacientes com alta atividade de cárie.
Cavidade Classe IV em incisivos superiores decíduos.
Lesão proximal tipo túnel em pré-molar superior permanente.
Por se tratar de um material restaurador de custo relativamente baixo e facilidade técnica, o uso do amálgama dental tem sido bastante difundido na Odontologia em Saúde Pública. Em relação ao uso do amálgama, marque a alternativa INCORRETA.
Está indicado em restaurações de dentes decíduos e restaurações de Classe I, II e V, em dentes permanentes.
A proteção pulpar pode ser feita com verniz cavitário, adesivo dentinário ou cimento de hidróxido de cálcio, dependendo da profundidade da cavidade.
Pode ser combinado à resina na mesma cavidade, aderindo-se a ela pelo embricamento mecânico.
Pode ser combinado ao Ionômero de Vidro ou aos Cimentos resinosos, na técnica de restauração de amálgama adesivo.
Não apresenta bom comportamento em cavidades extensas com paredes sem suporte.
Estudos recentes mostram que os tecidos gengivais supracrestais (espaço biológico periodontal) podem variar de 1,0 a 6,0 mm. Sabe-se que a invasão desse espaço resulta em inflamação e perda óssea periodontal. Para a colagem de um fragmento dentário de um elemento com fratura na altura da crista alveolar, deve-se realizar, previamente,
Uma paciente de quatorze anos de idade procurou atendimento médico após sofrer fratura na face mesiolingual do dente 36, tendo o resultado do exame clínico e radiográfico evidenciado o seguinte quadro: lesão de cárie mesioclusal profunda, com limite cervical na altura da crista óssea alveolar; teste de vitalidade pulpar positivo.
Com referência ao caso clínico acima, julgue os próximos itens.
A conduta clínica mais indicada é proceder à restauração do dente com resina composta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...