Lista completa de Questões sobre Dentística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta acerca da técnica e dos materiais para proteção do complexo dentina-polpa.
O tratamento expectante é um tipo de proteção direta.
Em cavidades muito profundas a serem restauradas com resina composta, recomenda-se forramento com cimento de hidróxido de cálcio e cimento de ionômero de vidro.
Cavidades de média profundidade exigem o uso de um cimento de hidróxido de cálcio para estimular a formação de dentina reparadora.
O cimento de ionômero de vidro é o material de escolha em forramentos de restaurações de resina composta ou de amálgama, devido à propriedade de estimular a formação de dentina reparadora pela liberação de flúor.
Vernizes cavitários são ótimos isolantes térmicos e, por isso, são recomendados para serem passados sobre o cimento de ionômero de vidro em dentes que serão restaurados com amálgama.
Com relação aos fundamentos do preparo cavitário para restauração em amálgama, assinale a alternativa correta.
O arredondamento dos ângulos internos só é importante em dentes a serem restaurados com amálgama.
O ângulo cavo superficial sempre deve ser arredondado.
O recortador de margem gengival pode ser usado para arredondar o ângulo axiopulpar.
A parede vestibular e a lingual das caixas proximais devem possibilitar a adaptação da matriz metálica. Por isso, devem ser afastadas do dente vizinho cerca de 0,5 mm, seja com desgaste ou com uso de cunhas de madeira.
O ponto de contato com o dente antagônico deve estar localizado sobre os limites do preparo, na linha que delimita o encontro do material restaurador com o esmalte sadio.
A supervalorização da harmonia do sorriso tem estimulado a procura por tratamentos com finalidade exclusivamente estética. Assim, cada vez mais, tem-se popularizado o clareamento dental, assim como a modificação ou o restabelecimento da anatomia dentária com facetas de cerâmica ou restaurações em resina composta. A respeito de materiais e técnicas empregadas na chamada odontologia estética, assinale a alternativa correta.
Em dentes vitais mais escurecidos, o peróxido de hidrogênio a 35% pode ser usado no método de clareamento caseiro com moldeiras individuais para acelerar o tratamento. Nesse caso, a recomendação é a de que o paciente não ultrapasse uma hora de utilização diária.
As facetas de resina composta possuem propriedades mecânicas muito próximas à do esmalte, tais como módulo de elasticidade, resistência à fratura e dureza.
O material mais recomendado para a cimentação de facetas de cerâmica feldzpática em dentes anteriores vitais é o cimento de ionômero de vidro.
As facetas em resina composta são passíveis de serem reparadas. Nesse caso, é importante que, antes da técnica adesiva, a superfície seja asperizada com jato de óxido de alumínio ou pontas diamantadas, para aumentar a adesão do novo incremento.
Em geral, a reanatomização de dentes conoides com facetas ou coroas de cerâmica requer extenso desgaste dental.
Acerca das propriedades das resinas compostas e dos adesivos dentinários, assinale a alternativa correta.
As resinas compostas nanoparticuladas ou nano-híbridas de viscosidade normal podem ser empregadas como resinas universais em dentes anteriores ou posteriores.
As resinas do tipo flow ou de baixa viscosidade foram desenvolvidas para serem empregadas em regiões de difícil acesso. Suas propriedades mecânicas são comparáveis às das resinas micro-híbridas no que se refere ao módulo de elasticidade e à resistência à fratura.
As resinas compostas de nanopartículas possuem mais matriz orgânica que as resinas de micropartículas e, por isso, sofrem maior contração de polimerização.
Adesivos dentinários aderem-se à estrutura dentinária por meio de adesão química dos grupamentos carboxílicos às fibrilas colágenas.
A polimerização de resinas compostas, em geral, é acompanhada de uma tensão de contração. Quanto mais alta a potência do aparelho usado para fotopolimerização, menor a tensão gerada.
Uma paciente de 30 anos de idade, tabagista, procurou atendimento odontológico com queixa de dor acentuada, odor fétido e tumefação na região posterior do lado esquerdo da mandíbula, com evolução de dois dias. Relatou ter sido submetida, três dias antes, a um procedimento cirúrgico de longa duração para remoção do terceiro molar inferior permanente esquerdo impactado.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
Uma paciente de 40 anos de idade procurou tratamento queixando-se de boca seca e do aspecto geral do seu sorriso que a deixava com ar mais envelhecido. O exame clínico revelou ausência dos molares superiores e inferiores. Nos pré-molares superiores tinham restaurações de amálgama oclusais enegrecidas e muito porosas. Os caninos superiores estavam hígidos, mas ligeiramente extruídos e vestibularizados. Os dentes anteriores superiores apresentavam múltiplas restaurações de cor alterada e desgaste incisal acentuado. Os incisivos e caninos inferiores estavam hígidos. Os pré-molares inferiores estavam ligeiramente distalizados, sem restaurações. O exame radiográfico não mostrou alterações periapicais ou periodontais. Na anamnese, a paciente relatou o uso de medicações para controle da hipertensão.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Como apresentam sinais clínicos de corrosão, as restaurações dos pré-molares superiores devem ser substituídas.Com referência ao preparo cavitário de Almqvist slot vertical , que foi desenvolvido por Almqvist et al. em 1973 e é indicado para o tratamento de lesões cariosas estritamente proximais, com comprometimento da crista marginal, sem envolvimento oclusal, julgue os próximos itens.
extensão para separar o ângulo cavossuperficial das paredes proximais do dente vizinho deve estar, aproximadamente, entre 0,25 mm e 0,50 mm.
Com referência ao preparo cavitário de Almqvist slot vertical , que foi desenvolvido por Almqvist et al. em 1973 e é indicado para o tratamento de lesões cariosas estritamente proximais, com comprometimento da crista marginal, sem envolvimento oclusal, julgue os próximos itens.
A parede cervical deverá ter a extensão necessária para a remoção de todo o tecido cariado.
Com referência ao preparo cavitário de Almqvist slot vertical , que foi desenvolvido por Almqvist et al. em 1973 e é indicado para o tratamento de lesões cariosas estritamente proximais, com comprometimento da crista marginal, sem envolvimento oclusal, julgue os próximos itens.
As paredes vestibular e lingual devem ser ligeiramente divergentes para oclusal para proporcionarem autorretentividade no sentido oclusogengival.
Com referência ao preparo cavitário de Almqvist slot vertical , que foi desenvolvido por Almqvist et al. em 1973 e é indicado para o tratamento de lesões cariosas estritamente proximais, com comprometimento da crista marginal, sem envolvimento oclusal, julgue os próximos itens.
O acesso para o preparo é feito pela superfície oclusal, com a confecção de um slot autorretentivo restrito à superfície proximal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...