Lista completa de Questões sobre Dentística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 14 anos de idade, procurou atendimento odontológico após sofrer queda, queixando-se de dor na região ântero-superior, edema e sangramento no lábio superior, mobilidade dentária nos dentes incisivos superiores e fratura coronária dos dentes 21 e 22. No exame clínico, foi observado que havia ocorrido corte profundo do lábio superior na parte interna e que o sangramento era proveniente desse ferimento. A fratura do dente 21 era no terço médio, envolvendo os dois ângulos e mobilidade leve, sem sinais de deslocamento dentário. O dente 22 apresentou fratura do ângulo mesial, envolvendo esmalte e dentina, mas sem mobilidade. Os demais dentes não apresentaram sinais clínicos de fratura ou mobilidade. O exame radiográfico revelou que a fratura do dente 21 atingiu o terço médio da coroa e não havia imagem compatível com fratura radicular ou mesmo deslocamento da raiz. No dente 22, também não havia evidência de fratura radicular ou deslocamento. Entretanto, no dente 11, foi observada linha de fratura transversal na altura do terço médio, sem deslocamento de fragmentos. Frente ao quadro acima descrito, julgue os itens que se seguem, acerca da conduta clínica a ser seguida.
Para a restauração do dente 22 é recomendável a utilização de resina composta microparticulada, pois o paciente é jovem e o dente necessita de uma resina com mais carga e menos matriz.
Uma paciente de 25 anos de idade procurou atendimento odontológico devido a insatisfação com a aparência gengival na região de incisivo central direito. O exame revelou a presença de biofilme dental na região cervical do incisivo, inflamação gengival sem presença de bolsa periodontal e sobrecontorno de faceta estética em resina.
Considerando a situação acima relatada, é correto afirmar que o tratamento recomendado consiste em
aumento de coroa clínica por meio de gingivectomia.
remoção do sobrecontorno e confecção de nova restauração após restabelecimento da saúde periodontal.
raspagem radicular e controle mecânico do biofilme.
controle químico do biofilme.
Com relação aos materiais resinosos de uso direto, fotopolimerização e técnicas restauradoras com resinas compostas, assinale a opção correta.
A polimerização da resina composta de forma lenta anula a contração do material.
Resinas de micropartícula apresentam excelente resistência e polimento.
Resinas de nanopartículas possuem maior porcentagem de carga em sua composição que as resinas híbridas.
Inicia-se a polimerização das resinas compostas do tipo fotopolimerizável com a ativação de uma diquetona no comprimento de onda de luz ultravioleta.
O clareamento dental tem assumido um papel de destaque na odontologia estética nos últimos anos. Considerando os agentes clareadores e as opções de tratamento, assinale a opção correta.
Tratamentos clareadores são contra-indicados em manchamentos por ingestão de tetraciclina.
Os peróxidos são os materiais mais utilizados para tratamentos clareadores.
Descolorações provocadas por materiais restauradores metálicos são facilmente removidas.
Não há boa resposta ao tratamento clareador quando o escurecimento de dentes não-vitais está relacionado a necrose pulpar e(ou) hemorragia.
O amálgama dental vem sendo utilizado, com sucesso, há mais de um século na odontologia restauradora, o que se deve, em grande parte, às suas propriedades físicas após a presa do material. Com referência ao material e às restaurações em amálgama, assinale a opção correta.
As ligas ricas em cobre não apresentam estanho em sua composição e, por isso, apresentam menor formação de fase gama 2.
A fase gama é a fase mais resistente, porém é a responsável pelo manchamento da estrutura dentinária adjacente à restauração.
Cavidades rasas podem ser protegidas apenas com verniz cavitário antes de serem restauradas com amálgama.
A expansão mercurioscópica está relacionada à contaminação do material com saliva durante a condensação em ligas que contêm zinco.
Uma paciente, com 23 anos de idade, procurou atendimento com queixa de dor ao mastigar. Há mais de 60 dias, foi realizada restauração de resina composta no dente 16 dessa paciente. Os exames clínicos e radiográfico revelaram: restauração do dente 16 MOD com largura intercuspídea de cerca de 1/3, muito profunda, adequada adaptação marginal, contatos oclusais e proximais corretos. Na imagem radiográfica, não foi possível visualizar-se a presença de base cavitária. Considerando essas informações, a conduta clínica a ser corretamente adotada nessa situação é
aguardar, pois a sensibilidade pós-operatória tende a desaparecer com o tempo.
remover o contato oclusal correto, deixando o dente em infraoclusão.
fazer o resselamento das margens, para garantir que não haja áreas de infiltração marginal.
remover a restauração e colocar uma base cavitária, pois o grande volume da resina gera tensões internas que causam dor quando ocorre carga compressiva.
Assinale a opção correta no que se refere a cimentos ionoméricos.
A resistência a tração e compressão são menores que a das resinas compostas, contra-indicando esse cimento para ser utilizado em áreas sujeitas a estresse durante o processo mastigatório.
Esses cimentos são menos solúveis na cavidade oral que as resinas compostas.
A técnica de restauração com a utilização desses cimentos é semelhante àquela em que se utiliza resina composta, ou seja, ela é incremental.
Mesmo em cavidades profundas, é recomendado o condicionamento de todas as paredes cavitárias com ácido poliacrílico, para aumentar a força de adesão.
Assinale a opção correta acerca da indicação das resinas compostas e de técnicas de sua utilização.
As resinas compostas podem ser indicadas para reconstituição de cúspides de molares, desde que a oclusão seja normal.
As resinas compostas microparticuladas podem ser utilizadas em todos os tipos de cavidade de dentes anteriores e posteriores.
O controle do efeito da configuração cavitária não influi na sensibilidade pós-operatória gerada pelo estresse de contração de polimerização.
Com a utilização da técnica incremental, visa-se reduzir o efeito da contração de polimerização, a qual é intrínseca aos materiais poliméricos.
Os princípios do preparo cavitário sofreram modificações ao longo do tempo devido à introdução de novos conceitos do controle da doença cárie e à introdução de novos materiais restauradores. Julgue os próximos itens, relativos a esse tema.
I Quando o material restaurador utilizado for o amálgama, é necessário que as paredes circundantes sejam paralelas entre si em preparo cavitário oclusal.
II Para os materiais adesivos, resinas compostas e cimentos ionoméricos, as formas de contorno devem limitar-se à remoção da lesão de cárie e à conformação das paredes.
III Nas cavidades tipo Black, pode-se aplicar o princípio geral segundo o qual, quando a profundidade for igual ou maior que a largura vestibulolingual, por si só a cavidade será retentiva.
V O limite da parede gengival dos preparos deve ser localizado 1,5 mm subgengivalmente para se conseguirem resultados estéticos com um mínimo de problemas gengivais.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Um paciente de 30 anos de idade necessita de tratamento no dente 36. O exame clínico mostrou fratura da face lingual subgengival e restauração MOD de amálgama fraturada na porção distal. Na papila entre os dentes 36 e 37, há um pólipo invadindo a distal da cavidade. A radiografia revelou que a margem distal da cavidade está na altura da crista marginal e que o dente apresenta tratamento endodôntico satisfatório.
Nessa situação,
é necessária a remoção da restauração remanescente, além do preenchimento da cavidade, para preparar a região para o tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...