Lista completa de Questões sobre Dentística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Dentística - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Em 1980, McSpadden introduziu uma técnica de obturação por compactação termomecânica que utiliza um instrumento, o MacSpadden Compactor, com espirais similares às da lima Hedstrom, porém invertidas. Sobre a técnica de utilização do sistema McSpadden para obturação do sistema de canais, analise as afirmativas a seguir.
I. A técnica requer a adaptação de um cone principal, sem cimento endodôntico, no comprimento de trabalho utilizado na instrumentação.
II. Na técnica híbrida, utilizam-se alguns cones acessórios para obturação do terço apical.
III. O compactador selecionado é inserido ao lado do cone de guta percha 2 a 4 mm da extensão preparada em casos de canais retos ou de pouca curvatura. I
V. A técnica apresenta a principal indicação em canais radiculares curvos.
Estão corretas apenas as afirmativas
Odontologia - Dentística - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Diversos aspectos das técnicas de condicionamento dental e das técnicas correlacionadas são críticas para o sucesso ou a falha dos sistemas adesivos. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
No que se refere à restauração com resinas compostas, é correto afirmar que, quanto
Determinada paciente de 34 anos de idade, normossistêmica, queixou-se de dor após estímulo (doce e gelado) na região de quarto sextante. Ao exame clínico, observou-se cárie oclusal no dente 36, com esmalte branco-acinzentado, opaco na direção da face mesial. A imagem radiográfica revelou a situação a seguir.
Com base nesse caso clínico e na imagem radiográfica, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir.
A maior razão para falhas de restaurações de resinas compostas em dentes posteriores é cárie secundária, portanto, uma análise de risco de cárie é fundamental para indicação desse tipo de restauração. Estabelecer medidas de combate à doença cárie (higiene oral, dieta e flúor) deve preceder a restauração de resina composta em dentes posteriores.Determinada paciente de 34 anos de idade, normossistêmica, queixou-se de dor após estímulo (doce e gelado) na região de quarto sextante. Ao exame clínico, observou-se cárie oclusal no dente 36, com esmalte branco-acinzentado, opaco na direção da face mesial. A imagem radiográfica revelou a situação a seguir.
Com base nesse caso clínico e na imagem radiográfica, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir.
Deve-se realizar a restauração do dente 36 antes, porque se trata da cavidade mais profunda, para, em seguida (na mesma sessão ou em sessão subsequente), realizar a restauração do dente 35.Determinada paciente de 34 anos de idade, normossistêmica, queixou-se de dor após estímulo (doce e gelado) na região de quarto sextante. Ao exame clínico, observou-se cárie oclusal no dente 36, com esmalte branco-acinzentado, opaco na direção da face mesial. A imagem radiográfica revelou a situação a seguir.
Com base nesse caso clínico e na imagem radiográfica, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir.
Para a realização da restauração do dente 36, coloca-se isolamento absoluto com grampo 205 no dente 37 até o dente 34 com grampo 208, buscando-se a melhor estabilidade e acesso.Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A qualidade da restauração definitiva realizada após o tratamento endodôntico afeta o prognóstico desse dente. A microinfiltração coronária constitui uma das mais importantes causas de insucesso após tratamento endodôntico.
Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A desidratação dentinária, diminuição da resistência à fratura, no módulo de elasticidade e a não dureza dos dentes tratados endodonticamente são suficientes para justificar a necessidade de núcleo metálico fundido e cobertura coronária total ou parcial por meio de restauração indireta.
Sobre os diferentes tipos de gessos odontológicos, aquele indicado para a confecção de modelos para a fabricação de próteses totais adaptadas aos tecidos moles é o tipo:
O respeito ao limite apical de instrumentação e obturação dos canais radiculares é extremamente importante, uma vez que a resposta a longo prazo dos tecidos perirradiculares aos procedimentos intracanais é significativamente influenciada pela extensão apical dos mesmos. A opção que mais se aproxima do limite apical ideal de instrumentação e obturação tanto no tratamento de dentes polpados quanto no de dentes despolpados é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...