Lista completa de Questões sobre Dentística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao preparo para facetas diretas de resina, é INCORRETO afirmar:
Em relação à proteção do complexo dentinopulpar e à terapia pulpar, assinale a opção incorreta.
As pulpotomias são contra-indicadas em dentes com dor espontânea e contínua, que não cessa com uso de analgésicos comuns, ou em casos de ausência de respostas a estímulos térmicos.
A curetagem pulpar envolve a excisão de uma pequena quantidade de tecido conjuntivo pulpar, expondo um tecido subjacente livre de inflamação e aumentando a área de contato com o material de proteção.
A utilização do cimento ionomérico como material protetor se deve a algumas propriedades, como menor potencial de irritação do complexo dentinopulpar, adesividade às estruturas dentárias, ação antimicrobiana e coeficiente térmico linear bem menor que o da estrutura dentária.
As propriedades biológicas do agregado de trióxido mineral (MTA) são, praticamente, as mesmas do hidróxido de cálcio. As partículas hidrofílicas de fosfato de cálcio e óxido de cálcio, em presença de água, transformam-se em hidróxido de cálcio.
Assinale a afirmativa INCORRETA:
O amálgama dental tem sido utilizado na prática odontológica há mais de 100 anos. Atualmente, seu uso vem declinando por diversas razões. Acerca da utilização do amálgama em relação a outros materiais de uso direto, assinale a opção correta.
O amálgama é indicado em dentes posteriores, em que a estética não é primordial, e constitui um material de escolha para uso direto quando a escolha se baseia no critério da longevidade.
Em dentes pré-molares com tratamento endodôntico prévio, a indicação do amálgama se deve às suas melhores propriedades mecânicas em relação aos outros materiais diretos.
Em algumas situações, a utilização do amálgama requer menor desgaste de estrutura dentária no que diz respeito à profundidade da cavidade.
A razão principal para o declínio da utilização do amálgama é a contaminação ambiental.
Na indicação do amálgama de prata como material restaurador, devem-se considerar algumas características:
I. As ligas convencionais para amálgama têm alto teor de cobre (acima de 12%) e produzem a fase gamma-2.
II. Nas ligas com alto teor de cobre (acima de 12%), a fase gamma-2 é eliminada.
III. As ligas com alto teor de cobre oferecem melhor comportamento clínico à restauração, como menor fratura de bordas e maior resistência à compressão.
IV. As ligas com baixo teor de cobre propiciam melhor comportamento clínico à restauração, como maior resistência à tração e à compressão.
São corretas APENAS as afirmativas
No preparo cavitário de um dente com lesão de cárie para uma restauração convencional, considere as afirmativas abaixo.
I. A remoção da dentina cariada associada à preservação de estrutura dentária é um binômio indispensável.
II. A manutenção de cristas marginais e vertentes cuspídeas não favorece a resistência da restauração.
III. O preparo de superfícies proximais deve obedecer a princípios biomecânicos conservadores.
IV. A limpeza da cavidade é dispensável quando o material restaurador for o amálgama.
São corretas APENAS as afirmativas
Julgue os itens seguintes, acerca de materiais restauradores. A radiopacidade de um material restaurador protetor ou de cimentação é fundamental para a detecção de excessos proximais e para o acompanhamento longitudinal da presença de cárie recorrente. No caso dos cimentos ionoméricos, os cimentos convencionais de formulações mais recentes apresentam maior radiopacidade que os cimentos modificados por resina.
Julgue os itens seguintes, acerca de materiais restauradores. O uso efetivo dos cimentos ionoméricos depende do conhecimento de suas limitações, bem como de sua correta manipulação e dos cuidados durante a inserção e o controle pós-operatório. Entre as suas principais indicações destacam-se: selamento de fóssulas e fissuras; adequação do meio bucal; técnica restauradora atraumática; material protetor intermediário; dessensibilização dentinária; restaurações de dentes decíduos e permanentes de classes I, II, III, IV e V; núcleo de preenchimento; cimentação de peças protéticas e bandas e fixação de acessórios ortodônticos.
Julgue os itens seguintes, acerca de materiais restauradores. O coeficiente de expansão térmica linear do cimento ionomérico apresenta grande similaridade com o da estrutura dental, variando entre 8,0 ºC!1 para o cimento indicado para proteção e 13,0 ºC!1 para o cimento restaurador , além da vantagem de a adesividade assemelhar-se à dos sistemas adesivos atuais.
Julgue os itens seguintes, acerca de materiais restauradores. Resinas de micropartículas têm alta capacidade de polimento e boa estabilidade de cor. Apresentam pequena tendência a fratura, mesmo em áreas de estresse oclusal, devido ao alto módulo de elasticidade e à alta resistência à flexão e à compressão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...