Questões sobre Dentística

Lista completa de Questões sobre Dentística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Durante o preparo cavitário do segundo molar superior esquerdo, em um paciente de 9 anos de idade, ocorreu uma exposição acidental da polpa. A área exposta encontra-se isenta de dentina cariada, a hemorragia é discreta e o paciente não apresenta histórico de dor espontânea. O procedimento recomendado é:

  • A.

    pulpotomia com hidróxido de cálcio.

  • B.

    pulpectomia com hidróxido de cálcio.

  • C.

    pulpotomia com formocresol.

  • D.

    proteção pulpar direta com formocresol.

  • E.

    proteção pulpar direta com hidróxido de cálcio.

Considere as afirmativas abaixo sobre restaurações de amálgama e assinale com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).

( ) São finalidades do acabamento e polimento da restauração: aumentar a resistência do amálgama à corrosão e diminuir o índice de fraturas de bordas.

( ) O acabamento e polimento podem ser feitos 10 (dez) horas após a execução da restauração, pois o amálgama já terá alcançado elevado grau de cristalização.

( ) A brunidura da restauração, pós-escultura, tem como um dos seus objetivos diminuir o conteúdo de mercúrio residual nas bordas da restauração

( ) O preparo cavitário de classe I em amálgama pode ter ângulos internos tanto arredondados quan-to vivos.

( ) Nos preparos cavitários de classe II, a direção da parede de esmalte vestibular da caixa proximal, vista ocluso-gengivalmente, deverá ser paralela à direção dos prismas de esmalte, o que proporcio-nará um ângulo de 90° da parede de amálgama com a margem cavitária.

Assinale a alternativa que mostra a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.

  • A.

    F - V -F - V- F.

  • B.

    V -F - V -F - V.

  • C.

    V - V - F -F - V.

  • D.

    V -F -F - V - V.

Em relação ao processo de adesão dental, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) afirmativa(s) falsa(s).

( ) Após o condicionamento ácido dentinário, caso a superfície da dentina seja desidratada com jato de ar, haverá um colapso das fibrilas de colágeno desta região. Para obter a expansão desta rede de fibrilas, basta o profissional reumedecer a dentina pelo mesmo tempo que levou para desidratá-la.

( ) Os solventes utilizados nos Primers dos sistemas adesivos (acetona ou etanol) se misturam rapida-mente à água da superfície da dentina, aumentando sua ?pressão de vapor?, favorecendo sua eva-poração e possibilitando que as fibrilas de colágeno sejam envolvidas por monômeros resinosos.

( ) Após a exposição da rede de fibrilas colágenas da dentina por meio de condicionamento ácido, caso esta camada seja desidratada somente com jatos de ar haverá o colapso das fibrilas e perda significativa dos espaços interfibrilares. A desidratação pode ser obtida mediante aplicação de um composto com solvente orgânico e monômeros hidrofílicos, mantendo-se parcialmente a expansão da rede dos espaços interfibrilares.

( ) A utilização da carga nas resinas fluidas (adesivos) diminui sua contração de polimerização e au-menta o seu módulo de elasticidade, o que pode contribuir para o relaxamento das tensões induzi-das durante a contração de polimerização das resinas compostas, funcionando como amortecedor de tensões.

( ) Em pacientes idosos, no processo de adesão dentinária, obtém-se camadas híbridas mais espes-sas, quando comparadas às obtidas em pacientes jovens, conseguindo-se comparativamente me-lhores resultados de adesão dentinária.

Assinale a alternativa que mostra a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.

  • A.

    V -V - F - V - F.

  • B.

    V - V -F- F - V.

  • C.

    F - F - V -V - V.

  • D.

    F -V -V - V - F.

"Apesar das vantagens das resinas compostas, estes materiais apresentam limitações quando apli-cados diretamente, as quais podem resultar em falhas, sendo que a grande incidência destas falhas é atribuída a três fatores principais: à contração de polimerização, às propriedades mecânicas e à dificuldade técnica na obtenção de contornos satisfatórios e restabelecimento do ponto de contato com o dente contíguo. A partir desta constatação, e aliadas às vantagens de uma restauração ci-mentada adesivamente, surgiram técnicas restauradoras indiretas". (CHAIN, M.C.; BARATIERI, L.N. Restaurações Estéticas com Resinas Compostas em Dentes Posteriores. São Paulo: Artes Médicas, 1998.)

Considerando as técnicas restauradoras indiretas, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) afirmativa(s) falsa(s).

( ) Obtenção de polimento com qualidade superior e de mais fácil realização.

( ) Técnica menos conservativa.

( ) Menor custo.

( ) Excelente potencial para caracterização.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.

  • A.

    F- V - F - V.

  • B.

    V - F - V - F.

  • C.

    V - V -F -V.

  • D.

    V - F -F - V.

Assinale a alternativa CORRETA.

Um dos mecanismos básicos de polimerização das resinas compostas, utilizadas em restaurações de dentes posteriores, corresponde ao sistema fotoativado, o qual necessita de uma unidade de luz visível. Como a polimerização tem forte relação com o sucesso da restauração, se ela for inadequa-da, poderemos ter conseqüências na restauração, como:

  • A.

    deficiência nas propriedades mecânicas, evidenciada principalmente pela pouca resistência ao desgaste.

  • B.

    menor probabilidade de agressão fisiológica devido aos componentes monoméricos que não se converteram.

  • C.

    menor probabilidade de mudança de cor do material devido à insuficiente reação do componente acelerador.

  • D.

    maior pigmentação do material devido à menor absorção de fluidos orais.

A erosão do esmalte e dentina guarda semelhança com a atrição dental provocada pelo bruxismo. Assinale com E o que se refere à característica de erosão, e com B o que se refere à característica do bruxismo.

( ) Natureza química.

( ) Mais comum nas bordas incisais dos dentes anteriores e nas faces oclusais dos dentes posteriores.

( ) Pode-se instalar em dente sem contato com o antagonista.

( ) Natureza físico-mecânica.

( ) Provoca faceta de desgaste no dente sem perda do brilho do esmalte.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.

  • A.

    B - B - E - B - E

  • B.

    E - B - E - B - B

  • C.

    E - E - B - B - B

  • D.

    B - E - B - E - B

Sobre o Amálgama Odontológico, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) afirmativa(s) falsa(s).

( ) São elementos químicos metálicos presentes nas ligas para amálgama: prata, cobre, zinco e estanho.

( ) O zinco tem função desoxidante, todavia pode provocar expansão no amálgama quando este é condensado em presença de umidade.

( ) Em um amálgama odontológico convencional ou com baixo teor de cobre, a fase gama 1 apresenta maior dureza do que a fase gama 2, que por sua vez apresenta maior dureza do que a fase gama.

( ) São algumas das recomendações para limitar a exposição ao mercúrio: utilização de máscaras, luvas e óculos protetores pela equipe odontológica; utilização de amálgamas pré-encapsulados; armazenagem dos restos de amálgama em recipientes contendo fixador para filmes radiográficos; reciclagem dos restos de amálgama pela indústria.

( ) A fase eta é indesejável em um amálgama odontológico, pois aumenta o escoamento ou "creep" do mesmo.

Assinale a alternativa que contiver a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.

  • A.

    F - V - F- V -V

  • B.

    V- V- F- V - F

  • C.

    V - F -V - F - V

  • D.

    F - F - V- V - V

Com relação aos Cimentos de Ionômero de Vidro, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    São algumas das indicações atuais para os cimentos de ionômero de vidro: restaurações temporárias, cimentação de peças protéticas, forramento cavitário, capeamento pulpar direto e cimentação de dispositivos ortodônticos.

  • B.

    De acordo com a indicação clínica, os cimentos de ionômero de vidro são classificados em: Tipo I (restauração), Tipo II (cimentação) e tipo III (capeamento e forramento).

  • C.

    O mecanismo de adesão dos cimentos de ionômero de vidro à estrutura dental envolve a quelação dos grupos carboxílicos dos poliácidos do material com o cálcio existente no esmalte e na dentina.

  • D.

    Após a presa de um cimento de ionômero de vidro, a estrutura do material é formada por um aglo-merado de partículas de pó que não reagiram, circundadas por uma matriz de polissais de zinco.

Acerca dos sistemas adesivos, julgue os seguintes itens.

Na técnica do autocondicionamento, são utilizados ácidos inorgânicos e(ou) monômeros ácidos que, após a dissolução do esfregaço, desmineralizam a dentina intertubular, penetrando na rede de colágeno e nos túbulos dentinários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos sistemas adesivos, julgue os seguintes itens.

A aplicação de ácido fosfórico sobre a superfície do esmalte do dente produz dois efeitos: diminui a energia de superfície e aumenta a área de superfície.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...