Lista completa de Questões sobre Emergências Médicas em Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É correto afirmar em relação às emergências no consultório dentário, EXCETO:
O paciente que está sofrendo de um ataque de angina do peito deve ser aliviado, reanimado e colocado de repouso.
Nos pacientes com enfisema crônica, em casos de emergência, deve-se administrar aerossóis broncoconstritores contendo epinefrina a 1:1.000.
O dentista deverá, prontamente, avaliar variações da condição clínica do paciente tais como: estados mental e emocional, leitos ungueais, lábios e pele.
O dentista não necessita diagnosticar com precisão a causa da emergência, porém deverá fornecer o tratamento médico essencial até que possam ser providenciados os serviços de um médico.
Odontologia - Emergências Médicas em Odontologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Recentemente, foi veiculada nos principais meios de comunicação a notícia de que uma menina de 3 anos de idade tinha sofrido convulsões e parada cardiorrespiratória após a extração de um dente. Em decorrência disso, a menina ficou em coma com risco de morte e veio a falecer. A criança foi com os pais a uma clínica, pois estava com alguns dentes inflamados. A mãe pediu um remédio para as inflamações, mas a dentista optou por extrair um dente inflamado após aplicar óxido nitroso por inalação e injeção anestésica local.
Julgue os seguintes itens, acerca dos temas odontológicos relacionados ao caso apresentado.
Se o paciente apresentar ausência de respiração, cianose ou perda de consciência decorrentes de reação a medicamento, reação alérgica ou obstrução respiratória, deve-se adotar a seguinte seqüência de procedimentos: manter livre as vias aéreas, administrar oxigênio, fazer ventilação artificial e transferir imediatamente o paciente para um hospital.
Odontologia - Emergências Médicas em Odontologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação a urgências odontológicas, julgue os próximos itens.
O tratamento básico das emergências odontológicas, se o paciente estiver inconsciente, consiste em manter o paciente em posição supina com os pés levemente elevados; avaliar e manter as vias respiratórias livres; avaliar e ventilar, se necessário; avaliar e realizar compressão cardíaca externa, se necessário, e aplicar drogas e(ou) serviços médicos de emergência.
Odontologia - Emergências Médicas em Odontologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Situações de emergência em consultórios dentários podem acarretar risco de morte. Portanto, o profissional deve estar apto a realizar diagnósticos e tratamentos emergenciais corretos. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Em situação de cessação súbita e inesperada de respiração e de circulação, o reconhecimento imediato de caso de emergência é imprescindível, pois alterações biológicas irreversíveis ocorrem após quinze minutos de ausência de pulso e de batimento cardíaco se não houver intervenção.
Em relação aos sinais vitais:
I. Os valores normais da pressão sanguínea varia entre 120mmHg / 80 mmHg;
II. O pulso normal são 92 batidas por minutos;
III. O ritmo respiratório são 46 a 50 respirações por minutos;
IV. A temperatura normal é 37º C;
Marque a alternativa correta:
Somente a I e a IV estão corretas;
Somente a IV esta correta;
Todas estão corretas;
Todas estão incorretas;
Somente a II esta incorreta.
A ressuscitação cardiorespiratória não deve ser tentada quando o paciente apresentar- se:
com pulso = 0;
com freqüência respiratória = 0;
com reflexo fotomotor ausente;
cianótico;
Nenhuma das alternativas
Atenção: Para responder às questões de números 45 e 46, considere os dados abaixo.
Paciente com 9 anos de idade, sexo masculino, apresenta os dentes 11 e 12 comprometidos após uma queda ao andar de patins. O acidente ocorreu cerca de 40 minutos antes da chegada ao consultório odontológico. Há um intenso quadro hemorrágico, sem a ruptura da pele ou mucosa, com sintomatologia dolorosa e presença de edema. Observa-se avulsão dos dentes 11 e 12, que foram acondicionados em meio de armazenamento adequado até o momento do atendimento clínico.
O meio de armazenamento mais indicado para dentes avulsionados é:
a saliva do paciente, que não apresenta risco de infecção cruzada.
o soro fisiológico, que apresenta baixo pH.
o leite, que tem o pH e a osmolaridade similares ao fluido extracelular.
a saliva do pai ou mãe do paciente, com baixa taxa de microrganismos.
a solução salina, que é relativamente livre de bactérias.
As questões de números 54 e 55 referem-se ao enunciado abaixo.
No consultório odontológico, paciente com 51 anos de idade, sexo feminino, relata estar sentindo fraqueza, tontura, visão turva e mal estar gástrico. O exame clínico revela taquicardia e a paciente permanece consciente, continua a respirar e sua pulsação é palpável.
A conduta mais apropriada ao quadro é:As questões de números 54 e 55 referem-se ao enunciado abaixo.
No consultório odontológico, paciente com 51 anos de idade, sexo feminino, relata estar sentindo fraqueza, tontura, visão turva e mal estar gástrico. O exame clínico revela taquicardia e a paciente permanece consciente, continua a respirar e sua pulsação é palpável.
O quadro apresenta características deOdontologia - Emergências Médicas em Odontologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Texto para as questões 52 e 53
Um profissional da área de saúde deve estar bem preparado para atendimentos de emergência. É necessário que ele mantenha sempre a calma e aja com rapidez, atenção e segurança nos cuidados prestados.
Com relação a procedimentos emergenciais, assinale a opção correta.
Em alguns casos de hemorragia, é possível obter a hemostasia por meio de compressão local, comprimindo-se os bordos da ferida.
Em situação de crise convulsiva, recomenda-se desapertar as roupas da vítima, afastar objetos que possam causar-lhe ferimentos e não deixá-la dormir quando as contrações involuntárias terminarem.
Tanto nas situações de desmaio como nas de vertigem, a vítima tem sensação giratória, a mente perturbada, apresenta palidez e sudorese.
Em casos de choque há sempre uma alta na pressão arterial, e quanto mais alta for essa pressão, mais grave será o choque.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...