Lista completa de Questões sobre Endodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à proteção do complexo dentinopulpar e à terapia pulpar, assinale a opção incorreta.
As pulpotomias são contra-indicadas em dentes com dor espontânea e contínua, que não cessa com uso de analgésicos comuns, ou em casos de ausência de respostas a estímulos térmicos.
A curetagem pulpar envolve a excisão de uma pequena quantidade de tecido conjuntivo pulpar, expondo um tecido subjacente livre de inflamação e aumentando a área de contato com o material de proteção.
A utilização do cimento ionomérico como material protetor se deve a algumas propriedades, como menor potencial de irritação do complexo dentinopulpar, adesividade às estruturas dentárias, ação antimicrobiana e coeficiente térmico linear bem menor que o da estrutura dentária.
As propriedades biológicas do agregado de trióxido mineral (MTA) são, praticamente, as mesmas do hidróxido de cálcio. As partículas hidrofílicas de fosfato de cálcio e óxido de cálcio, em presença de água, transformam-se em hidróxido de cálcio.
Sobre as dores crônicas, NÃO podemos afirmar.
Quando uma dor muscular se torna crônica, os sintomas se tornam menos locais e mais regionais.
Na ausência de alteração periférica, os antiinflamatórios não esteroidais são drogas de primeira eleição para o controle de dor crônica
Uma dor que persiste durante meses pode não se tornar crônica, desde que apresente longos períodos de intermitência.
Os distúrbios do sono com freqüência são associados às dores crônicas.
Depressão é um achado freqüentemente associado a pacientes portadores de dor crônica.
O antibiótico de escolha para os casos de periodontite apical crônica sintomática ou abscesso fênix é
Diante de um abscesso dento-alveolar agudo na fase evoluída, qual o tratamento endodôntico de urgência indicado?
Abertura coronária – neutralização imediata do conteúdo séptico-tóxico do canal – transpasse do forame apical com lima #10 – curativo de demora – selamento provisório
Abertura coronária – curativo de demora com tricresol formalina – selamento provisório
Abertura coronária – deixar o dente aberto protegido com uma pelota de algodão.
Abertura coronária – neutralização imediata do conteúdo séptico-tóxico do canal – curativo de demora – selamento provisório.
Abertura coronária – neutralização imediata do conteúdo séptico-tóxico do canal – curativo de demora – selamento provisório - deixar o dente aberto protegido com uma pelota de algodão por, no máximo, 48 horas.
Paciente sexo feminino, 29 anos de idade, procura um serviço de urgência odontológica, queixando-se de dor espontânea, aguda, que não cessa com analgésicos. Após exame clínico e radiográfico, foi diagnosticado pulpite irreversível sintomática no dente 36, que apresenta uma lesão de cárie na oclusal. Iniciou-se o tratamento de urgência, realizando a abertura coronária, sendo possível verificar que a polpa dental apresentava todos os aspectos macroscópicos de vitalidade pulpar. Baseado nesses dados clínicos, assinale qual o tratamento recomendado para esse caso.
Biopulpectomia em sessão única.
Pulpectomia parcial.
Pulpotomia.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um processo presente no mecanismo da dor periapical.
Liberação de mediadores químicos.
Em relação às periapicopatias, assinale a alternativa INCORRETA
Na periodontite apical aguda traumática, o dente tem vitalidade pulpar.
A principal característica das periapicopatias é a dor durante a mastigação ou o toque nos dentes
As dores nas doenças periapicais são sempre localizadas devido à inervação proprioceptiva do ligamento periodontal
A sensação de dente crescido é característica clínica da periodontite apical aguda e ocorre devido ao deslocamento do dente de seu alvéolo, decorrente do acúmulo de fluido inflamatório na região periapical.
O edema não é uma característica clínica dos dentes com diagnóstico de abscesso agudo na fase inicial.
Em relação às pulpopatias, assinale a alternativa INCORRETA
A pulpite hiperplásica é irreversível, caracterizada pela proliferação de um tecido granulomatoso, que protui pela câmara pulpar
Na pulpite irreversível sintomática, pode haver dor à percussão devido à inflamação que se estende para o ligamento periodontal apical.
Em um dente com necrose pulpar, pode haver resposta positiva ao teste térmico com o calor. Isso ocorre devido à expansão de fluidos e gases, que comprimem fibras do tipo C.
A dor referida é característica comum da pulpite transicional devido à presença de terminações nervosas livres (nociceptores).
Nas pulpites, pode-se observar vários achados radiográficos, tais como: aspecto de normalidade do espaço do ligamento periodontal, aumento do espaço do ligamento periodontal e rarefação óssea periapical difusa.
Em relação à polpa dental, assinale a alternativa INCORRETA.
As fibras A-delta e C são fibras nervosas, aferentes, somáticas, oriundas do gânglio trigeminal e, quando estimuladas, são responsáveis pela dor de origem pulpar
As fibras A-delta são mielínicas, e as fibras C, amielínicas.
As fibras A-delta são responsáveis pela dor aguda ao frio, que desaparece rapidamente
As fibras C estão relacionadas à dor pulpar severa, que persiste por minutos ou horas, após a remoção do estímulo.
O grau de infecção do tecido pulpar está diretamente relacionado à sintomatologia dolorosa.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O que é o Granuloma dentário?
É uma inflamação crônica, de início sediado intrinsecamente no ligamento periodontal, com tendência a expandir-se tanto para o osso como para o cemento reabsorvendo-os.
É uma cavidade revestida de tecido epitelial, tendo a sua volta tecido de granulação muito mais proliferado do que celular.
É um arranjo celular que coleta, no centro da área infiltrada pelos neutófilos, os produtos de necrose.
É um tecido de granulação extravasado da câmara pulpar para o exterior infectado por bactéria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...