Questões sobre Farmacologia na Odontologia

Lista completa de Questões sobre Farmacologia na Odontologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um paciente de 45 anos de idade, diabético e com antecedente de úlcera péptica, realizou extrações dentárias múltiplas em uma única sessão. Pensando no controle da dor pós-operatória, o cirurgião-dentista prescreveu 600 mg de ibuprofeno por via oral, a cada oito horas, durante três dias. Após duas administrações, o paciente passou a sentir forte dor epigástrica e apresentou episódios de melena.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
Após a ocorrência dos efeitos adversos relatados, a prescrição poderia ser trocada por celecoxibe, um inibidor seletivo de COX-2.

Uma paciente de 23 anos de idade, na 26ª semana de gestação, apresenta quadro de abscesso pericoronário associado ao dente 38, acompanhado de febre, trismo e linfonodos submandibulares do lado esquerdo doloridos à palpação.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Para o controle da dor, o único analgésico seguro é o paracetamol.

Uma paciente de 23 anos de idade, na 26ª semana de gestação, apresenta quadro de abscesso pericoronário associado ao dente 38, acompanhado de febre, trismo e linfonodos submandibulares do lado esquerdo doloridos à palpação.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O uso de antibiótico está indicado, sendo a amoxicilina associada ao clavulanato ou a doxiciclina opções terapêuticas eficazes e seguras.

Os bisfosfonatos são medicamentos inibidores da atividade osteoclástica utilizados no tratamento de doenças metabólicas do tecido ósseo, que envolvem reabsorção óssea elevada, como doença de Paget, metástases ósseas, osteogênese imperfeita, hipercalcemia maligna e osteoporose. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:
I. As equipes devem realizar exames criteriosos e monitorar a saúde bucal do paciente, utilizando o recurso da radiografia panorâmica para controle, e considerar sempre as queixas de dores dentárias na região dos maxilares, procurando oferecer o melhor tratamento para cada caso. II. A descontinuação da terapia deve ser discutida com o médico que prescreveu o bisfosfonato ao paciente, pois deve-se considerar os riscos e os benefícios da descontinuação. Destaca-se que a meia-vida dos bisfosfonatos intravenosos é de vários anos. A interrupção da terapia por alguns meses pode ter um efeito mínimo já incorporado na matriz óssea. III. Dentes com amplo comprometimento por cárie e envolvimento pulpar devem ser submetidos a tratamento endodôntico e, na impossibilidade de reabilitação coronária, as raízes devem ser sepultadas. IV. Na observância de eritema doloroso, supuração e/ou fístula, deve-se prescrever antibióticos até a recuperação.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas III e IV.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

A dor de dente fantasma associa-se a dor do membro descrita na área médica, associada a amputações. É uma síndrome caracterizada por dor persistente ou parestesia em dente ou outros tecidos orais, que se segue a procedimentos cirúrgicos odontológicos, com extirpação de polpa dentária, apicetomia, exodontias ou exérese de tecidos de antro molar. Dentre as alternativas abaixo, qual é o medicamento mais comumente utilizado para o tratamento da dor de dente fantasma?

    A) Tramadol.

    B) Codeína.

    C) Carbamazepina.

    D) Nimesulida.

    E) Amoxicilina.

Reação adversa é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, a qual se manifesta após a administração de doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doença ou para modificação de função fisiológica. Sobre a classificação dos efeitos adversos, assinale a alternativa correta.

    A) Hipersensibilidade compreende reações cuja intensidade não está relacionada com a dose administrada. Estima-se que 5% dos adultos apresentem pelo menos uma alergia a medicamento, embora muitos indivíduos acreditem incorretamente serem alérgicos a medicamentos.

    B) Efeitos colaterais não se devem à ação farmacológica principal do medicamento, são consequências do efeito desejado.

    C) Efeitos secundários são aqueles inerentes à própria ação do fármaco, porém seu aparecimento é indesejável em determinada situação. Alguns exemplos são constituídos por xerostomia associada ao uso de antidepressivos tricíclicos.

    D) Idiossincrasia decorre da sensibilização prévia do indivíduo à substância estranha ao organismo, mediada por mecanismo imunológico.

    E) Tolerância ocorre quando um fármaco é administrado em doses terapêuticas, mas, apesar disso, atinge concentrações superiores às habituais, por modificações farmacocinéticas.

Após alguns procedimentos cirúrgicos na cavidade oral, é comum o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) para o alívio da dor do paciente. Visando diminuir os efeitos colaterais gastrointestinais dos AINES convencionais, surgiram os AINES mais modernos com inibição mais seletivos para COX-2. Assinale a alternativa que CONTÉM um AINES com inibição mais seletivo para COX-2:

    A) Ibuprofeno

    B) Naproxeno

    C) Indometacina

    D) Etoricoxibe

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...