Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente adulto chega ao consultório e durante a anamnese queixa-se da tríade de dermatite, demência e diarreia. Ao exame clínico observou-se estomatite e glossite, com língua apresentando-se vermelha, lisa e inflamada.
Tal descrição está associada à deficiência de:
Os tumores de glândulas salivares constituem uma importante área no campo da patologia oral e maxilofacial. A alternativa composta apenas por tumores malignos das glândulas salivares é:
Paciente do gênero masculino, 40 anos, tabagista, chega ao consultório odontológico referindo dor unilateral na face média e superior, em particular dentro e ao redor do olho, com irradiação para a região temporal e a parte superior da bochecha. Segundo o paciente, a dor tem início abrupto, é intensa e muitas vezes queima ou é lancinante. Os ataques podem ocorrer mais de oito vezes por dia ou em dias alternados, durando de 15 minutos a 3 horas. Essa descrição diz respeito a:
De acordo com o protocolo de atendimento odontológico de pacientes que fazem uso de anticoagulantes, sugerido por Eduardo Dias de Andrade (2014), é correto afirmar que:
Observe a imagem a seguir.
As características histopatológicas dessa lesão são: proliferação de fibroblastos associada à formação de material mineralizado. O componente fibroblástico profundo é celular especialmente nas áreas de mineralização. Qual lesão é esta?
A febre escarlate é uma infecção sistêmica causada por estreptococos -hemolítico do grupo A. Os pacientes apresentam enantema da mucosa oral, que envolve amígdalas, faringe, palato mole e língua. Durante os dois primeiros dias da doença, o dorso da língua apresenta uma cobertura branca na qual apenas as papilas fungiformes podem ser visualizadas. Por volta do quarto ou quinto dia, ocorre a descamação da cobertura branca revelando uma superfície dorsal eritematosa com papilas fungiformes hiperplásicas, denominada:
A perda precoce de um canino decíduo inferior é um indicador significativo de uma discrepância do tamanho do dente com relação ao tamanho do arco. Ela ocorre frequentemente em decorrência da erupção ectópica dos incisivos laterais permanentes. A perda unilateral de um canino inferior é frequentemente acompanhada de:
O osteosarcoma é um tumor de alta malignidade, especialmente quando atinge os ossos maxilares. A sobrevida da grande maioria dos pacientes é de até dois anos. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.
É uma lesão nodular globosa, em geral submucosa, séssil ou pediculada, apresentando coloração normal da mucosa ou ligeiramente mais clara, pelo conteúdo de sua massa, composta de tecido conjuntivo denso, fibroso, com pouca vascularização, o que determina consistência firme e elástica. A superfície é brilhante e a textura, lisa. O tamanho é variável, a partir de 3 milímetros de diâmetro e é comum apresentar maiores dimensões, de 10 a 20 milímetros. Trata‐se de:
O cisto dentígero é aquele que se forma ao redor da coroa de um dente não erupcionado. Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...