Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É uma das doenças musculoesqueléticas mais prevalentes, sendo causada por um desequilíbrio na homeostasia do condrócito. É caracterizada pela ausência de dor e falta de pontos sensíveis na articulação quando palpada. A mandíbula pode ter limitação de abertura bucal com deflexão para o lado comprometido secundariamente às mudanças articulares. Geralmente há crepitação causada pelas mudanças nas superfícies articulares durante a abertura e o fechamento bucal, sendo mais provável estar presente em estágios mais avançados da doença. Trata-se de:
O estadiamento dos tumores malignos ajuda o médico no planejamento do tratamento, dá alguma indicação de prognóstico, ajuda na avaliação dos resultados do tratamento e facilita a troca de informações interprofissionais entre os centros de tratamento. De acordo com o sistema TNM um tumor primário no lábio maior que 2 cm e com até 4 cm na sua maior dimensão é classificado como:
É um tipo de auditoria que está orientada desde desempenho, efetividade, economia e eficiência. Incluem atividades administrativas, de organização e sistemas administrativos, além do aproveitamento de recursos. Trata-se da auditoria:
Odontologia - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Durante um atendimento odontológico, o paciente pediu ao profissional para interromper tal procedimento porque supôs que iria desmaiar. Além disso, foram observados os seguintes sintomas: palidez, sudorese aumentada, zumbido no ouvido e visão turva. Não houve desmaio e, felizmente, o profissional conseguiu controlar o quadro. Qual o diagnóstico do problema apresentado pelo paciente?
Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Para o tratamento inicial do alvéolo, recomenda-se a remoção de qualquer resto de sutura e curetagem do alvéolo para remover restos de alimentos e promover novo sangramento.
Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Osteolite alveolar (alveolite seca) é uma condição autolimitante e de cura espontânea. Entretanto, em razão da severidade da dor experimentada pelo paciente, é usual realizar tratamento dos sintomas.
Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O foco de infecção deve ser tratado com a neutralização do conteúdo séptico-necrótico do canal radicular, com o uso de instrumentos endodônticos e solução irrigadora (em terços). Somente após a remissão de todos os sinais e sintomas, o tratamento endodôntico completo será realizado.
Paciente de 22 anos de idade encontra-se no quinto mês de gestação, que transcorre sem qualquer problema. Entretanto, iniciou quadro de celulite facial, acompanhado de febre e prostração. A paciente, então, procurou atendimento odontológico e, ao examiná-la, o cirurgião-dentista evidenciou restauração fraturada com lesão de cárie extensa e profunda no dente 46, e que não respondeu ao teste de vitalidade (gelo). O exame radiográfico revelou rarefação óssea periapical do dente 46. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O edema causado pela celulite pode gerar uma condição clínica grave denominada angina de Ludwig, em que ocorre a disseminação do edema para os espaços sublingual, submandibular ou submentoniano, o que ocasiona um inchaço na região do pescoço. Essa situação coloca a paciente em condição clínica de risco, e ela deverá receber atendimento em caráter de emergência.
Paciente de 50 anos de idade comparece ao consultório odontológico para um exame de rotina. Durante o exame da região perioral, o cirurgião dentista notou atrofia da borda do vermelhão do lábio inferior, resultando em um apagamento da margem entre a zona do vermelhão e a porção cutânea do lábio. Nota-se também a presença de algumas áreas cobertas de escamas e crostas e pequenas ulcerações em regiões do lábio inferior. Quando questionado, o paciente revelou histórico de exposição contínua ao sol, pois exerce a profissão de pescador. O diagnóstico mais provável para essa condição bucal é:
Um paciente de 5 anos de idade comparece ao consultório odontológico junto com seu responsável. A mãe relata que vem notando episódios de sangramento espontâneo na gengiva do paciente há aproximadamente 1 semana, além de episódios febris e fadiga. A responsável apresenta um hemograma completo da criança, que foi solicitado pelo pediatra. Nele, o cirurgião-dentista observa uma considerável redução nos números de leucócitos e hemácias. O exame clínico extra oral evidencia linfadenopatia cervical, e, na cavidade bucal, notam-se inúmeras petéquias ao longo dos sulcos gengivais e sangramento espontâneo em algumas áreas da papila gengival. Radiograficamente, o paciente apresenta aspecto de normalidade na dentição. Frente a esse quadro clínico, o dentista pode suspeitar de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...