Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto às condições bucais e possíveis repercussões sistêmicas, julgue os itens a seguir. As manifestações maxilofaciais mais comuns na infecção pelo HIV são a linfoadenopatia persistente, a candidose, a doença periodontal, o herpes simples e zoster e o sarcoma de Kaposi, que é relacionado ao herpes vírus 5.
Quanto às condições bucais e possíveis repercussões sistêmicas, julgue os itens a seguir. A interleucina 1 (IL-1) e o fator de necrose tumoral (TNF) são citocinas que regulam a quimiotaxia dos neutrófilos, sendo predominantemente secretados pelos queratinócitos do epitélio juncional.
Quanto às condições bucais e possíveis repercussões sistêmicas, julgue os itens a seguir. O eritema multiforme é uma doença autoimune, bolhosa, que pode se manifestar clinicamente como gengivite descamativa.
Quanto às condições bucais e possíveis repercussões sistêmicas, julgue os itens a seguir. A manifestação bucal da síndrome de Papillon-Lefèvre caracteriza-se por doença periodontal agressiva, que parece ser causada por defeito na função macrofágica e múltiplos mecanismos mediados imunologicamente. Nessa síndrome, há mutação do gene da catepsina C, resultando em uma resposta imune alterada à infecção.
No que concerne a sequelas do tratamento oncológico, julgue os próximos itens. A xerostomia é uma sequela permanente da radioterapia e é caracterizada por significativa diminuição no fluxo salivar, causada pela destruição linfocítica das células acinares.
No que concerne a sequelas do tratamento oncológico, julgue os próximos itens. A mucosite, uma das sequelas da radioterapia, possui cinco fases: início da lesão pela geração de radicais livres, geração de mensageiros secundários, amplificação de citocinas inflamatórias, ulceração e inflamação com participação dos subprodutos da microbiota e, finalmente, cicatrização.
No que concerne a sequelas do tratamento oncológico, julgue os próximos itens. A radioterapia afeta os tecidos bucais, imediata ou mediatamente, fazendo que o osso se torne hipocelular, hipovascular e hipóxico. O tecido ósseo perde sua habilidade de remodelação, podendo haver perda tecidual e colonização microbiana. Outros tecidos também são afetados, como as glândulas salivares e a mucosa bucal.
A respeito de displasia cemento óssea periapical, julgue os itens a seguir. As mulheres negras, com cerca de 40 anos de idade, são mais afetadas por esse tipo de displasia, predominantemente na região periapical posterior.
Uma paciente renal crônica, realizando hemodiálise há três anos, apresentou-se, em consultório, com acentuada assimetria facial. Exames radiográficos mostraram extensa lesão radiotransparente e exames laboratoriais revelavam elevação nos valores do paratormônio, cálcio e fosfatase alcalina e diminuição dos valores de fosfato. Exames microscópios indicaram células gigantes multinucleadas permeando células mesenquimais fusiformes em um estroma frouxo e edematoso.
A partir desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A reabsorção dentária pode ser interna ou externa e é realizada por células multinucleadas, denominadas clastos, em ambiente ácido.Uma paciente renal crônica, realizando hemodiálise há três anos, apresentou-se, em consultório, com acentuada assimetria facial. Exames radiográficos mostraram extensa lesão radiotransparente e exames laboratoriais revelavam elevação nos valores do paratormônio, cálcio e fosfatase alcalina e diminuição dos valores de fosfato. Exames microscópios indicaram células gigantes multinucleadas permeando células mesenquimais fusiformes em um estroma frouxo e edematoso.
A partir desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Como a paciente realiza hemodiálise e, portanto, recebe heparina, ela não deve, no dia subsequente à hemodiálise ser submetida à biópsia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...