Lista completa de Questões sobre Implantodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne a implantes dentários, assinale a opção correta.
O tratamento de superfície feito nos implantes visa, entre outros objetivos, transformar a qualidade de osso do tipo V em tipo IV.
Considera-se normal que nos implantes que tenham sofrido osseointegração haja perda óssea peri-implantar de até aproximadamente 5 mm no primeiro ano de pós-operatório.
É possível melhorar o travamento primário por meio da diminuição da quantidade de fresas, suprimindo-se, por exemplo, a utilização da fresa countersink em ossos tipo I ou II.
Como, durante a fresagem, a irrigação excessiva com soro fisiológico pode causar o aquecimento e necrose óssea do local, a irrigação intermitente é a mais indicada nesse caso.
A inclinação vestíbulo-lingual do implante deve, preferencialmente, coincidir com o eixo de força mastigatória, fato que aumenta a longevidade do implante.
Acerca da utilização da cirurgia de implante pode-se dizer que:
auxiliada por computador em tempo real, com a utilização de guia de instrumentação de implantes facilita a instalação precisa de implantes com trepanação das estruturas anatômicas.
auxiliada por computador em tempo real , não facilita precisa instalação de implantes com trepanação das estruturas anatômicas.
auxiliada por guia de instrumentação de implantes facilita a instalação do implante, entretanto dificulta a visualização das estruturas anatômicas.
auxiliada por computador simultaneamente à utilização de ajustes guia de instrumentação de implantes ainda é um projeto que facilitará a instalação precisa de implantes.
auxiliada por computador simultaneamente à utilização de ajustes guia de instrumentação de implantes facilita a instalação precisa de implantes com avaliação visual das estruturas anatômicasemtempo real.
Quando um implante é colocado no local preparado, algumas áreas da liga de titânio fazem contato por pressão no osso remanescente exposto; essas áreas são chamadas de contato:
ósseo Ficcional inicial.
prematuro.
ósseo de retenção.
ósseo primário.
ósseo estabilizador primário.
Entre outros objetivos, a odontologia restauradora objetiva a preservação dos tecidos dentários sadios e a recomposição do tecido perdido, buscando, por meio do emprego de materiais adequados e técnicas bem conduzidas, evitar recidivas ou mesmo aparecimento de novas cáries. Em relação aos materiais utilizados em odontologia, julgue os próximos itens.
Além da escolha correta do abutment e de sua cobertura, a aparência mucogengival dos tecidos moles que circundam uma área implantada é de grande importância para o sucesso estético de uma restauração implanto-suportada, para preservação da osteointegração e da saúde dos tecidos peri-implantares.
Entre outros objetivos, a odontologia restauradora objetiva a preservação dos tecidos dentários sadios e a recomposição do tecido perdido, buscando, por meio do emprego de materiais adequados e técnicas bem conduzidas, evitar recidivas ou mesmo aparecimento de novas cáries. Em relação aos materiais utilizados em odontologia, julgue os próximos itens.
Apesar de proporcionarem uma situação estética mais favorável que os abutments metálicos, os componentes totalmente cerâmicos, como no caso de próteses implanto-suportadas, falham quanto à resistência mecânica e à compatibilidade biológica.
Sobre os tipos de retenção para overdentures, relacione as colunas a seguir.
A sequência está correta em
1, 3, 1, 2
1, 2, 1, 3
2, 3, 3, 1
2, 1, 3, 1
3, 3, 1, 2
Paciente com 16 anos de idade, sexo masculino, apresenta ausência congênita dos dentes 15, 25, 35 e 45. A opção pela reabilitação por meio de implantes osseointegráveis
I. é contraindicada, pois os espaços entre as raízes dos dentes vizinhos não são suficientes.
II. preserva a integridade dos dentes vizinhos aos espaços protéticos.
III. deve ser realizada tão logo o paciente complete o desenvolvimento esquelético.
IV. deve ser substituída pela movimentação ortodôntica dos dentes vizinhos.
Está correto que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
I e IV.
II e IV.
A cicatrização do tecido ósseo cortado, seguida da instalação de um implante dentário, é um processo complexo que desenvolve reações fisiológicas. A sequência correta desse processo é:
há formação de coágulo entre o implante e o osso; o coágulo é substituído por tecido de granulação; o tecido de granulação é substituído por uma matriz provisória de tecido conjuntivo que, posteriormente, é mineralizado.
há formação de coágulo entre o implante e o osso; o coágulo é substituído por uma matriz provisória de tecido conjuntivo fibroso; o tecido fibroso é substituído por tecido ósseo mineralizado.
há formação de tecido de granulação; o tecido de granulação é substituído por uma matriz provisória de tecido conjuntivo fibroso; o tecido fibroso é substituído por tecido ósseo mineralizado.
há formação de tecido de granulação; o tecido de granulação é substituído por uma matriz provisória de tecido endocondral; o tecido endocondral dá lugar a lamelas de osso cortical.
há formação de tecido de granulação; o tecido de granulação é substituído por cartilagem; a cartilagem é substituída por tecido ósseo mineralizado.
Apesar de antigo, o estudo de Amler de 1969 continua esclarecedor acerca da fisiologia da cicatrização do alvéolo pós-exodontia. Esse fato é de fundamental importância para o clínico, quando a instalação de implantes é necessária. Em relação à cicatrização do alvéolo, considere as afirmações abaixo.
I Durante as primeiras 48 horas, neutrófilos granulócitos, monócitos e fibroblastos começam a migrar através da rede de fibrina.
II O coágulo sanguíneo é lentamente substituído por tecido de granulação.
III Há reorganização do tecido de granulação, com formação de trabéculas de osteoide, 21 dias após a extração.
IV O preenchimento ósseo do alvéolo leva 4 meses.
Estão corretas as afirmativas
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A técnica de Regeneração Óssea Guiada (ROG) tem sido cada vez mais utilizada na odontologia. A ROG é utilizada para
tratar lesão de furca grau II.
tratar recessões gengivais múltiplas.
tratar recessão gengival classe III, com ausência de gengiva queratinizada adjacente.
tratar defeitos ósseos de três paredes em pacientes diagnosticados com Periodontite Agressiva.
preservar ou aumentar a crista óssea alveolar no momento da extração dentária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...