Lista completa de Questões sobre Interpretação Radiográfica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Interpretação Radiográfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O conhecimento dos mecanismos biológicos do crescimento e do desenvolvimento humano, em especial do complexo craniofacial, é de fundamental importância na avaliação odontológica em crianças e adolescentes. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
Radiograficamente, na fusão dentária, podem ser observados dois dentes com duas raízes e dois canais radiculares.
A observação de uma área mais radiopaca do que a dentina normal pode estar presente entre a imagem radiolúcida da lesão de cárie oclusal e da polpa, podendo ser indicativa de
A interpretação da imagem radiográfica exige do profissional a obediência a alguns princípios para o reconhecimento correto das diferentes imagens. Com relação a esses princípios, é INCORRETO afirmar que
a região analisada deve aparecer totalmente e na incidência que melhor a reproduza.
a interpretação deve abranger não somente os limites de uma região suspeita, mas também mostrar o tecido ósseo normal que a circunda.
as patologias ósseas aparecem na radiografia com imagem radiolúcida que faz com que se diferenciem das estruturas anatômicas da região.
para interpretação deve-se ter conhecimento das estruturas anatômicas, assim como das entidades patológicas que possam provocar o aparecimento de imagens radiográficas.
para analisar uma imagem radiográfica, esta deve se apresentar tecnicamente boa, apresentando um máximo de detalhe e grau médio de densidade e contraste.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O diagnóstico de inflamação aguda possui tanto o aspecto histológico quanto o clínico. O diagnóstico correto para os seguintes sinais e sintomas: presença de edema, dor localizada, calor, rubor e radiograficamente se tem uma imagem translúcida no periápice do dente comprometido, é:
Periodontite periapical aguda.
Abcesso periapical agudo.
Abcesso de Fênix.
Pulpite irreversível.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um paciente apresenta uma condição inflamatória na maxila com as seguintes características: relata dor intensa com aumento de volume do local, febre, mal-estar, fraqueza e impossibilidade de alimentação. No seu exame radiográfico, observa-se comprometimento da porção óssea cortical e medular, intensa reabsorção osteoclástica de fragmentos ósseos extensos com a presença de seqüestros. Há uma fístula formada pela atividade bacteriana. Através destas características, é correto diagnosticar:
Osteomielite aguda.
Osteomielite crônica com periostite proliferante.
Osteomielite esclerosante não supurativa.
Osteíte alveolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...