Lista completa de Questões sobre Métodos de Localização Radiográfica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Métodos de Localização Radiográfica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
No método de localização radiográfica do deslocamento horizontal do tubo, os tecidos ou objetos podem estar localizados por vestibular ou palatino e sua movimentação a favor ou contra o deslocamento do tubo é o que vai nos direcionar quanto a seu posicionamento. Com base neste princípio, quando o objeto a ser localizado acompanha o deslocamento do tubo, ele estará localizado por:
Odontologia - Métodos de Localização Radiográfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que se refere às tomadas e processamentos radiográficos, julgue os seguintes itens. O método radiográfico de Parma consiste na modificação do ângulo de posicionamento do filme periapical para melhor captação da imagem dos terceiros molares superiores.
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o enunciado abaixo.
A radiografia periapical de paciente com 59 anos de idade, sexo feminino, mostra sobre-obturação do canal radicular distal do dente 36. Durante a necropulpectomia, realizada para tratar um abscesso crônico, foi feita a odontometria com auxílio de métodos radiográficos.
A impossibilidade de visualizar a constrição apical pelo método radiográfico ocorre em algumas situações, dentre elas aAtenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o enunciado abaixo.
A radiografia periapical de paciente com 59 anos de idade, sexo feminino, mostra sobre-obturação do canal radicular distal do dente 36. Durante a necropulpectomia, realizada para tratar um abscesso crônico, foi feita a odontometria com auxílio de métodos radiográficos.
Sobre esse caso, considere:
I. Uma das limitações dos métodos radiográficos para a localização da constrição apical refere-se ao fato de utilizar uma imagem tridimensional de um objeto bidimensional.
II. A interpretação subjetiva do profissional na obtenção do comprimento de trabalho tem importância reduzida, uma vez que são utilizadas medidas objetivas oriundas de radiografias.
III. A qualidade final da radiografia está vinculada à interferência de objetos utilizados no isolamento absoluto do campo operatório.
IV. Uma limitação dos métodos radiográficos para a obtenção do comprimento de trabalho refere-se ao fato de a imagem radiográfica da reabsorção dos tecidos duros não mostrar, com exatidão, os estágios iniciais deste processo destrutivo.
Está correto o que consta APENAS em
Os métodos de localização radiográfica são bastante úteis quando há sobreposição de imagens. No método de(o) _________________, o objeto mais próximo sempre se desloca em sentido contrário ao do observador. O objeto mais distante sempre acompanha o deslocamento do operador. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Odontologia - Métodos de Localização Radiográfica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Paciente de 15 anos de idade, gênero feminino, chega ao consultório odontológico relatando ausência de seu canino superior esquerdo (23). Ao realizar radiografia periapical da região, o cirurgião-dentista observa a imagem do canino não-irrompido, sobreposta à porção radicular do elemento 22. Ao realizar uma segunda tomada radiográfica desviando a angulação horizontal distorradialmente, observa-se que a imagem do canino acompanhou o referido desvio. De acordo com o exposto, pode-se afirmar que o método de localização radiográfica utilizado e a região da maxila onde o dente incluso se encontra em relação ao elemento 22 são, respectivamente:
Miller-Winter, vestibular.
Donovan, distal.
Clark, palatina.
Clark, mesial.
Odontologia - Métodos de Localização Radiográfica - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2013
A técnica de localização radiográfica indicada para a dissociação de condutos radiculares é a técnica de
A localização de um dente supranumerário na região anterior inferior de uma paciente com 9 anos de idade, sexo masculino, com a técnica
de Miller-Winter requer duas tomadas radiográficas e mostra o posicionamento vestibulolingual do dente supranumerário.
de Clark requer duas tomadas radiográficas e mostra o posicionamento lateral do dente supranumerário em relação aos dentes adjacentes.
lateral de Fazzi requer uma tomada radiográfica e mostra o posicionamento do dente supranumerário em relação aos dentes adjacentes.
panorâmica requer duas tomadas radiográficas em momentos diferentes, com intervalo mínimo de 6 meses.
oclusal requer uma tomada radiográfica e mostra o posicionamento vestibulolingual do dente supranumerário.
Atenção: Para responder às questões de números 39 e 40, considere o enunciado a seguir.
Paciente com 15 anos de idade, sexo feminino, apresenta um mesiodente incluso na região superior anterior.
A interpretação de duas radiografias periapicais mostra que, na radiografia centralizada na linha média, a incisal da coroa do mesiodente aparece sobre a face mesial do dente 21, enquanto o ápice aparece sobre o canal radicular do dente 11. Na radiografia centralizada na região de canino direito, a incisal da coroa do mesiodente aparece sobre o canal radicular do dente 21, enquanto o ápice aparece sobre a porção mesial do dente 12. O mesiodente
tem a coroa localizada vestibularmente e o ápice localizado palatinamente.
tem a coroa localizada palatinamente e o ápice localizado vestibularmente.
está localizado no mesmo plano que os incisivos centrais, na linha da arcada.
mostra posicionamento vestibular, pois se moveu na mesma direção que o cabeçote de raios X.
mostra posicionamento palatino, pois se moveu na direção oposta ao cabeçote de raios X.
Atenção: Para responder às questões de números 39 e 40, considere o enunciado a seguir.
Paciente com 15 anos de idade, sexo feminino, apresenta um mesiodente incluso na região superior anterior.
A utilização de métodos radiográficos de localização obedece ao princípio de paralaxe no plano
oblíquo, utilizando uma radiografia oclusal padrão superior, centralizada na linha média, mais uma oclusal oblíqua superior, centralizada na região de canino.
vertical, com a tomada de duas radiografias periapicais, uma centralizada no incisivo central e a outra centralizada no canino.
oblíquo, utilizando uma radiografia oclusal padrão superior, centralizada na linha média, mais uma periapical, centralizada na região de canino.
vertical, utilizando uma radiografia panorâmica com o feixe central de raios X direcionado para cima a 8° e uma radiografia oclusal com o feixe de raios X direcionado para baixo a 65° em relação ao plano horizontal.
horizontal, utilizando uma radiografia panorâmica com o feixe central de raios X direcionado para cima a 8º e uma radiografia oclusal com o feixe de raios X direcionado para baixo a 90° em relação ao plano horizontal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...