Lista completa de Questões sobre Microbiologia Bucal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relacionados a placa bacteriana.
Sempre que o açúcar entra em contato com a placa, bactérias da espécie Streptococcus mutans produzem ácido durante cerca de vinte minutos.
Julgue os itens a seguir, relacionados a placa bacteriana.
A exposição da placa bacteriana a baixo pH não contribui para a interrupção da homeostase do ambiente bucal.
Julgue os itens a seguir, relacionados a placa bacteriana.
O processo de substituição, chamado de sucessão microbiana, ocorre principalmente em razão da disponibilidade de oxigênio, das mudanças químicas na placa bacteriana e da quantidade de saliva.
Julgue os itens a seguir, relacionados a placa bacteriana.
A placa bacteriana consiste em estrutura mineralizada, concentrada de microrganismos contidos em matriz orgânica, formada de polímeros bacterianos, de substâncias salivares e de elementos da dieta do hospedeiro.
Julgue os itens a seguir, relacionados a placa bacteriana.
Os alimentos fibrosos, denominados protetores, exigem mais mastigação que os não fibrosos, o que aumenta o fluxo salivar, por isso contribuem para a remoção da placa bacteriana de áreas onde a cárie dentária normalmente ocorre.
Odontologia - Microbiologia Bucal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
No biofilme dental, ocorre uma sucessão de colonizadores bacterianos e para o desenvolvimento da periodontite há uma sequência de complexos bacterianos. O complexo mais agressivo, composto por Gram-negativas, conhecido como complexo vermelho, é representado por:
Capnocytophaga, Eikenella corrodens e Campylobacter rectus.
Capnocytophaga, Actinobacillus actinomycetemcomitans (atualmente chamado de Aggregatibacter actinomycetemcomitans) e Eikenella corrodens.
Espécies de Actinomyces, Streptococcus e Prevotella intermedia.
Porphyromonas gingivalis, Bacteroides forsythus (atualmente chamado de Tannerella forsythensis) e Treponema denticola.
Campylobacter rectus, Porphyromonas gingivalis e Eikenella corrodens.
O herpes simples é uma doença infecciosa aguda e mais comum, à exceção das infecções viróticas respiratórias. O tipo de vírus do herpes simples que geralmente é o responsável pelas lesões genitais é o do tipo:
1
2
3
4
5
Odontologia - Microbiologia Bucal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Em relação ao controle do biofilme é correto afirmar,
a instituição de medidas de controle do acúmulo do biofilme, aliada ao uso de flúor em casos de perdas minerais levam à reversibilidade de doenças duas doenças mais prevalentes da cavidade bucal.
apesar de todo o avanço científico, não é possível ainda, agir diretamente na taxa de progressão e aparecimento da doença cárie através de intervenções que diminuam a formação e desenvolvimento de biofilme.
um dos objetivos da limpeza do espaço interdental através do fio dental é reduzir o acúmulo de biofilme nos dentes e gengiva adjacentes.
a busca de melhorias na qualidade de higienização bucal deve sim, antes de tudo, estar centrada na motivação do paciente para a aquisição de hábitos saudáveis, tendo o profissional, um papel fundamental como orientador na incorporação desses hábitos.
embora o tipo e as características físicas das escovas dentais e dos fios dentais exerçam um papel secundário na qualidade de higienização bucal, essas devem ser consideradas para a otimização do controle do biofilme.
Odontologia - Microbiologia Bucal - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Segundo Genco RJ e col, 1999, a alternativa que corresponde a um microorganismo associado com a Periodontite relacionada à diabetes mellitus insulinodependente é
Bacteroides gingivalis.
Campylobacter.
Wollinella recta.
Eikene corrodens.
Neisseria
Odontologia - Microbiologia Bucal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Em relação aos cuidados para evitar a formação de placa bacteriana todas as afirmativas estão corretas, exceto.
Escovar cuidadosamente todas as superfícies dos dentes após as refeições.
Usar o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e o sulco gengival.
Restringir o consumo de alimentos e bebidas açucarados, pois estes facilitam a adesão das bactérias às faces dentárias e são usados para a produção de ácidos que destroem os dentes.
Utilizar como complemento substâncias antibacterianas como clorexidina.
Aumentar a frequência de bochechos com flúor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...