Lista completa de Questões sobre Odontologia do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à Odontologia do Trabalho, considere as afirmativas:
I. Qualquer problema de origem bucal pode provocar desconforto físico e emocional, prejuízos consideráveis à saúde geral, além de diminuir a produtividade do trabalhador dentro de sua função.
II. Alguns agentes químicos utilizados no processo de galvanoplastia são corrosivos ou cáusticos, podendo, pela exposição frequente aos vapores ácidos do ambiente, causar calcificação dos dentes.
III. As doenças bucais não se desvinculam das condições gerais de saúde do corpo e não podem ser deixadas de lado quando se discutem as incapacidades que atingem os trabalhadores.
IV. Os trabalhadores de indústrias que utilizam o processo galvânico em sua cadeia produtiva são expostos constantemente a névoas ácidas, e a inalação destas causa alterações bucais e corpóreas, quando obedecidos alguns preceitos mínimos de segurança.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e IV.
I e II.
I e IV.
II e III.
I e III.
Em relação às técnicas e posições de trabalho, assinale a alternativa incorreta:
Quando se trabalha no arco inferior, a cabeça do paciente deve permanecer inclinada para baixo o suficiente para que o operador visualize as superfícies oclusais dos dentes. A posição do operador deve ser a de 12 horas e do auxiliar, a de 3 horas.
Quando se trabalha no arco superior, a cabeça do paciente deve estar inclinada para trás e ligeiramente voltada para o lado em que se está trabalhando (direito ou esquerdo). Muitas vezes, é necessário colocar um apoio sob o pescoço do paciente, a fim de facilitar esta posição. A posição do operador pode ser a de 12 horas (usando visão indireta) ou de 9 horas; a do auxiliar deve ser a de 3 horas.
Ao realizar a sucção, o auxiliar deve ter o cuidado para que a ponta do sugador não interfira na colocação das pontas. Quando o operador utiliza a posição de 12 horas para trabalhar no arco superior, o auxiliar é responsável por manter o espelho limpo e seco. Para isto, podem ser usados algodão, gaze ou a seringa de ar, segurados pela mão direita.
Quando se trabalha em algumas áreas da boca, principalmente no lado superior esquerdo em bocas muito pequenas ou musculosas, não se vislumbra qualquer dificuldade adicional, estando o operador na posição de 12 horas e o auxiliar, a de 3 horas.
A organização de um processo de trabalho com a incorporação de pessoal auxiliar implica em superar vários desafios presentes no dia a dia da equipe odontológica. Para esta superação, considera-se de fundamental importância que todos os profissionais envolvidos tenham conhecimento de alguns aspectos que envolvem o desenvolvimento do trabalho em equipe, EXCETO:
A troca de instrumental a 4 mãos e a delegação de tarefas representa uma possibilidade de aumento de produtividade, com menor esforço e menor fadiga.
A preparação prévia do instrumental em bandejas e de materiais na mesa clínica é fundamental para a organização do trabalho.
As tarefas a serem exercidas pela equipe devem apresentar certa inflexibilidade, pois senão permitiria um aumento do nível de desatenção nas suas execuções.
A racionalização das tarefas e dos atos operatórios possibilitam maior eficiência da prática, diminuem o trabalho e contribuem para o aumento da produtividade (por exemplo: os instrumentos devem ser colocados na bandeja em sua sequência de uso, considerando que os mais utilizados pelo operador devem vir na frente daqueles que são menos utilizados).
Odontologia - Odontologia do Trabalho - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A aplicação da ergonomia na prática odontológica é um dos aspectos importantes para a saúde do cirurgião-dentista e equipe. A figura abaixo apresenta umas das posições mais utilizadas na prática odontológica proposta por Baker em que o paciente fica posicionado horizontalmente e o odontólogo tem visão direta. É correto afirmar sobre a figura:
O odontólogo está posicionado com as costas voltadas para posição das 11 horas.
O odontólogo pega seu instrumento de trabalho com sua mão direita.
O odontólogo pega seu instrumento de trabalho com sua mão esquerda.
O auxiliar está com as costas voltadas para posição das 5 horas.
A mesa de trabalho está localizada a posição das 11 horas.
O cirurgião-dentista e os profissionais auxiliares da odontologia podem sofrer de uma série de enfermidades que estão relacionadas com a forma de trabalho incorreta. Com a finalidade de evitar ou diminuir estresse físico da equipe e maximizar o conforto do paciente é primordial o uso de princípios ergonômicos na rotina. A ergonomia nos consultórios odontológicos baseia-se no exato posicionamento do operador, da assistente, do paciente e do equipamento. Assim sendo, de acordo o gráfico proposto pela ISO/FDI pode-se considerar exata a seguinte alternativa:
A zona do operador compreende a posição de 7 a 12 horas para o dentista destro.
A zona do assistente compreende a posição de 1 a 5 horas para o operador canhoto.
A zona de transferência engloba as posições de 4 a 7 horas para o dentista destro.
A zona estática deve estar localizada na posição de 12 a 2 horas para o operador canhoto.
A zona de atividade operatória deve ser a mesma para o operador destro e canhoto.
Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada um dos objetivos para a utilização da técnica de trabalho a 4 (quatro) mãos:
Permitir que as mãos do operador permaneçam próximas da cavidade bucal do paciente, diminuindo esforços e colaborando para o aumento da produtividade profissional.
Facilitar o trabalho do operador pelo afastamento, retração e proteção dos tecidos da cavidade bucal, como língua e bochechas, propiciando o aumento do campo visual do operador.
É importante que o auxiliar conheça os passos da técnica que está sendo desenvolvida pelo operador, para que possa se antecipar às necessidades do mesmo (em condições ideais).
Permitir que a sucção seja adequada e realizada sempre pelo operador, para isso, a comunicação entre o operador e o auxiliar deve ser clara e objetiva.
A profissão de Atendente de Consultório Dentário é resultante de formação regulamentada em âmbito:
Municipal
Regional
Estadual
Ministerial
Nacional
Sobre o relacionamento entre o cirurgião-dentista e o Auxiliar de Saúde Bucal, considere os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O fator hierarquia nunca deve ser desconsiderado na relação de trabalho;
II. O ASB deve manter uma postura não cordial com o cirurgião-dentista;
III. O ASB tem que saber modular a liberdade, o respei-to e a adequação dos limites na relação profissional.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
I, apenas;
I e II, apenas;
II e III, apenas;
I e III, apenas;
I, II e III.
Assinale a alternativa que se refere a uma atribuição do Auxiliar de Saúde Bucal:
Determinar o instrumental e materiais (sugador, espelho, sonda, etc.) necessários para o trabalho do odontólogo.
Realizar, de forma autônoma e independente, procedimentos educativos e preventivos aos usuários, individuais ou coletivos, como evidenciação de placa bacteriana.
Realizar, de forma autônoma e independente, procedimentos educativos e preventivos aos usuários, individuais ou coletivos, como as orientações de escovação e uso de fio dental.
Compartilhar com o cirurgião dentista as decisões sobre os procedimentos clínicos.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Paciente com 6 anos de idade, sexo feminino, requer aplicação de selantes oclusais nos molares superiores, o que é realizado pelo TSB com apoio do ASB. Com relação à ergonomia, é correto afirmar que o TSB
e o ASB devem trabalhar de pé, em especial nos procedimentos clínicos de maior duração de atendimento.
e o ASB devem manter seus membros contraídos, adotando posições forçadas para melhorar o seu desempenho.
e o ASB devem manter os braços distantes do tronco, para aumentar a produtividade no atendimento.
deve trabalhar sentado e o ASB em pé, especialmente no caso da realização de procedimentos de dentística na arcada dentária superior.
e o ASB devem regular a altura do mocho para evitar a compressão excessiva da parte posterior das coxas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...