Lista completa de Questões sobre Odontopediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao uso de sistemas adesivos em dentes decíduos, é INCORRETO afirmar:
Após o condicionamento ácido, a dentina, assim como o esmalte, deve estar ligeiramente umedecida para evitar a união das fibras colágenas e evitar a formação dos "tags" de resina.
O mecanismo de adesão ao esmalte é conseqüência da retenção micromecânica criada em sua superfície pelo condicionamento ácido e subseqüente penetração de monômeros polimerizáveis entre os espaços interprismáticos, formando "tags" de resina.
O tratamento da dentina com substâncias ácidas proporciona a abertura dos túbulos dentinários pela remoção da smear layer e posterior impregnação de monômeros polimerizáveis na trama de colágeno, criando uma camada híbrida ou ácido resistente.
Apesar de estudos laboratoriais demonstrarem bons resultados com a utilização de sistemas adesivos auto-condicionantes na dentição decídua, ainda não existem estudos clínicos longitudinais observando o comportamento desses materiais nessa dentição.
O tratamento restaurador em dentes decíduos deve se restringir à remoção do tecido cariado sem a necessidade de retenções adicionais ou dar uma configuração geométrica pré-definida aos preparos cavitários.
A respeito desse tipo de preparo ("preparos adesivos") pode-se afirmar, EXCETO:
Esse tipo de preparo estabelece um reforço na estrutura dentária remanescente, e não apenas um preenchimento anatômico.
O preparo cavitário se restringe à eliminação parcial ou total de tecido cariado (critérios visuais e táteis).
A maior preservação de tecido dentário sadio confere maior relevância à função, estética e longevidade, ainda que prejudique um pouco a adesivi-dade da restauração.
A escolha do material restaurador a ser utilizado deve ser aquele que preencha adequadamente as necessidades individuais de cada paciente, alicerçado em evidências pertinentes à Cariologia e à Periodontia.
Em relação à higiene bucal e ao controle mecânico da placa bacteriana, assinale a afirmativa CORRETA:
A limpeza da cavidade bucal antes da erupção dos dentes deve ser feita, no máximo, uma vez ao dia, pois a presença de imunoglobulinas liberadas pelo leite protegem o assoalho da mucosa bucal contra infecções.
Experiências clínicas e epidemiológicas têm comprovado a possibilidade de prevenção da doença cárie exclusivamente pelo controle de placa, já que está mais que comprovada a relação entre microrganismos e cárie.
A significativa relação entre freqüência de escovação e cárie foi comprovada por diversos estudos, dando suporte à recomendação de que a higiene bucal deve ser realizada, pelo menos, três vezes ao dia.
O dentifrício é absolutamente necessário do ponto de vista de remoção de placa dentária, devido à presença de abrasivos que são essenciais no processo de remoção mecânica do biofilme dental.
Em relação à erupção dentária e o risco de cárie, é CORRETO afirmar:
Fatores como a forma coronária e o número de raízes aumentam o período eruptivo dos incisivos e caninos e diminuem o dos molares.
O tempo necessário para que os molares permanentes entrem em oclusão é de, aproximadamente, oito meses desde a erupção inicial.
A erupção intrabucal alcança em poucos meses a exposição da primeira metade da coroa; a partir desse momento, a velocidade de irrompimento é ligeiramente aumentada, até a oclusão com seu antagonista.
A proximidade da época de erupção é evidenciada pelo aumento de volume do tecido gengival; a partir da erupção, em molares, a gengiva retrai-se muito vagarosamente de mesial para distal, expondo parcialmente a superfície oclusal, propiciando um maior acúmulo de placa.
Assinale a afirmativa INCORRETA:
A adequação do meio bucal executada na dentição decídua provoca redução acentuada no desenvolvimento de lesões em outros dentes decíduos presentes e nos primeiros molares que irromperem posteriormente.
O uso do cimento de ionômero de vidro, na fase de adequação do meio bucal, tem sido preferido ao do óxido de zinco e eugenol, devido à sua capaci-dade de liberação de flúor e maior adesão à estrutura dentária.
A adequação do meio bucal consiste na curetagem das lesões de cárie e no fechamento com óxido de zinco e eugenol ou cimento de ionômero de vidro.
A adequação do meio bucal auxilia no condicionamento do paciente, nas condições de resposta da polpa e na diminuição de microrganismos, permitindo a remineralização da dentina, eventualmente amolecida sob o material.
Assinale a alternativa que apresenta procedimento(s) que NÃO faz(em) parte da fase inicial de um plano de tratamento:
Adequação do meio bucal.
Elaboração do diagnóstico.
Avaliação integral do paciente.
Preenchimento e assinatura do termo de consentimento informado.
As afirmativas abaixo fazem parte de um guia de orientação aos pais e acom-panhantes de crianças na situação odontológica:
I. Nunca engane a criança; diga que vai levá-la ao dentista que, assim como o médico e o professor, são profissionais que se preocupam e empregam seus conhecimentos para o seu bem estar.
II. Se você lhe prometeu algum presente para melhorar sua conduta, não inclua o dentista nessas promessas, pois isso seria prejudicial para o andamento dos serviços.
III. A melhor condição para o tratamento é quando a criança está acompanhada de seus familiares no ambiente do consultório, mas, por razões relacionadas à biossegurança e para não dispersar a atenção da criança, preferimos que o acompanhante permaneça na sala de espera durante o tratamento.
IV. Não permita que seu filho se desenvolva só; ele poderá se sentir re-jeitado, com sérias conseqüências em seu comportamento futuro.
A opção CORRETA é:Apenas a afirmativa III é incorreta.
As afirmativas III e IV são incorretas.
As afirmativas II e IV são incorretas.
Em relação às principais teorias do desenvolvimento neuropsicológico da criança, é INCORRETO afirmar:
O condicionamento operante ou instrumental envolve o uso de recompensas e punições para modificar o comportamento de uma pessoa
Segundo a teoria psicanalítica, entre três e quatro anos de idade há uma mudança da organização da libido, que passa da região anal para a zona erógena genital, constituindo a fase fálica.
O condicionamento clássico ocorre quando uma nova associação é formada entre um sentimento, ação ou estado fisiológico e um evento que serve como estímulo.
Segundo a teoria cognitiva, formulada por Piaget, no período pré-operacional, que ocorre do nascimento aos 2 anos, a criança começa gradativamente a apresentar comportamentos que demonstram o desenvolvimento do raciocínio por classificação e a capacidade de ver as coisas pela perspectiva do outro.
O processo de estresse pode ser dividido, didaticamente, em fases. Fisiologicamente, duas fases constituem o processo de estresse: uma fase de alarme e uma fase refratária. Esta última (fase refratária) pode ser descrita pelas seguintes características:
Colapso energético do órgão vulnerável; aparecimento de uma patologia orgânica ou óbito súbito.
Retorno do organismo ao equilíbrio homeostático basal; ativação parassimpática; relaxamento geral do corpo e da mente.
Mobilização total do organismo; extrema atividade mental na busca da solução do agente estressor; taquicardia; sudorese; dor de cabeça; palidez; hipertensão; fadiga; insônia; dificuldade respiratória; falta de apetite; bruxismo cêntrico.
Em bebês, a higiene ou limpeza oral pode ser feita com água oxigenada na proporção de 1 medida de água oxigenada para 4 medidas de água. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.
A higiene oral deve começar a ser feita após o nascimento do primeiro dente.
Em crianças recém-nascidas, a higiene oral ajuda a evitar a candidíase.
Em crianças sem dentes, a higiene oral deve ser feita por meio de gaze, fralda ou dedeira.
Em dentes anteriores, a higiene oral deve ser feita por meio de gaze, fralda ou dedeira, com água oxigenada diluída em água.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...