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Considerando os conceitos estabelecidos no diagnóstico por meio de exames de modelos e de medidas cefalométricas em norma lateral, julgue os itens a seguir.
A avaliação do posicionamento da cúspide mesiovestibular do primeiro molar superior permanente no sulco mesiovestibular do primeiro molar inferior permanente não é suficiente para que seja definida a boa relação entre esses dois dentes.
Considerando os conceitos estabelecidos no diagnóstico por meio de exames de modelos e de medidas cefalométricas em norma lateral, julgue os itens a seguir.
O indivíduo está no final do surto de crescimento quando as vértebras cervicais C3 e C4, vistas pela telerradiografia em norma lateral, estão com a largura maior que a altura, sem concavidade na sua base.
Considerando os conceitos estabelecidos no diagnóstico por meio de exames de modelos e de medidas cefalométricas em norma lateral, julgue os itens a seguir.
O triângulo de McNamara, composto por Co-A, Co-Gn e AFAI (altura facial anterior inferior), relaciona a dimensão real da maxila em relação à mandíbula tanto no sentido ântero-posterior como no sentido vertical, o que o torna eficaz para detectar discrepâncias esqueléticas.
Considerando os conceitos estabelecidos no diagnóstico por meio de exames de modelos e de medidas cefalométricas em norma lateral, julgue os itens a seguir.
As grandezas cefalométricas ANB e Wits têm a mesma finalidade: avaliar a relação maxilomandibular. Quando o erro esquelético vertical é mais grave, a grandeza ANB é mais eficiente que a grandeza Wits.
A respeito do crescimento e do desenvolvimento craniofacial, julgue os seguintes itens.
O crescimento da maxila ocorre por meio de aposição óssea para frente e para baixo.
A respeito do crescimento e do desenvolvimento craniofacial, julgue os seguintes itens.
Durante o desenvolvimento e o crescimento craniofacial do indivíduo, a maxila e a mandíbula apresentam períodos de surto de crescimento praticamente na mesma época.
A respeito do crescimento e do desenvolvimento craniofacial, julgue os seguintes itens.
O deslocamento ósseo, que pode ser classificado como deslocamento primário ou secundário, é um mecanismo importante no crescimento e no desenvolvimento craniofacial.
Considere um paciente com o primeiro pré-molar superior esquerdo (dente 24) ausente; os dentes proximais à falha, o canino (dente 23) e o segundo pré-molar (dente 25), com restaurações plásticas menores e integridade pulpar. Acerca dos tratamentos possíveis e acessíveis para esse paciente, julgue os itens a seguir.
Se nenhum tratamento for aplicado para manter o espaço perdido, haverá, com o passar do tempo, migração dentária e conseqüente aparecimento de sinais e sintomas indicativos de distúrbio temporomandibular.
Considere um paciente com o primeiro pré-molar superior esquerdo (dente 24) ausente; os dentes proximais à falha, o canino (dente 23) e o segundo pré-molar (dente 25), com restaurações plásticas menores e integridade pulpar. Acerca dos tratamentos possíveis e acessíveis para esse paciente, julgue os itens a seguir.
Se o paciente em questão portar uma oclusão do tipo classe I de Angle, o fechamento ortodôntico poderia realocar o canino para uma posição mais correta, fechando o espaço ausente e evitando a destruição coronária dos dentes adjacentes.
O conhecimento dos mecanismos biológicos do crescimento e do desenvolvimento humano, em especial do complexo craniofacial, é de fundamental importância na avaliação odontológica em crianças e adolescentes. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
O desenvolvimento da face depende da influência indutora dos centros organizadores do prosencéfalo e do romboencéfalo.
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