Lista completa de Questões sobre Ortodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na transição da dentadura mista para a permanente, os primeiros molares permanentes podem sofrer ajustes no posicionamento, conforme o padrão esquelético de crescimento e o tamanho dos segundos molares decíduos. Nesse caso, da dentição decídua para a dentição permanente é menos provável que ocorra transição de
degrau distal para uma relação de classe I de molar.
plano terminal reto para uma relação de classe I de molar na dentição permanente.
degrau mesial suave para uma relação de classe I de molar na dentição permanente.
plano terminal reto para uma relação de classe II de molar na dentição permanente.
As figuras apresentadas acima apresentam os moldes das arcadas dentárias de um paciente. Assinale a opção correta quanto à fase da dentição em que o paciente se encontra e o tipo de má oclusão apresentado, de acordo com a classificação proposta por Angle.
1.º período transitório da dentadura mista e classe II, divisão1
2.º período transitório da dentadura mista e classe II, divisão 2
período inter-transitório da dentadura mista e classe II, divisão 2
2.º período transitório da dentadura mista e classe II, divisão 1
No que se refere às características de um paciente portador de má oclusão de classe II, divisão 1, de Angle, assinale a opção incorreta.
Os incisivos centrais superiores são verticalizados em relação aos incisivos laterais superiores.
A cúspide mesiovestibular do primeiro molar permanente superior é mesial em relação ao sulco mesiovestibular do primeiro molar permanente inferior.
Os caninos superiores são mesializados em relação aos caninos inferiores.
Esse paciente pode apresentar diastemas na região anterior do arco dentário superior.
O exame e a avaliação das deformidades dentofaciais devem ser feitos com base em documentação específica para tal, compreendendo exames radiográficos, modelos de estudo e de trabalho e fotos do paciente bem como exame clínico. Considerando o exame com a finalidade de estabelecer o diagnóstico e o planejamento da cirurgia, julgue os itens subseqüentes.
A osteotomia do tipo Le Fort I para avanço de maxila se impõe quando a classe III é causada por deficiência ântero-posterior da maxila ou ainda em deformidades combinadas, quando é necessário o recuo da mandíbula e avanço da maxila.
Segundo Peterson, dente impactado é aquele que não consegue irromper. Considerando que um dos preceitos filosóficos fundamentais da odontologia é a prevenção, impõe-se que a exérese do dente impactado seja feita antes que surjam complicações, isto é, tão logo o diagnóstico de impactação seja feito.
Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Um terceiro molar retido com a coroa inclinada para distal e entre a cervical do segundo molar e o plano oclusal, de acordo com Pell e Gregory, é classificado como retenção distoangular posição (ou classe) B.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A deglutição atípica com projeção lingual tem como prováveis causas a manutenção da deglutição infantil, a manutenção de hábitos de sucção prévios, episódios de amigdalites recorrentes, a ma-croglossia e a respiração bucal.
São possíveis tratamentos do hábito de sucção de dedo: aconselhamento, acompanhamento psicológico, fonoaudiologia, e tratamento ortodôntico através de barreiras mecânicas, como grades fixas e removíveis.
O hábito de sucção de dedo pode causar mordida aberta anterior, palato profundo e mordida cruzada posterior. Porém não pode causar inclinação vestibular de incisivos superiores e lingual de incisivos inferiores
A respiração bucal traz, como alterações extrabucais, componentes da denominada "face adenoi-deana", como face longa, estreita, dimensão vertical aumentada, narinas estreitas, incompetência labial e lingual, e fisionomia cansada, com acentuação de olheiras.
Assinale a alternativa CORRETA correspondente a um paciente com prognatismo mandibular (Classe III).
Mandíbula normal, mas com rotação posterior.
Uma base craniana normal, com uma mandíbula de comprimento excessivo.
Base craniana posterior longa, absorvendo ou não uma mandíbula muito curta ou normal.
Nenhuma das alternativas anteriores
Das alternativas abaixo, assinale a VERDADEIRA.
A mordida cruzada anterior dentária é originada, na maioria das vezes, pela guia de erupção palatina dos incisivos laterais permanentes em relação aos decíduos.
Cefalometricamente, na mordida cruzada anterior esquelética a mandíbula sempre possui uma protrusão acima do normal.
Cefalometricamente, na mordida cruzada anterior dentária a mandíbula e a maxila não se relacionam corretamente no sentido ântero-posterior.
A existência de espaço mésio-distal para o posicionamento de um incisivo superior cruzado não é fundamental, já que o problema é ântero-posterior.
A mais conhecida classificação das más oclusões foi a proposta por Edward Hartley Angle. Quanto a essa classificação, julgue os itens subseqüentes.
As principais características das más oclusões da Classe I de Angle são a quase sempre boa oclusão dos segmentos posteriores e as discrepâncias dentoalveolares anteriores positivas ou negativas.
A mais conhecida classificação das más oclusões foi a proposta por Edward Hartley Angle. Quanto a essa classificação, julgue os itens subseqüentes.
A principal diferença entre as más oclusões da Classe II, Divisão 1, e da Classe II, Divisão 2, é o modo de oclusão dos segmentos posteriores (áreas dos pré-molares e molares).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...