Lista completa de Questões sobre Periodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de trinta anos de idade, na vigésima oitava semana de gravidez, foi atendida em consultório odontológico apresentando gengivite, lesões de cárie extensas nas faces proximais dos quatro incisivos superiores, com imagens radiolúcidas próximas às respectivas câmaras pulpares, porém assintomáticos, ausência dos primeiros molares superiores, segundos molares superiores restaurados em resina composta na face oclusal, raízes residuais nas regiões dos dentes 34, 35, 36, 37, 44, 45 e 46, e dente 47 com remanescente coronário mésio-vestibular, porém extensa destruição coronária distolingual, com invasão de espaço biológico.
Considerando esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
O quadro de gengivite pode estar relacionado ao aumento da atuação de hormônios ovarianos na microcirculação gengival, bem como a uma maior produção de prostaglandinas na mulher grávida, que acarretariam a exacerbação da resposta inflamatória.Considere hipoteticamente uma paciente de 54 anos de idade, portadora de diabetes tipo 2 bem compensada, com periodontite crônica severa generalizada. Após terapia periodontal básica (fase 1), seguida de reavaliação periodontal e segundo momento de raspagem e alisamento radicular, ela apresentou melhora significativa com redução da profundidade de bolsa e do sangramento à sondagem na maioria dos sítios, porém com redução discreta da profundidade de sondagem e persistência do sangramento em algumas poucas bolsas periodontais mais profundas no segundo sextante. Como terapia periodontal complementar, optou-se por realizar cirurgia periodontal de acesso para raspagem.
Considerando que a linha do sorriso é alta, e o tecido gengival é delgado, assinale a alternativa correta.
Acerca do controle químico do biofilme em pacientes periodontais, é correto afirmar que soluções à base de clorexidina
A respeito da etiopatogenia e da prevenção da doença periodontal, julgue os itens subsecutivos. O controle do biofilme dentário por meios químicos, como colutórios contendo digluconato de clorexidina, óleos essenciais ou cloreto de cetilpiridínio, representa uma medida coadjuvante de prevenção da doença periodontal.
Com relação a procedimentos cirúrgicos na odontologia, julgue os itens subsecutivos. No caso de bolsas supra-ósseas associadas ao alargamento gengival profundo, a gengivectomia promove a reanatomização cirúrgica da superfície da mucosa.
Em 1999, a Academia Americana de Periodontia (AAP) promoveu o Workshop Internacional para Classificação das Doenças Periodontais, que modificou a maneira como as doenças periodontais são classificadas.
Considere a hipótese clínica de uma paciente de sexo feminino, 15 anos de idade, sem comprometimento sistêmico, que apresenta ausência de placa e cálculo visíveis, bolsas periodontais de 5 mm a 6 mm e defeitos ósseos angulares nos dentes 11, 21, 31, 36, 45 e 46, com perda de inserção média anual de 1,4 mm.
Nas definições da Nova Classificação das Doenças Periodontais (Armitage, 1999), é correto afirmar que a referida paciente apresenta periodontite
A respeito da etiopatogenia e da prevenção da doença periodontal, julgue os itens subsecutivos. Estudos epidemiológicos e clínicos estabeleceram a compreensão atual de que a gengivite se constitui como o estágio inicial da doença periodontal, que, se não tratada, evolui para uma periodontite, o estágio mais avançado da gengivite.
Acerca do atendimento de pacientes com alterações sistêmicas, julgue os itens subsecutivos. Durante a menopausa, a mulher não deve ser submetida a tratamento de raspagem periodontal, uma vez que as alterações hormonais, combinadas com o trauma local provocado pela raspagem, podem levar ao aparecimento de necroses gengivais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...