Lista completa de Questões sobre Planejamento Cirúrgico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Planejamento Cirúrgico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os procedimentos cirúrgicos extensos geralmente requerem a utilização de drogas antiinflamatórias para o controle da dor. Julgue os próximos itens, relativos a essas drogas.
A administração via oral de drogas antiinflamatórias nãoesteróides no pré-operatório adia o aparecimento da dor e reduz sua intensidade.
Você vai realizar uma exodontia de todo hemiarco superior esquerdo contendo os seguintes elementos: 21,22,25,26 e 28. Preferencialmente, qual o elemento dentário que deve ser extraído primeiro:
No planejamento de uma prótese total inferior de um paciente que possui mandíbula fina e atrófica, verificou-se a necessidade de exodontia do único elemento dentário presente (35), que se encontra hígido. Com o objetivo de diminuir o risco de fratura da mandíbula, a osteotomia, se necessária, e a avulsão deste dente devem ser realizadas, respectivamente, como uso de:
Odontologia - Planejamento Cirúrgico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um paciente com 60 anos de idade, alcoólatra e portador de cirrose hepática em estado avançado, necessita ter os dentes 16 e 23 extraídos, pois ambos estão destruídos por cárie e abscedados.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Nos dentes 16 e 23, em que a indicação é para a exodontia, recomenda-se que se faça a cirurgia o mais rápido possível.
Odontologia - Planejamento Cirúrgico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um paciente com 60 anos de idade, alcoólatra e portador de cirrose hepática em estado avançado, necessita ter os dentes 16 e 23 extraídos, pois ambos estão destruídos por cárie e abscedados.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Se o tempo de protrombina (TP) do paciente estiver em 35 segundos, é seguro operar esse paciente, pois, como o TP está em níveis normais, haverá coagulação.
Atenção: Para responder às questões de números 43 e 44, considere os dados abaixo.
Paciente com 21 anos de idade, sexo masculino, apresenta o dente 14 com a coroa profundamente destruída por cárie. A radiografia periapical mostra reabsorção interna em estágio avançado. A opção de tratamento recaiu sobre a exodontia.
Alguns cuidados pós-operatórios devem ser observados, dentre eles,
curetagem vigorosa.
compressas quentes imediatamente após a extração, por 15 a 30 minutos.
gargarejos anti-sépticos duas horas após o ato cirúrgico.
manutenção de esquírolas ósseas.
dieta líquida fria ou gelada no primeiro dia após o ato cirúrgico.
Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, tem indicação de extração cirúrgica dos dentes 44, 45 e 46 segundo o planejamento protético. Durante a anamnese, referiu convivência com familiar portador de hepatite B. São indicados os exames complementares:
Pacientes indicados para cirurgia e que fazem uso intra-venoso de heparina devem aguardar a realização do procedimento depois de sua suspensão por um mínimo de
24 horas
48 horas
72 horas
6 horas.
Para exodontia do dente 25, a fase preliminar do procedimento consta do preparo da boca com a utilização de uma substância anti-séptica. A seguir é realizada a anestesia e passa-se para a fase cirúrgica, realizada na seguinte seqüência:
Paciente com 21 anos de idade, sexo feminino, apresenta o dente 38 incluso, com indicação de extração cirúrgica. Nesse caso,
o controle de placa prévio à cirurgia não é eficaz para reduzir a incidência de alveolite.
a pericoronarite aguda não constitui empecilho à realização da cirurgia.
a antibioticoterapia prévia à realização da cirurgia não é indicada na presença de pericoronarite.
o controle de placa antes da cirurgia é eficaz para reduzir a incidência de alveolite.
o controle de placa antes da cirurgia é eficaz para reduzir a incidência de pericoronarite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...