Questões sobre Prótese

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Quando os arcos dentários se separam e os lábios se distendem durante o sorriso, geram-se espaços negativos ou fundos escuros da boca. O espaço localizado entre a superfície externa (vestibular) dos dentes superiores e os cantos direito e esquerdo da boca formam o chamado:

  • A.

    zênite gengival.

  • B.

    corredor bucal.

  • C.

    ameia gengival.

  • D.

    ameia incisal.

  • E.

    ameia cervical.

Uma condição agradável para a linha de sorriso de um paciente é quando esta é:

  • A.

    côncava e acompanha a curvatura do lábio superior.

  • B.

    convexa e reta.

  • C.

    convexa e acompanha a curvatura do lábio inferior.

  • D.

    triangular e côncava.

  • E.

    reta e acompanha a curvatura do lábio superior.

Principal constituinte químico de prótese dentária total:

  • A.

    Resina acrílica

  • B.

    Carbono

  • C.

    Policarbonato

  • D.

    Amalgama

  • E.

    Prata

Ainda com relação aos materiais utilizados na clínica odontológica, julgue os itens de 29 a 33.

A tecnologia CAD-CAM (computer aided design – computer aided manufactoring) utiliza sistemas totalmente cerâmicos de estruturas em camadas. Nesse caso, a infraestrutura é composta por uma cerâmica com propriedades mecânicas elevadas e é recoberta por outra cerâmica (porcelana) com melhores propriedade ópticas, para coroas de dentes posteriores e próteses parciais fixas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente com 47 anos de idade, sexo feminino, usa próteses totais superior e inferior. A força aplicada à mastigação

  • A.

    mostra aumento se houver divergências marcantes entre maxila e mandíbula.

  • B.

    concentra-se na região de primeiros pré-molares, ao mastigar alimentos mais duros.

  • C.

    equivale àquela exercida por homens, ao comparar a força máxima de mordida.

  • D.

    independe da consistência dos alimentos ingeridos e da prática de exercícios.

  • E.

    corresponde a 1/4 daquela apresentada por indivíduos com dentes naturais.

A relação oclusal em uma arcada dentária deve permitir que os dentes exerçam sua função específica sem sobrecarga, protegendo-os a longo prazo de desgastes e fraturas patológicas e redução do suporte periodontal. Assim sendo a respeito das relações ideais de oclusão, pode-se afirmar que:

  • A.

    em protusão, os dentes posteriores devem apresentar algum tipo de contato.

  • B.

    a oclusão cêntrica (OC) não depende da condição condilar da mandíbula.

  • C.

    a relação de máxima intercuspidação também é conhecida como oclusão habitual.

  • D.

    a relação de sobremordida ideal é topo a topo, ou com as faces incisais tocando.

  • E.

    o contato oclusais anteriores deve ser intensos de forma distribuir cargas com o posteriores.

Ao esculpir um padrão de cera para uma restauração o técnico deve ter em mente a anatomia do dente natural. A respeito da nomenclatura das estruturas e dos acidentes anatômicos presentes nos elementos dentários da dentição permanente, é correto afirmar que:

  • A.

    a crista marginal é a crista que une as cúspides mésio-palatina e disto vestibular dos primeiros molares superiores.

  • B.

    uma fosseta é a projeção piramidal, com base quadrangular, localizada na face oclusal de pré-molares e molares.

  • C.

    o Forame Cego é uma depressão resultante da invaginação do esmalte que delimita as cúspides deumdente.

  • D.

    o tubérculo de Carabelli é uma pequena saliência, localizada na porção mesial da face palatal de primeiros molares superiores.

  • E.

    o sulco principal é uma depressão puntiforme localizada logo abaixo do cíngulo, mas frequente no incisivo lateral superior.

Para a escultura em cerâmica é importante que o TPD tenha conhecimento de algumas regras estéticas. O zênite é o ponto mais apical do contorno gengival.A localização esteticamente mais adequada do zênite nos dentes superiores é:

  • A.

    mesialmente ao longo eixo da papila interdental.

  • B.

    distalmente ao longo eixo da papila interdental.

  • C.

    paralelamente ao longo eixo do dente.

  • D.

    mesialmente ao longo eixo do dente.

  • E.

    distalmente ao longo eixo do dente.

A característica e a distribuição da mucosa e da submucosa determinam a extensão da base de uma prótese total, também denominada área chapeável. Com relação aos limites da área chapeável de uma prótese superior e as zonas que a compõe, está correta a seguinte alternativa:

  • A.

    Na parte posterior da maxila, a área chapeável se limita entre o palato duro e o palato mole, deve-se fazerumsegmento reto ligando uma tuberosidade a outra.

  • B.

    A crista do rebordo alveolar é a zona de suporte principal que é destinada a suportar a carga mastigatória, ela deve ser aliviada quando o rebordo é do tipo lâmina de faca.

  • C.

    A zona de suporte secundário é uma faixa de 2 a 3 mm de largura que contorna a área chapeável emtoda sua sinuosidade.

  • D.

    A zona de selado periférico é a parte posterior da área chapeável, e fica na divisa do palato duro com o palato mole.

  • E.

    O limite posterior da área chapeável depende da quantidade de dentes que se deseja colocar na prótese total e da quantidade de dentes da arcada antagonista.

O ponto de contato entre pré-molares e molares super iores cor responde a uma área aproximadamente elíptica, de eixo maior cervico-oclusal, situada no terço cervical e ligeiramente destacada para lingual.

  • A.

    o esculpidor de Hollemback possui nas duas pontas ativas; uma em forma de lâmina de corte unilateral, e outra em forma de uma pequena calota de esfera.

  • B.

    a espátula número 7 para cera possui nas duas extremidades pequenas lâminas ativas em forma de chama, bianguladas e invertidas entre si.

  • C.

    o detalhamento da escultura, realizado nas fases finais, pode ser feito utilizando o instrumento na pega de caneta modificada.

  • D.

    o esculpidor Hollemback tem a função de remover grandes quantidades de cera, e é geralmente utilizado nas utilizado nas fases inicias da escultura.

  • E.

    a espátula Le Cron pode ser utilizada com empunhadura dígito-palmar, nas fases finais da escultura, quando buscamos cortes mais precisos.

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