Questões sobre Saúde Bucal Coletiva

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O flúor utilizado em doses adequadas é efetivo na prevenção da doença cárie, porém, se as doses forem excessivas, podem causar efeitos adversos. Pode-se dizer que

  • a.

    a ingestão de pequena quantidade, em dose única, é considerada uma intoxicação aguda e pode causar fluorose.

  • b.

    a ingestão de doses freqüentes, acima do recomendado, é considerada uma intoxicação aguda.

  • c.

    com o consumo disseminado de flúor, observa-se uma prevalência de fluorose moderada em parte significativa da população.

  • d.

    a intoxicação aguda, em quantidade acima do recomendado, além de náuseas e vômito, pode causar fluorose.

  • e.

    a intoxicação crônica, em quantidade acima do recomendado, pode causar fluorose.

As ações de recuperação envolvem o diagnóstico e o tratamento de doenças. Dessa forma é INCORRETO afirmar que

  • a.

    o diagnóstico deve ser feito o mais precocemente possível, assim como o tratamento deve ser instituído de imediato, de modo a deter a progressão da doença e impedir o surgimento de eventuais incapacidades e danos decorrentes.

  • b.

    os serviços de saúde, especialmente os de nível primário da assistência, devem buscar o adequado desempenho na recuperação da saúde com um tratamento curativo, eliminando cavidades abertas de cárie.

  • c.

    em relação ao diagnóstico, destaca-se a inclusão nas rotinas de assistência, de métodos que aprimorem a identificação precoce das lesões (biópsias e outros exames complementares).

  • d.

    a identificação precoce das lesões da mucosa bucal deve ser priorizada, garantindo-se, na rede assistencial, atendimento integral em todos os pontos de atenção à saúde, para acompanhamento e encaminhamento para tratamento nos níveis de maior complexidade.

  • e. o tratamento deve priorizar procedimentos conservadores, entendidos como todos aqueles executados para manutenção dos elementos dentários, invertendo a lógica que leva à mutilação, hoje predominante nos serviços públicos.

Os conteúdos de educação em saúde bucal devem ser pedagogicamente trabalhados, preferencialmente de forma integrada com as demais áreas, no âmbito das escolas, creches, asilos e espaços institucionais, sob uma ótica local, com apoio e participação das equipes das Unidades de Saúde, da seguinte maneira:

  • a.

    as atividades de educação em saúde bucal devem ser planejadas pelo técnico em higiene dental (THD), auxiliar de consultório dentário (ACD) e agente comunitário de saúde (ACS).

  • b.

    a execução e avaliação das ações coletivas devem ser feitas, exclusivamente, pelo THD, pelo ACD e pelo ACS.

  • c.

    considerando a importância do trabalho do cirurgião dentista no âmbito da assistência odontológica, sua atuação deve limitar-se exclusivamente à clínica.

  • d.

    os profissionais de saúde, enquanto cuidadores, devem exercer atividades que estimulem a reflexão para maior consciência sanitária e apropriação da informação necessária ao auto-cuidado.

  • e.

    a competência do cirurgião dentista é planejar, organizar e executar as ações coletivas de educação em saúde bucal sendo, em última instância, o responsável técnico-científico por tais ações.

As ações de saúde bucal devem se inserir na estratégia planejada pela equipe de saúde numa inter-relação permanente com as demais ações da Unidade de Saúde. Com vista às ações de promoção da saúde, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a.

    Trabalhar com redução no consumo de açúcares e abordagem do cirurgião dentista na orientação da escovação dos dentes para prevenção da cárie, doença periodontal e câncer bucal.

  • b.

    Trabalhar com políticas de alimentação saudável para reduzir o consumo de açúcares, abordagem comunitária para aumentar o auto-cuidado com a higiene corporal e bucal, política de eliminação do tabagismo e de redução de acidentes.

  • c.

    Trabalhar com abordagens sobre os fatores de risco ou de proteção simultâneos, tanto para doenças da cavidade bucal, quanto para outras doenças como diabete, hipertensão, obesidade, trauma e câncer.

  • d.

    A equipe de saúde deve fazer um esforço simultâneo para aumentar a autonomia e estimular práticas de auto-cuidado por pacientes, famílias e comunidades

  • e.

    Podem ser desenvolvidas no nível individual e /ou coletivo, buscando garantir acesso a escovas, pastas fluoretadas, além de procedimentos coletivos com ações educativo-preventivas.

A estruturação do Sistema de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde − SUS contempla equipamentos e serviços prestados nos diferentes níveis de atenção. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar

  • a.

    A atenção secundária e a terciária baseiam-se na garantia de critérios de acesso em função da análise de risco e das necessidades do usuário, com utilização de protocolos de referência e contra-referência.

  • b.

    A atenção básica deve procurar elaborar projetos de saúde individual e coletiva para usuários da rede, considerando perfil epidemiológico da população, as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde, em Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

  • c.

    Cabe à atenção básica incentivar práticas promocionais, o acolhimento e a inclusão do usuário, promovendo a otimização dos serviços.

  • d.

    A atenção especializada de média e alta complexidade está associada ao tipo de procedimento realizado, características dos equipamentos utilizados e disponibilidade de profissionais especializados.

  • e.

    A inclusão, nas rotinas de assistência, de métodos diagnósticos que identifiquem precocemente as lesões − biópsias e exames complementares − são estratégias da atenção secundária.

Na prevenção de cárie dentária, o dentifrício fluorado tem-se mostrado efetivo. Contudo, crianças de 2 a 4 anos de idade deglutem, em média, 50% do dentifrício utilizado na escovação e crianças de 5 a 7 anos, cerca de 25%. Com o objetivo de reduzir a potência deste fator de risco para fluorose dentária, é indicado

  • a.

    orientar pais ou responsáveis a supervisionar as escovações domésticas pelo menos até os 3 anos de idade, para instruir a criança a não engolir a espuma da escovação.

  • b.

    dispensar uma quantidade de dentifrício correspondente a, no máximo, metade da largura da ponta ativa da escova dental com o tubo de dentifrício em posição perpendicular ao longo eixo da escova.

  • c.

    orientar pais ou responsáveis a colocar na escova dental pequena quantidade de dentifrício, utilizando a técnica longitudinal ultrapassando metade da extensão da ponta ativa.

  • d.

    utilizar, para as crianças maiores de 4 anos, a técnica que consiste em pressionar levemente o tubo de modo a que fique retida, na parte interna da tampa, uma pequena quantidade de pasta, pressionando em seguida a ponta ativa da escova contra a parte interna da tampa.

  • e.

    utilizar a técnica transversal nos primeiros anos de vida, mantendo-a, no máximo, até aproximadamente os 4 anos de idade.

O planejamento de programas de saúde que adotam a estratégia populacional como abordagem para a promoção de saúde deve contemplar

  • a.

    participação de formadores de opinião identificados com práticas deletérias à saúde em seu ambiente de trabalho.

  • b.

    métodos de educação direcionados ao público infantil, em atividades esporádicas e intermitentes.

  • c.

    introdução de práticas de marketing que encorajem a venda de produtos de alto valor calórico em contextos de dificuldades protéicas.

  • d.

    educação de lideranças comunitárias para melhorar comportamentos individuais de saúde em contextos de baixa coesão social.

  • e.

    o encorajamento de comportamentos pela modificação do ambiente, como melhorias de higiene em escolas e locais de trabalho.

No Setor de Saúde Suplementar observa-se que os programas de promoção da saúde constituem um dos elementos estratégicos com objetivo de equilibrar os gastos com assistência médico-odontológica nas empresas. É coerente com este propósito que

  • a.

    o aumento dos custos de saúde relacionados ao estilo de vida resulte em aumento do absenteísmo e na melhoria da saúde dos indivíduos.

  • b.

    a identificação de indivíduos de baixo risco e programas de modificação de comportamento aumentem o risco de doenças e reduzam os custos relacionados.

  • c.

    o estímulo à integração de programas de promoção da saúde esteja articulado ao esforço de avaliação e regulação, pois o objetivo de diminuir os custos de atenção à saúde nas empresas pode entrar em conflito com o de garantir melhor qualidade de vida aos trabalhadores.

  • d.

    a melhoria do clima organizacional induza ao aumento da produtividade devido ao aumento do absenteísmo e da rotatividade de trabalhadores.

  • e.

    adoção de programas preventivos seja uma decisão dos gestores das empresas com objetivo de recrutar e conservar empregados estratégicos, aumentando a produtividade da empresa e os seus gastos com assistência médica.

A organização do processo de trabalho nos serviços de saúde bucal no SUS (Sistema Único de Saúde) visa à ampliação e qualificação da assistência por meio de

  • a.

    atendimento de urgência na atenção terciária e cuidados complementares em outras unidades de saúde, como pronto socorro e hospital, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização.

  • b.

    maximização da hora-clínica do cirurgião-dentista para otimizar a assistência, com 75% a 85% das horas contratadas dedicadas ao atendimento da população.

  • c.

    atendimento ambulatorial na atenção secundária e referência aos Centros de Especialidades Odontológicas, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização.

  • d.

    adequação da disponibilidade de recursos humanos segundo o fluxo de demanda da realidade nacional.

  • e.

    maximização da hora-clínica do cirurgião-dentista para otimizar a assistência, com 75% a 85% das horas contratadas dedicadas a atividades educativas e preventivas ao nível coletivo.

Analise o gráfico abaixo que retrata o quadro epidemiológico de cárie no Brasil.

A redução na severidade da cárie requer que a freqüência do uso de produtos fluorados, segundo o acesso à água fluoretada, seja indicada em conformidade com:

  • a.

  • b.

  • c.

  • d.

  • e.

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