Questões sobre Saúde Bucal Coletiva

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O planejamento estratégico dos serviços de saúde compõe-se de momentos com suas especificidades. Assim, o planejamento estratégico é

  • A.

    explicativo: destinado a selecionar problemas analisando-os, encontrando suas causas.

  • B.

    estratégico: onde se selecionam problemas e descartam-se outros.

  • C.

    tático-operacional: nele é feito um diagnóstico da situação encontrada.

  • D.

    normativo: define os obstáculos que devem ser superados.

Os blocos de financiamento destinados ao custeio de ações e serviços de saúde são constituídos por componentes conforme

  • A.

    programação pactuada integrada.

  • B.

    os serviços de saúde.

  • C.

    a pactuação das macro e microregionais.

  • D.

    as especificidades de suas ações e os serviços de saúde pactuados.

O pacto dos indicadores da Atenção Básica deve ser realizado entre

  • A.

    Municípios.

  • B.

    Estados e Municípios.

  • C.

    Ministério da Saúde, Estados e Municípios.

  • D.

    Estados.

A Portaria MS 493/2006 objetiva incluir no plano preventivo-terapêutico da primeira consulta odontológica programada:

  • A.

    apenas ações básicas.

  • B.

    ações de média e alta complexidade.

  • C.

    atendimento emergencial.

  • D.

    atendimento de urgência.

Os programas preventivos baseados em critérios de risco devem respeitar o princípio da

  • A.

    universalidade.

  • B.

    integralidade.

  • C.

    eqüidade.

  • D.

    descentralização.

A co-gestão, ao elaborar um plano de saúde bucal em um município, aponta para a participação efetiva apenas

  • A.

    da coordenação de saúde bucal.

  • B.

    do conjunto dos agentes sociais envolvidos.

  • C.

    do gestor municipal.

  • D.

    dos representantes dos usuários.

O principal objetivo das práticas educativas, como processo social, é desenvolver na população

  • A.

    aprendizagem.

  • B.

    habilidades.

  • C.

    hábitos de higiene.

  • D.

    consciência crítica.

No processo educativo de Educação em Saúde Bucal os conhecimentos da população referentes à saúde são próprios do domínio

  • A.

    afetivo.

  • B.

    cognitivo.

  • C.

    psicomotor.

  • D.

    coletivo.

Em saúde bucal, os indicadores mais comumente usados para medir a freqüência das doenças são:

  • A.

    fatores de risco.

  • B.

    incidência e estudo de coorte.

  • C.

    prevalência e letalidade.

  • D.

    prevalência e incidência.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde na Carta de Ottawa (WHO, 1986), são considerados princípios da promoção da saúde:

  • A.

    fluoretação, diagnóstico precoce e política pública saudável.

  • B.

    reorientação dos serviços de saúde, ação comunitária e política pública saudável.

  • C.

    aplicação tópica de flúor, reorientação dos serviços de saúde e diagnóstico precoce.

  • D.

    ação comunitária, reorientação dos serviços de saúde e fluoretação

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