Questões sobre SUS

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Com base na Lei 8080/90, ter acesso garantido aos serviços de saúde para a totalidade da população em quaisquer níveis de assistência, sem predileção ou privilégios de qualquer natureza, refere-se a qual princípio do SUS?

    A) Equidade.

    B) Intersetorialidade.

    C) Universalidade.

    D) Resilência.

    E) Integralidade da assistência.

O correto entendimento do conceito da Atenção Primária ou Atenção Básica pode ser possível a partir do conhecimento de seus princípios ordenadores: o primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade ou abrangência, e a coordenação. (STARFIELD, 2002).

O primeiro contato está relacionado:

    A) Acessibilidade e o uso de serviços para cada novo problema para os quais se procura atenção à saúde.

    B) Aporte regular de cuidados pela equipe de saúde. Consistem, ao longo do tempo, num ambiente de relação mútua e humanizada entre a equipe de saúde, indivíduos e família.

    C) Ações programadas para aquele serviço e qual a sua adequação às necessidades da população. Sua resposta a essas demandas enquanto capacidade resolutiva.

    D) Capacidade do serviço em garantir a continuidade da atenção, o seguimento do usuário no sistema ou a garantia da referência a outros níveis de atenção quando necessário.

Avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda sua complexidade requer olhar multifacetado sobre todas as esferas de gestão e demanda a consideração de, pelo menos, três dimensões distintas: avaliação da satisfação de usuários e trabalhadores; dos serviços de saúde e dos dados secundários estruturados a partir de bases de dados nacionais do SUS.

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; REIS, Regimarina Soares. Gestão Pública em Saúde: os desafios da avaliação em saúde. São Luís: UNASUL, 2016, com adaptações.

Considerando as questões de monitoramento e avaliação do SUS, julgue os itens a seguir. 
A percepção do usuário é coletada no PMAQ-AB no momento da avaliação externa. Com base na análise dessa percepção, desejava-se observar a satisfação dos usuários acerca do cuidado produzido pelas equipes inseridas na atenção primária.

Avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda sua complexidade requer olhar multifacetado sobre todas as esferas de gestão e demanda a consideração de, pelo menos, três dimensões distintas: avaliação da satisfação de usuários e trabalhadores; dos serviços de saúde e dos dados secundários estruturados a partir de bases de dados nacionais do SUS.

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; REIS, Regimarina Soares. Gestão Pública em Saúde: os desafios da avaliação em saúde. São Luís: UNASUL, 2016, com adaptações.

Considerando as questões de monitoramento e avaliação do SUS, julgue os itens a seguir. 
O uso da Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ) sugestionou que o gestor estadual autoavaliasse os serviços da atenção primária dos respectivos municípios, ao preencher esse instrumento avaliativo.

Avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda sua complexidade requer olhar multifacetado sobre todas as esferas de gestão e demanda a consideração de, pelo menos, três dimensões distintas: avaliação da satisfação de usuários e trabalhadores; dos serviços de saúde e dos dados secundários estruturados a partir de bases de dados nacionais do SUS.

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; REIS, Regimarina Soares. Gestão Pública em Saúde: os desafios da avaliação em saúde. São Luís: UNASUL, 2016, com adaptações.

Considerando as questões de monitoramento e avaliação do SUS, julgue os itens a seguir. 
O PMAQ-AB avaliava os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), pois esses serviços, assim como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), compõem a Atenção Primária.

Considerando a Portaria nº 2.436, deverá estar afixado em local visível, próximo à entrada da Unidade Básica de Saúde, EXCETO:

    A) Identificação e horário de atendimento.

    B) Mapa de abrangência, com a cobertura de cada equipe.

    C) Relação de serviços disponíveis.

    D) Mapa da Rede de Atenção à Saúde.

    E) Detalhamento das escalas de atendimento de cada equipe.

Avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda sua complexidade requer olhar multifacetado sobre todas as esferas de gestão e demanda a consideração de, pelo menos, três dimensões distintas: avaliação da satisfação de usuários e trabalhadores; dos serviços de saúde e dos dados secundários estruturados a partir de bases de dados nacionais do SUS.

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; REIS, Regimarina Soares. Gestão Pública em Saúde: os desafios da avaliação em saúde. São Luís: UNASUL, 2016, com adaptações.

Considerando as questões de monitoramento e avaliação do SUS, julgue os itens a seguir. 
O Programa Nacional de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) inseriu-se como um programa de melhoria da atenção primária brasileira, com o principal objetivo de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da oferta de cuidado.

Avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda sua complexidade requer olhar multifacetado sobre todas as esferas de gestão e demanda a consideração de, pelo menos, três dimensões distintas: avaliação da satisfação de usuários e trabalhadores; dos serviços de saúde e dos dados secundários estruturados a partir de bases de dados nacionais do SUS.

OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de; REIS, Regimarina Soares. Gestão Pública em Saúde: os desafios da avaliação em saúde. São Luís: UNASUL, 2016, com adaptações.

Considerando as questões de monitoramento e avaliação do SUS, julgue os itens a seguir. 
O PMAQ-AB deixou de ser usado como ferramenta de avaliação de desempenho de equipes. Com a publicação da Portaria GM/MS no 2.979/2019, que estabeleceu novo formato de financiamento das equipes de atenção primária, foi estimulado o monitoramento de equipes com base na análise de indicadores de desempenho.

Em consonância com os anseios da sociedade brasileira, ocorreu, em setembro de 1986, a I Conferência Nacional de Saúde Bucal, que expôs, no respectivo relatório final, a necessidade de se implantar uma Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) inserida nos preceitos estabelecidos pela VIII Conferência Nacional de Saúde de 1986. Nesse cenário e no contexto da reforma sanitária no Brasil, na década de 1970 do século 20, que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), e considerando a saúde na respectiva integralidade, a saúde bucal está regulamentada pela Constituição Federal de 1988 e pelas Leis Orgânicas de Saúde (Leis Federais no 8.080/1990 e no 8.142/1990).

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 
No que se refere à reabilitação protética, é importante enfatizar que os profissionais da Atenção Primária à Saúde devem realizar a referência de usuário ao atendimento de média complexidade quando estes necessitarem de instalação de próteses elementares.

Em consonância com os anseios da sociedade brasileira, ocorreu, em setembro de 1986, a I Conferência Nacional de Saúde Bucal, que expôs, no respectivo relatório final, a necessidade de se implantar uma Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) inserida nos preceitos estabelecidos pela VIII Conferência Nacional de Saúde de 1986. Nesse cenário e no contexto da reforma sanitária no Brasil, na década de 1970 do século 20, que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), e considerando a saúde na respectiva integralidade, a saúde bucal está regulamentada pela Constituição Federal de 1988 e pelas Leis Orgânicas de Saúde (Leis Federais no 8.080/1990 e no 8.142/1990).

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 
Ter região de saúde e população definidas é um elemento fundamental para a implementação das redes de atenção à saúde. Nesse sentido, os profissionais de Centros de Especialidades Odontológicas devem reconhecer as necessidades de tratamento das populações adscritas para efetivação da oferta de cuidado no âmbito da atenção especializada em saúde.

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