Lista completa de Questões sobre Técnica Radiográfica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O uso de radiografia bite-wing para confirmação do diagnóstico
é desnecessária, uma vez que não detecta a perda óssea alveolar marginal.
é ineficaz, pois mostra a distância entre a crista alveolar e a junção cemento-esmalte.
tem menor sensibilidade que a medida da perda de inserção pela sondagem.
apresenta maior especificidade em adolescentes e adultos jovens.
é suficiente, isoladamente, para a conclusão diagnóstica.
Uma das competências exigidas do técnico de higiene bucal é realizar ações de apoio ao atendimento clínico em saúde. Para isso, é necessário que ele conheça equipamentos, instrumentos e materiais usados na prática odontológica. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
Na técnica da bissetriz, a orientação inadequada do tubo pode resultar em imagem radiográfica encurtada.
Nem todas as dentições, nem todos os dentes, nem mesmo todas as superfícies de um dado elemento dental, em uma dentição, são igualmente propensos a desenvolver cárie dentária. Em relação à cárie dentária, que continua sendo a doença que mais comumente afeta os seres humanos, julgue os itens a seguir.
A radiografia periapical não mostra se a cavidade cariosa está presente ou não, contudo, a probabilidade de se detectar uma cavitação aumenta com a extensão radiográfica da lesão.
A cirurgia bucomaxilofacial, em sua complexidade, possui princípios básicos como todas as cirurgias e segue determinadas regras estabelecidas para as cirurgias. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Trauma importante na região de sínfise de mandíbula propicia alta incidência de fraturas. Nesses casos, são indicadas as radiografias das regiões do corpo e do ângulo mandibular, áreas com maior frequência de fraturas.
Acerca de conceitos utilizados na radiologia bucomaxilofacial, julgue os próximos itens.
A técnica de Towne, que consiste em obter uma imagem do crânio em uma posição tal que se visualize melhor os côndilos da mandíbula, é indicada também para avaliação dos seios da face.
Instruções: Para resolução das questões de números 56 a 59, considere o enunciado a seguir
Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, é levado pelos pais ao consultório odontológico 30 minutos após sofrer uma queda no playground. O exame físico mostra feridas na região do mento. A criança relata dor e chora muito. Observa-se que os dentes 51 e 61 estão intruídos.
Com objetivo de detectar a presença de fratura óssea na região do mento, é necessário realizar tomada radiográfica
periapical.
oclusal superior.
panorâmica.
interproximal.
carpal.
A técnica radiográfica intrabucal que permite a detecção de anomalias nas raízes dos dentes é:
bite-wing.
periapical.
interproximal.
oclusal.
panorâmica.
Instruções: Para resolução das questões 47 e 48, considere o enunciado a seguir.
Paciente com 21 anos de idade, sexo feminino, relata história anterior de dor no dente 25, acrescida de episódios recentes de dor ao calor, aliviada por estímulos frios.
A técnica radiográfica intraoral que permite melhor visualização da região periapical, a partir da hipótese diagnóstica de pulpite irreversível, é
bissetriz.
projeção paralela.
cefalométrica.
ortopantomográfica.
oclusal.
Paciente com 32 anos de idade, sexo feminino, busca no implante dentário a resolução para a perda do dente 44.
Utilizando a técnica do paralelismo, com objetivo de identificar a distância horizontal entre o forame mentoniano e o dente 43, a correta angulação do feixe de raios X em relação à tangente do arco na área entre o forame e este dente é
em ângulo de 60°.
em ângulo de 45°.
distal.
mesial.
perpendicular.
Um paciente com 10 anos de idade, após sofrer acidente durante jogo de futebol, procurou atendimento odontológico, queixando-se de dor na região ântero-superior e apresentando edema labial e fratura coronária dos dentes 11 e 21. A fratura do dente 21, no terço médio, envolvia os dois ângulos e apresentava mobilidade leve, sem sinais de deslocamento dentário. O dente 11 apresentava fratura do ângulo mesial, envolvendo mais esmalte que dentina, e não apresentava mobilidade. O teste de vitalidade foi positivo nos dois dentes. Os demais dentes apresentavam vitalidade positiva e não havia sinais clínicos de fratura ou mobilidade. O exame radiográfico revelou que a fratura do dente 21 era muito próxima da polpa coronária e não havia imagem compatível com fratura radicular ou mesmo deslocamento da raiz. No dente 11, havia evidência de traço oblíquo sugestivo de fratura radicular no terço cervical, sem deslocamento radicular ou coronário.
Com referência ao quadro clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
Uma tomografia pode fornecer mais detalhes sobre o traço de fratura, se forem necessários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...