Lista completa de Questões de Odontologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à odontologia preventiva, julgue os itens subsequentes.
A odontologia preventiva visa detectar, abordar e controlar o mais precocemente possível o aparecimento de doenças bucais.
Acerca da terapêutica restauradora da cárie dental, julgue os itens subsecutivos.
Quando realizadas em dentes com coroas clínicas parcial ou totalmente destruídas, as cavidades protéticas não deixam de ser também terapêuticas, pois reconstroem o dente e funcionam como retentores ou apoio das próteses.
Com relação ao preparo adequado do dente para a restauração, julgue os itens que se seguem.
Os ângulos diedros e triedos das cavidades de classe III recebem, de acordo com as regras de nomenclatura, a denominação das paredes que os formam, cuja junção forma ângulos diedros e triedos incisais.
Acerca de queratocisto, julgue os itens que se seguem. Os mecanismos patogenéticos que favorecem o crescimento e a expansão dos queratocistos incluem alto índice de proliferação, superexpressão da proteína apoptótica Bcl-2 e expressão das metaloproteinases da matriz MMP (2 e 9).
Quanto à odontologia preventiva, julgue os itens subsequentes.
Na odontologia preventiva terciária, procura-se evitar a perda da função mastigatória.
Em relação à odontologia estética, julgue os itens a seguir.
Os pinos estéticos são contraindicados na substituição de núcleos metálicos fundidos em coroas muito destruídas, especialmente quando associados ao preenchimento com resinas compostas.
Com relação ao preparo adequado do dente para a restauração, julgue os itens que se seguem.
A cavidade preparada em um dente é classificada, de acordo com o número de paredes e profundidade envolvidas, em simples, composta ou complexa.
Acerca de queratocisto, julgue os itens que se seguem. Os queratocistos apresentam comportamento clínico agressivo e taxa de recidiva significativa e podem estar associados à síndrome do carcinoma nevóide espinocelular.
Uma criança de dez anos de idade sofreu queda durante atividades esportivas na escola. O lábio superior e a mucosa labial sofreram escoriações superficiais, o incisivo central direito sofreu avulsão, o incisivo central esquerdo sofreu fratura coronária no terço médio e o fragmento do dente penetrou na região anterior da língua. Os procedimentos iniciais realizados na escola foram: limpeza da região com água, retirada do fragmento do dente na língua, compressão da língua devido a sangramento abundante e, por último, encaminhamento ao cirurgião dentista. Os fragmentos de dente, assim como o dente avulso, foram lavados e colocados em soro fisiológico. Após três horas do acidente, a criança foi atendida.
Com relação ao quadro clínico acima e às condutas a serem seguidas no caso de traumatismos na cavidade bucal, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso, nunca há necessidade de sutura na língua, pois o tecido afetado se regenera rapidamente.
Quanto à odontologia preventiva, julgue os itens subsequentes.
É vedado ao técnico de saúde em consultório dentário realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...