Lista completa de Questões de Odontologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, por telefone, relata estar com dor latejante na região dos molares inferiores esquerdos. A dor teve início no dia anterior (sábado), no final da tarde, e, no momento, a intensidade estava maior. O paciente diz que um dos dentes dessa região foi submetido a tratamento endodôntico e restaurado há 4 dias.
Com base no histórico acima, julgue os itens de 96 a 100.
Considere que o paciente seja atendido no consultório e apresente o seguinte quadro clínico.
Não foi observado inchaço ou edema intra-bucal. Não havia febre nem linfadenite. Havia pouco desconforto à palpação apical e muita sensibilidade à percussão. No exame radiográfico, observou-se rarefaciência óssea periapical no ápice radicular da raiz mesial do dente 37, obturado endodonticamente.
Nessa situação, é correto concluir que se trata de dor traumática à última sessão endodôntica ou que a restauração possa estar em contato prematuro. Por isso, deve-se aliviar o contato oclusal do dente em questão e orientar o paciente a continuar usando analgésico, com dosagem aumentada (dentro da indicação), por mais 48 horas, e a suspender o antibiótico.
Acerca das resinas compostas e de sua técnica de utilização, julgue os itens a seguir.
O grau de conversão da resina composta é inversamente proporcional à contração de polimerização e tem grande importância durante a inserção da resina em cavidades compostas em dentes posteriores.
Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, procurou atendimento odontológico apresentando como queixa principal dor na região dos incisivos central e lateral direito superior acompanhada de pequeno aumento de volume e presença de pequena bolha na mucosa da região correspondente à raiz dos dentes. O exame clínico mostrou coroas metalocerâmicas com sobrecontorno, fístula, edema e hiperplasia gengival na região dos incisivos superiores do lado direito. O exame radiográfico revelou excessos proximais das coroas metalocerâmicas, alargamento do espaço pericementário nos dentes 21 e 22, área radiolúcida difusa na região periapical do dente 22.
Julgue os itens subseqüentes acerca do caso clínico descrito.
As novas coroas devem ser feitas em porcelana pura para evitar novos problemas de sobrecontorno e irritação da gengiva marginal pelo metal
Um paciente de 16 anos de idade foi submetido a avaliação clínica e radiográfica de rotina logo após conclusão de tratamento ortodôntico com aparelho fixo por 5 anos. O exame clínico mostrou opacidades nos primeiros molares inferiores em toda a região cervical vestibular, demais dentes clinicamente hígidos, gengivite marginal generalizada e hipertrofia moderada das papilas interdentais. No exame radiográfico, observou-se o seguinte: dente 17 com área radiolúcida em dentina atingindo mais da metade da espessura da mesma; dente 15 com área radiolúcida na mesial e distal atingindo toda a espessura do esmalte; dente 14 com área radiolúcida na distal atingindo metade da espessura do esmalte; dente 25 com área radiolúcida na distal, abaixo do ponto de contato, atingindo terço médio da dentina.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens de 88 a 94.
A gengivite marginal provavelmente decorreu da dificuldade de higienização durante tratamento ortodôntico.
Um paciente, por telefone, relata estar com dor latejante na região dos molares inferiores esquerdos. A dor teve início no dia anterior (sábado), no final da tarde, e, no momento, a intensidade estava maior. O paciente diz que um dos dentes dessa região foi submetido a tratamento endodôntico e restaurado há 4 dias.
Com base no histórico acima, julgue os itens de 96 a 100.
O paciente deve ser orientado a tomar analgésico e antibiótico, nas dosagens recomendadas, o mais rapidamente possível, para melhorar a dor e evitar que algum processo se desenvolva, e, no dia seguinte (segunda-feira), deve procurar o consultório.
Acerca das resinas compostas e de sua técnica de utilização, julgue os itens a seguir.
O preparo cavitário para uma restauração em resina composta em dente anterior, de modo geral, restringe-se à remoção da dentina cariada e todo o esmalte que esteja sem suporte dentinário.
Na prática odontológica, os exames clínico e radiográfico são rotineiros no atendimento e acompanhamento dos pacientes. Acerca do exame radiológico, julgue os itens a seguir.
A dose de radiação absorvida em uma radiografia panorâmica é apenas um pouco maior do que a dose absorvida durante o exame de uma única radiografia periapical, independentemente do tipo de filme utilizado.
Um paciente de 30 anos de idade necessita de tratamento no dente 36. O exame clínico mostrou fratura da face lingual subgengival e restauração MOD de amálgama fraturada na porção distal. Na papila entre os dentes 36 e 37, há um pólipo invadindo a distal da cavidade. A radiografia revelou que a margem distal da cavidade está na altura da crista marginal e que o dente apresenta tratamento endodôntico satisfatório.
Nessa situação,
o tratamento gengival mais indicado para remover a hiperplasia é uma gengivoplastia.
Paciente com 18 anos de idade necessita de tratamento odontológico para correção de problema estético decorrente da presença de diastemas na região dos incisivos laterais superiores. O exame clínico e radiográfico revelou: retenção prolongada do dente 53, sem reabsorção radicular na posição do dente 12 e ausência do 12, dente 22 conóide, contorno gengival irregular na região anterior, oclusão de classe I de Angle e caninos superiores ocluindo entre caninos e laterais inferiores. Considerando a conduta clínica a ser adotada no caso clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
A harmonia do contorno gengival pode ser obtida por meio de uma gengivoplastia.
Um paciente jovem relatou ter sofrido acidente que comprometeu os dentes 11 e 21 há 3 ou 4 anos. Procurou o profissional devido à alteração da cor na coroa de um deles (11), observada recentemente. No exame radiológico, observou-se rarefaciência óssea periapical nos dentes 11 e 21. Na época do acidente, o tratamento endodôntico feito no dente 21 foi satisfatório. Ambos estão assintomáticos.
Com base no histórico acima, julgue os itens que se seguem.
No tratamento endodôntico do dente 11 e no retratamento do dente 21, a clorexidina é uma das melhores escolhas como agente irrigador e medicamento intracanal (com o hidróxido de cálcio). As características aniônicas da molécula reagem prontamente com a parede celular bacteriana, alterando a permeabilidade da membrana celular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...