Lista completa de Questões de Odontologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente do sexo masculino, com dezesseis anos de idade, sem alterações sistêmicas, foi atendido em consultório odontológico apresentando ausência do primeiro molar em todos os quadrantes, periodontite moderada generalizada e lesão de cárie extensa no segundo molar superior direito, com invasão da câmara pulpar, porém assintomático.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico endodôntico mais provável para o dente 17 é o de pulpite irreversível.
Com relação à prevenção da doença periodontal e da cárie, julgue os itens subsecutivos. A técnica original de Bass foi idealizada para a massagem e a estimulação gengival.
Com relação ao tratamento ortodôntico, julgue os itens a seguir.
O odontólogo deve avaliar a respiração do paciente, dado que os respiradores bucais apresentam, geralmente, constrição do arco maxilar, palato ogival e hipoplasia de terço médio da face.
Odontologia - Traumatismo Bucomaxilofacial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta, a respeito de traumatologia bucomaxilofacial.
As fraturas de cabeça da mandíbula tratadas cirurgicamente podem resultar em mordida aberta anterior indesejada, cerca de dez vezes menor se comparadas ao tratamento incruento.
Em cirurgias para tratamento de fraturas maxilares isoladas, não é necessário fazer a fixação intermaxilar transoperatória, uma vez que a maxila é um osso fixo no crânio.
Incisões pré-auriculares podem ser usadas, como as de Dingman, Kellibian e Thoma, para acesso direto ao arco zigomático.
Com o avanço dos sistemas de fixação interna rígida, todas as fraturas mandibulares podem ser tratadas com acesso intrabucal.
O acesso cirúrgico subpalpebral é o mais indicado, para tratamento de fraturas do tipo blow out, uma vez que tal fratura sempre ocorre no assoalho da órbita.
Com relação à prevenção da doença periodontal e da cárie, julgue os itens subsecutivos. A morfologia da dentição e o fenótipo gengival não são importantes na determinação do método de escovação.
Com relação ao tratamento ortodôntico, julgue os itens a seguir.
Durante o exame inicial para o diagnóstico ortodôntico, o odontólogo deve avaliar se há discrepância entre o espaço disponível e a soma das larguras mesiodistais dos dentes do paciente.
Odontologia - Traumatismo Bucomaxilofacial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de exames complementares para a realização de diagnósticos em pacientes vítimas de trauma, assinale a opção correta.
A radiografia panorâmica permite visualizar fraturas em toda a extensão da mandíbula, incluindo-se os côndilos.
O exame radiográfico periapical completo deve ser solicitado no primeiro atendimento, para verificar possíveis fraturas dentárias em caso de fraturas faciais complexas.
Em pacientes inconscientes, é mais indicada a realização de radiografias póstero-anteriores.
A técnica de Hirtz com incidência sub-mento-vértex é indicada para pacientes com fraturas de linha média mandibular.
A incidência póstero-anterior conhecida como técnica de Towne causa um alongamento na imagem, impedindo a visualização de fraturas em sínfise mandibular.
Com relação à prevenção da doença periodontal e da cárie, julgue os itens subsecutivos. Na presença de mancha branca, a hidroxiapatita remineralizada é mais resistente à ação dos ácidos que a hidroxiapatita natural.
Com relação ao tratamento ortodôntico, julgue os itens a seguir.
A realização de ancoragem esquelética mediante mini-implantes e miniplacas possibilita ao paciente uma variedade de movimentos ortodônticos, inclusive de dentes posteriores.
Odontologia - Traumatismo Bucomaxilofacial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considere que um paciente de treze anos de idade, vítima de queda da própria altura, tenha sido conduzido ao pronto-socorro com ferimento corto-contuso na base do mento, com mordida aberta anterior e com trismo mandibular. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de
fratura parasinfisária na mandíbula.
fratura mandibular na linha média.
fratura condilar bilateral.
deslocamento dos incisivos para lingual.
fratura maxilar com impacção na região dos incisivos e deslocamento inferior na região dos molares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...