Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No bloqueio do nervo alveolar superior médio, os dentes superiores anestesiados são:
canino, primeiro e segundo pré-molares.
primeiro e segundo pré-molares.
incisivo lateral, canino e primeiro pré-molar.
segundo pré-molar, primeiro e segundo molares.
primeiro e segundo pré-molares e raiz mésio-vestibular do primeiro molar.
O falso diagnóstico de periodontite apical na região do dente 16 é evitado por meio de teste de vitalidade pulpar e delineamento de uma lâmina dura intacta, pois a radiografia periapical pode conter a seguinte estrutura anatômica sobreposta às raízes do dente
Ao final da realização de procedimento restaurador em paciente com 25 anos de idade, sexo masculino, o profissional percebeu que as luvas estavam rasgadas.
Após o contato com material biológico, o cirurgião-dentista deve
realizar testes para HIV, se o paciente tiver resultado positivo ou desconhecido.
iniciar quimioprofilaxia antiretroviral 48 horas após o acidente.
ser imunizado contra hepatite C.
ser imunizado contra rubéola.
solicitar teste de sorologia HIV ao paciente.
Ao final da realização de procedimento restaurador em paciente com 25 anos de idade, sexo masculino, o profissional percebeu que as luvas estavam rasgadas.
Deve-se realizar a anti-sepsia
higienizando as mãos vigorosamente com escovas de cerdas duras.
friccionando as mãos com álcool a 30%.
utilizando polivinil pirrolidona iodo sobre as mãos.
imergindo as mãos em saneantes.
friccionando as mãos com gel glicerinado com aloe vera.
Para responder as questões de números 50 a 52, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 31 anos de idade, sexo masculino, relata ter realizado extração cirúrgica do dente 18, que se encontrava incluso, quatro dias antes desta consulta. Observa-se, nesta região, tumefação endurecida de limites imprecisos, eritema e hipertermia local. O paciente refere debilidade geral, febre e inapetência.
O quadro é compatível com o diagnóstico deDecorridas 36 horas da extração do dente 27, paciente com 33 anos de idade, sexo feminino, retorna ao consultório odontológico com queixa de dor intensa e contínua na região da intervenção cirúrgica. A paciente queixa-se de odor fétido e relata ser fumante. Clinicamente, observa-se hiperemia na mucosa que circunda a ferida. Não há supuração e as paredes do alvéolo apresentam coloração acinzentada. O diagnóstico e plano de tratamento, respectivamente, são
Para responder as questões de números 58 a 60, considere o enunciado abaixo.
Paciente com 10 anos de idade, sexo feminino, apresenta lesões primárias de cárie em fase ativa nos dentes 36 e 46. Radiograficamente, estas lesões se encontram a aproximadamente 1 mm da polpa e a paciente refere sintomatologia dolorosa ao se alimentar. Lesões de mancha branca são observadas na região cervical dos dentes anteriores.
Na utilização tópica de fluoretos para controle do processo carioso, deve-se levar em consideração que oLevando em consideração que o uso de altas doses de prilocaína como anestésico local em gestantes pode resultar em metemoglobinemia, é correto afirmar que
Ao realizar a técnica anestésica de bloqueio do nervo alveolar inferior, o traumatismo produzido pela agulha ao penetrar em tecido muscular pode ocasionar miosite, dor e limitação da abertura bucal. O músculo mais atingido é o
Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, apresenta lesões crônicas cavitadas de cárie na superfície mesial dos dentes 51 e 61.
Visando ao controle dos fatores envolvidos na etiopatogenia da cárie, o aconselhamento dietético realista inclui
consumo de frutas frescas após as refeições.
substituição da sacarose por sorbitol, que tem efeito anticariogênico.
utilização diária de ciclamato, um substituto da sacarose com valor nutriente.
controle da freqüência de consumo de uva passa e frutas secas.
proibição do consumo de sacarose refinada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...