Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Saúde Bucal Coletiva - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) consolidou- se como importante política de reorientação da atenção básica em saúde.
I. O Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS) registra o somatório de atividades ambulatoriais realizadas no município e é utilizado pelo Ministério da Saúde para o início e manutenção do repasse dos incentivos financeiros da Estratégia de Saúde da Família.
II. Os lançamentos relativos à saúde bucal no Sistema de Informações da Atenção Primária em Saúde da Família (SIAPS/SUS) incluem os procedimentos coletivos realizados, as atividades educativas em grupo e as visitas domiciliares.
III. A Estratégia de Saúde da Família foi normatizada pela Norma Operacional de Assistência à Saúde de 1994, que definiu suas formas de financiamento, incluindo-a no Piso da Atenção Básica – PAB.
IV. Território, população adscrita, visita domiciliar, ações segmentadas e área de influência são conceitos-chave na Estratégia de Saúde da Família e que pautam suas ações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quanto às anomalias estruturais dos dentes, é incorreto afirmar que:
Os dentes afetados com dentinogênese imperfeita são mais suscetíveis à fratura da raiz.
A hipoplasia do esmalte que decorre da inflamação periapical de um dente primário é conhecida como dente de Turner.
Na displasia dentinária do tipo II, os dentes decíduos apresentam freqüentemente canais pulpares completamente obliterados.
Na amelogênese imperfeita do tipo hipomaturado, os dentes apresentam um esmalte amolecido que se perde rapidamente com exposição de dentina logo após a erupção.
Na displasia dentinária do tipo I, os dentes decíduos e permanentes apresentam-se normais ao exame clínico, e radiograficamente observa-se ausência quase completa da formação da raiz.
A anestesia local é o método mais utilizado para o controle da dor trans-operatória em odontologia, sendo essencial para o sucesso dos procedimentos clínicos. Sobre os anestésicos locais e técnicas anestésicas, não é correto afirmar que:
O vasoconstitor fenilefrina é uma amina nãosimpatomimética com ação sobre os receptores alfa-adrenérgicos.
Na técnica anestésica de Akinosi-Vasirani, o bisel da agulha deve estar voltado para a linha média do paciente para que, ao sofrer deflexão, a agulha seja desviada em direção ao forame mandibular.
Na técnica anestésica de Gow-Gates, são bloqueados os nervos alveolar inferior, lingual, miloioídeo, auricolotemporal e o bucal.
A articaína é um anestésico local do grupo amida, que pode ocasionar alergia cruzada em pacientes alérgicos a antimicrobianos à base de sulfa.
O uso de solução anestésica local, contendo o vasoconstritor adrenalina em pacientes que usam antidepressivos tricíclicos pode causar crise hipertensiva.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Quanto aos antimicrobianos beta-lactâmicos, é incorreto afirmar que:
As cefalosporinas fazem parte do grupo de antibióticos beta-lactâmicos.
A amoxicilina é uma droga antimicrobiana derivada da ampicilina.
As penicilinas naturais não agem contra espécies bacterianas produtoras de bectalactamases.
A penicilina G procaína é de uso exclusivo por via intramuscular, mantendo níveis séricos por 12 a 36 horas, de acordo com a dose.
A amoxicilina é uma penicilina semi-sintética obtida acrescentando precursores específicos ao meio nutritivo onde crescem os fungos produtores das penicilinas naturais.
Odontologia - Princípios Cirúrgicos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A remoção de um dente é um desafio para o cirurgião- dentista, pois é um procedimento que incorpora os princípios da cirurgia e muitos princípios da física e da mecânica. Além disso, requer não só anestesia local, a fim de prevenir a dor, como também o controle da ansiedade do paciente. Sobre a exodontia não complicada, não é correto afirmar que:
O fator econômico é uma indicação final para remoção de dentes.
O abcesso dentoalveolar agudo não é uma contra-indicação para a extração de dentes.
A remoção de dentes do processo alveolar utiliza vários princípios mecânicos e dispositivos simples: a alavanca, a cunha, a roda e o eixo.
Dentes vitais e dentes que sofreram tratamento endodôntico que apresentam raízes com configuração idêntica, apresentam o mesmo grau de dificuldade para extração.
Dentes localizados dentro de uma área tumoral não devem ser extraídos, pelo risco de o procedimento cirúrgico desencadear processo metastático.
A doença periapical é causada pela combinação de bactérias, geralmente anaeróbias, produtos bacterianos e a resposta do hospedeiro a eles. Sobre a doença periapical pode-se afirmar, exceto:
O granuloma periapical é de natureza simplesmente crônica.
O processo básico da doença, tanto na alteração pulpar quanto periapical, é a infecção, à qual o hospedeiro reage com inflamação.
A osteomielite aguda é uma evolução de infecção periapical, resultante da disseminação difusa através dos espaços medulares, que conduz à necrose óssea.
O abcesso fênix é uma exacerbação aguda de uma inflamação crônica já existente.
O abcesso periapical agudo pode ocorrer quando grande quantidade de bactérias ultrapassa o ápice e provoca uma reação inflamatória intensa.
Odontologia - Planejamento Cirúrgico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O cirurgião-dentista deve ter uma formação adequada que lhe capacite a reconhecer alterações da normalidade, tendo a responsabilidade de realizar o diagnóstico e, a partir deste, planejar intervenções ou até mesmo contra-indicá-las. Sobre os exames complementares pré-operatórios, é incorreto afirmar que:
O tempo de protrombina está aumentado nos defeitos dos fatores I, II, V, VII e X.
O tempo de tromboplastina ativada informa a atividade de todos os fatores de coagulação, exceto os fatores VII e XIII.
O tempo de coagulação mensura a habilidade de a fibrina formar o coágulo inicial e é relativamente sensível às deficiências de fibrinólise.
O volume corpuscular médio classifica as anemias em normocíticas, microcíticas e macrocíticas.
O tempo de sangramento está aumentado nas deficiências de alguns fatores plasmáticos, na deficiência de vitamina K e no choque anafilático.
Assinale a alternativa que descreve corretamente fatores/condições/estruturas que propiciam maior formação de Fluoreto de Cálcio (CaF2), quando da aplicação de flúor tópico no dente.
Dente com lesão de cárie em relação ao dente íntegro e esmalte em relação à dentina.
Maior tempo de aplicação em relação ao menor tempo e pH básico em relação ao pH ácido.
Dentina em relação ao esmalte e dente recém erupcionado em relação ao erupcionado há mais tempo.
Presença de detergente laurilsulfato de sódio em relação à sua ausência e maior concentração de flúor em relação à menor concentração.
pH ácido em relação ao pH básico e dente íntegro em relação ao dente com lesão de cárie.
A cárie dentária é uma doença infecciosa complexa, crônica e multifatorial que determina a destruição localizada dos tecidos mineralizados. Sobre a cárie dentária, é incorreto afirmar que:
É influenciada pelo fator tempo e, normalmente, não é autolimitante.
Na dentina, a progressão da cárie segue os túbulos dentinários, dando a forma de vértice no limite amelodentinário.
É um processo dependente da interação entre microbiota específica, carboidratos e superfície dentária susceptível.
Nas superfícies livres, a velocidade de progressão da lesão cariosa é determinada pela relação placa-dente e pela presença de defeitos e microporos na superfície de esmalte.
O diagnóstico de cárie pode ser feito por transluminação pela luz de fotopolimerizador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...