Lista completa de Questões de Odontologia da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Durante o atendimento odontológico de um paciente diabético o cirurgião-dentista observou que ele desenvolveu subitamente o seguinte quadro clínico: palidez, sudorese intensa e, pele fria ao toque, e tremores, sendo mais compatível com um episódio de:
Uremia.
Hiperglicemia.
Hipoglicemia.
Choque hipovolêmico.
Odontologia - Manejo de Pacientes Especiais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Sobre os aspectos das doenças sistêmicas que o cirurgiãodentista deve ter conhecimento durante o atendimento odontológico, destacam-se as coagulopatias. De acordo com o Manual de atendimento odontológico a pacientes com coagulopatias hereditárias do Ministério da Saúde (2005), em relação ao atendimento de pacientes coagulopatas, é correto afirmar que:
Para realização de uma cirurgia oral em pacientes com hemofilia A é necessário que os níveis sanguíneos do fator VIII sejam de, no mínimo 30%.
Nas técnicas anestésicas infiltrativas e interligamentosas, realizadas em pacientes portadores de hemofilia A, há necessidade da reposição prévia dos fatores da coagulação.
A aspirina e seus derivados são as drogas indicadas para o controle da dor de origem odontológica em pacientes com coagulopatias.
O tratamento com desmopressina é indicado para aumentar os níveis de fator VIII em pacientes com hemofilia branda ou moderada.
Odontologia - Métodos de Localização Radiográfica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Paciente de 15 anos de idade, gênero feminino, chega ao consultório odontológico relatando ausência de seu canino superior esquerdo (23). Ao realizar radiografia periapical da região, o cirurgião-dentista observa a imagem do canino não-irrompido, sobreposta à porção radicular do elemento 22. Ao realizar uma segunda tomada radiográfica desviando a angulação horizontal distorradialmente, observa-se que a imagem do canino acompanhou o referido desvio. De acordo com o exposto, pode-se afirmar que o método de localização radiográfica utilizado e a região da maxila onde o dente incluso se encontra em relação ao elemento 22 são, respectivamente:
Miller-Winter, vestibular.
Donovan, distal.
Clark, palatina.
Clark, mesial.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Após sofrer uma queda, uma criança de 5 anos de idade chega ao consultório odontológico, acompanhada dos pais, com sangramento região do elemento 51. A criança estava muito nervosa e não colaborava com o atendimento. O uso do condicionamento psicológico não foi suficiente para acalmá-la, e, portanto, o cirurgiãodentista instituiu terapia farmacológica com benzodiazepínico para conseguir realizar o atendimento. Marque a alternativa que indica a prescrição mais adequada para o caso:
Lorazepan, 5mg/kg, 2 horas antes do atendimento.
Diazepam, 0,2mg/kg, 1 hora antes do atendimento.
Hidrato de cloral; 3mL de solução; 15 minutos antes do atendimento.
Midazolam; 15 mg; 1 hora antes do atendimento.
Durante o tratamento odontológico, algumas medidas de precaução-padrão são necessárias para evitar a contaminação cruzada. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
A esterilização dos instrumentais contaminados consiste em um método de prevenção da escabiose.
A pediculose de cabeça não apresenta risco de transmissão durante o atendimento odontológico, por isso nenhuma medida de precaução se faz necessária.
A imunização contra a hepatite b deve ser realizada em duas doses, em períodos de 0 e 6 meses.
O uso de dique de borracha durante a realização de procedimentos odontológicos pode diminuir o risco de contaminação da mononucleose.
Paciente F.G.F, 10 anos, gênero masculino, baixo peso corporal, e com história de escovação dentária sem supervisão, uso contínuo de dentifrício fluorado desde a primeira infância e ingestão de água de abastecimento fluoretada. Após realizada a profilaxia, e sob boa iluminação, as seguintes características clínicas foram observadas: manchas brancas, opacas, porosas nas bordas incisais de todos os dentes anteriores e nas pontas de cúspides dos primeiros molares, atingindo menos de 25% da superfície dentária vestibular. As características clínicas descritas acima são compatíveis com o quadro clínico de:
Cárie de mamadeira.
Lesão cariosa inativa.
Dentinogênese imperfeita.
fluorose.
Com relação ao diagnóstico bucal da sífilis congênita, marque a alternativa que apresenta um sinal patognomônico desta condição:
Dentes de Hutchinson.
fácies leonina.
Colapso do dorso do nariz.
Mucosite Ulcerativa Necrosante.
Paciente D.J.O., 52 anos de idade, gênero feminino, procurou um serviço de Odontologia relatando a presença de uma bolinha na bochecha há seis meses. questionada pela demora em procurar um serviço especializado, a paciente relatou que esta alteração não lhe causava dores ou incômodos. O exame clínico identificou o seguinte quadro: lesão nodular, firme à palpação, branca, localizada na mucosa jugal, com cerca de 1 cm de diâmetro e superfície plana. O diagnóstico mais apropriado para a lesão se encontra na alternativa:
Lipoma.
Neuroma traumático.
fibroma de irritação.
Hemangioma.
A prevenção das doenças bucais tem sido equacionada em três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. Em relação à cárie dental, esses três níveis podem ser encontrados respectivamente, na alternativa:
Diagnóstico precoce, restauração direta das lesões e fluoretação das águas.
fluoretação das águas, diagnóstico precoce e próteses.
fluoretação das águas, diagnóstico precoce e intervenção direta nas lesões.
Diagnóstico precoce, educação em saúde e promoção da saúde.
Considere a seguinte situação: paciente de 4 anos de idade com os dentes 54, 64, 75, e 85 apresentando lesão cariosa ativa, sem alterações pulpares ao exame radiográfico. A terapia restauradora será realizada com cimento de ionômero de vidro, o que requer:
Proteção superficial da restauração, para evitar a sinérese.
Utilização prévia de sistema adesivo autocondicionante.
Confecção de preparos cavitários retentivos.
Manipulação prévia do material que deverá ter um aspecto fosco no momento de sua aplicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...