Lista completa de Questões de Odontologia da Instituto Graça Aranha para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as afirmativas abaixo:
1. Dentes localizados em áreas de tumor, estomatite infecciosa, doenças cardíacas e dentes desvitalizados são contra-indicações para a realização de exodontias.
2. Diante de paciente com hemorragia alveolar, o procedimento correto é suturar, tamponar com gaze e administrar antibiótico.
3. Em casos de penetração acidental de raiz dental no seio maxilar durante exodontia, a conduta deve ser abandonar a via alveolar e obter acesso ao seio através da fossa canina.
4. Segundo Peterson ET al., a etiologia da osteíte alveolar não é absolutamente clara, porém parece resultar de elevados níveis de atividade fibrinolítica no interior do alvéolo, provocando a lise do coágulo sanguíneo com consequente exposição do osso.
5. Após exodontia de um dente sem lesão periapical é necessário realizar a curetagem do alvéolo com posterior sutura do mesmo.
O somatório correspondente às afirmações corretas é:
11.
5.
9
6.
7
Paciente residente na zona rural procura o consultório odontológico da unidade básica de saúde de sua comunidade preocupada com sua filha de apenas 23 dias de vida, pois a mesma apresenta na região anterior da mandíbula uma estrutura de aspecto esbranquiçado, com leve mobilidade e em forma de concha. Trata-se de:
Candidíase
Cisto de erupção.
Nódulos de Bohn e pérolas de Epstein.
Dentes neonatais.
N.R.A.
Marque a alternativa incorreta:
Os cimentos ionoméricos são contraindicados nos casos de restaurações de cavidades classe IV e amplas cavidades de classe I.
Scaracterísticas dos cimentos ionoméricos: adesão às estruturas dentais, alta resistência e liberação de flúor.
O cimento de ionômero de vidro tipo II é indicado em restaurações e o tipo IV para proteção de cavidades a serem restauradas por resina composta.
A adesividade do cimento de ionômero de vidro à estrutura dental pode ser explicada por reações químicas dos radicais carboxílicos aos íons de cálcio existentes no esmalte e dentina.
Os cimentos de ionômero de vidro não oferecem adesão à porcelana e ouro puro.
Paciente do sexo feminino, 39 anos, cor negra, procurou serviço odontológico para fazer limpeza e obturação. Após realização de exame radiográfico periapical na região da mandíbula, verificou-se uma lesão com várias massas radiopacas abaixo das raízes, circundadas por anel radiotransparente. Os dentes envolvidos não apresentam mobilidade e respondem aos testes de sensibilidade. Pode-se afirmar o diagnóstico de:
Fibro-odontoma ameloblástico.
Osteoma osteóide.
Mixoma odontogênico.
Displasia cementária periapical.
Cementoblastoma benigno verdadeiro.
Hiplopasia dos incisivos e molares, queratite corneal e surdez relacionada com o nervo auditivo são indicativos de:
Sífilis terciária.
Sífilis congênita.
Síndrome de Down.
Síndrome de Peutz-Jegher.
Angiomatose de Sturge-Weber.
Qual o principal risco em pacientes portadores de osteoporose e doença de Paget que necessitam de intervenção cirúrgica bucal e que fazem uso de medicamentos inibidores das atividades dos osteoclastos?
Osteíte alveolar aguda.
Osteomielite Crônica.
Osteonecrose.
Osteomielite de Garré.
Osteoradionecrose.
Sobre a doença periodontal, qual alternativa está INCORRETA:
O principal sintoma dessa doença bucal é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Na forma mais branda da doença, a gengivite, a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto.
Doenças periodontais são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente "ao redor do dente.
O agente causador da doença é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva.
Pesquisas têm demonstrado que bactérias que causam doença periodontal podem ser transmitidas através da saliva, o que expõe crianças e conjugues ao risco de contrair doença periodontal. Além disso, a hereditariedade genética também é um fator de risco para doença periodontal.
Para realização de exodontia do elemento dentário 17, os seguintes nervos devem ser anestesiados:
Nervo superior anterior e nervo palatino maior.
Nervo alveolar superior médio e nervo nasopalatino.
Nervo alveolar superior médio, nervo alveolar superior posterior e nervo palatino maior.
Nervo alveolar superior médio e nervo palatino maior.
Nervo alveolar superior posterior e nervo palatino maior.
Dentre as opções abaixo, a que se inclui no quarto nível de prevenção da cárie dentária é:
Fluoretação da água.
Fluoretação da água.
Capeamento pulpar direto.
Dieta não cariogênica.
Reabilitação através de prótese total.
Assinale a alternativa que corresponde à associação de fatores de maior alcance nos programas de prevenção para a população de baixo poder econômico:
Continuidade do programa, fluoretação das águas, escovação supervisionada.
Continuidade de programa, suplementos de flúor e orientação sobre dieta.
Escovação, fluoretação tópica e orientação sobre a dieta.
Uso do fio dental e dieta orientada.
Fluoretação tópica e orientação sobre higienização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...