Lista completa de Questões de Odontologia da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO corresponde a um item na organização dos serviços primários de saúde no Programa de Saúde da Família:
Acessibilidade
Integralidade
Resolutividade
Divisibilidade
Coordenação
Principal constituinte químico de prótese dentária total:
Resina acrílica
Carbono
Policarbonato
Amalgama
Prata
Paciente de sexo feminino, casada, 39 anos, dona de casa procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde relatando dor presente e difusa na região de incisivas superiores. Dor esta estimulada pelo frio, pelo quente e ás vezes espontânea do tipo pulsátil, lancinante, principalmente à noite ao deitar. Ao exame clínico detectou-se destruição coronária das faces palatina, mesial e vestibular do elemento 12. Realizou-se o teste térmico ao frio e verificou resposta positiva de declínio lento aos demais testes não apresentou alteração. Qual o possível diagnóstico e conduta do profissional?
pulpite reversível e realização de pulpotomia
pulpite irreversível e remover a polpa coronária, aplicação de medicação, selamento provisório e encaminhamento para realização de biopulpectomia.
necrose pulpar e realização de abertura coronária, aplicação de medicação, selamento provisório e encaminhamento para realização de necropulpectomia.
pulpite irreversível e realização de capeamento pulpar direto.
pulpite crônica hiperplásica e realização de capeamento pulpar direto.
Analise as informações abaixo sobre a cárie dentária e marque a alternativa correta:
É uma doença bacteriana não transmissível e não infecciosa.
É um processo localizado que destrói os tecidos dos dentes.
É uma doença sistêmica que ataca principalmente os dentes.
É uma doença viral não transmissível e infecciosa
É uma doença bacteriana localizada, transmissível e não infecciosa.
Quanto ao uso do flúor, julgue os itens abaixo:
I- Os efeitos tóxicos do flúor sobre o esmalte dentário em desenvolvimento são do tipo agudo.
II- A interrupção definitiva da fluoretação da água de abastecimento faz cessar os seus benefícios, a adição de quantidades insuficientes de flúor torna a medida inócua, enquanto que a adição de quantidades excessivas podem causar fluorose dentária.
III- Sendo o flúor um elemento químico que está presente em diversos produtos de consumo humano o controle e a manutenção da sua concentração adequada, são de interesse da Vigilância Sanitária.
IV- O flúor incorporado na estrutura do esmalte durante a formação dos dentes tem um efeito superior na inibição da cárie dentária àquele disponível no ambiente da cavidade bucal.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
F, F, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F
A relação existente entre saúde e doença vai além de uma relação de bom ou mau funcionamento do corpo pois não é possível compreender o processo saúde/doença apenas por meio do aspecto biológico. Responda V (VERDADEIRA) ou F (FALSA) e assinale a resposta CORRETA:
( ) os fatores socioeconômicos, comportamentais/culturais são considerados fatores confundidores/mascaradores no surgimento da doença cárie, pois não são iguais em todas as sociedades, e sua associação com a doença é derivada do fato de estarem associados aos fatores determinantes.
( ) - a luta pela saúde bucal está, fundamentalmente, ligada à luta pela melhoria dos determinantes sociais, políticos e econômicos da sociedade.
( ) - o controle da cárie é possível através de ações sobre os determinantes sociais, os quais não variam entre indivíduos e entre as diferentes realidades sociais.
V, V, V
F, V, V.
V, V, F.
F, V, F.
V, F, V.
O período gestacional caracteriza-se como o momento ideal para programas educativo-preventivos, uma vez que as gestantes estão mais receptivas a informações importantes a sua saúde e a do bebê. É muito importante que a equipe de saúde bucal esteja preparada para a abordagem da importância da amamentação, orientando que além da importância afetiva e nutricional, a amamentação também traz o seguinte benefício para o bebê:
Correto padrão de respiração;
Correto posicionamento da língua sobre as arcadas dentárias, dificultando o vedamento labial, crescimento das arcadas e a posição correta dos dentes sobre a arcada;
Obtenção de um adequado tônus muscular orofacial (boca e face), diminuição das funções de mastigação, deglutição e fonação (fala);
Mínima estimulação sensória, motora e oral dos órgãos fonoarticulatórios propiciando bom desenvolvimento da fala;
Deglutição atípica
O preparo cavitário é uma das etapas mais importantes do procedimento restaurador. Analise as afirmativa abaixo e marque a CORRETA:
Quanto mais conservador um preparo cavitário, menor resistência à fratura e menor trauma à polpa.
O surgimento de materiais restauradores como o ionômero de vidro e o desenvolvimento dos adesivos permitiram o aprimoramento de novas técnicas de preparo que possibilitam maior desgaste da estrutura dentária.
Restaurações conservadoras permitem a obtenção de retenção mais satisfatoriamente e são mais estéticas, sendo mais fácil reproduzir a anatomia dentária.
A forma final do preparo cavitário não influencia no fracasso das restaurações de amálgama e sua substituição.
Nos preparos cavitários para restaurações em amalgama é fundamental a confecção do bizel.
Sobre o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), responda V (VERDADEIRA) ou F (FALSA) e assinale a resposta CORRETA:
1 - Na técnica do TRA utiliza-se como material restaurador o óxido de zinco eugenol e o cimento de ionômero de vidro.
2 - Normalmente não se usa anestesia pois deve ser removida apenas a dentina totalmente desorganizada, infectada.
3 - Um dos objetivos do programa de aplicação do TRA é a prevenção de doenças gengivais pela remoção de cálculos da superfície dental.
4 - Mesmo utilizando apenas instrumentos manuais, a técnica é bem aceita pelos pacientes que a recebem.
F, V, V, V;
V, V, F, V;
F, V, F, V;
F, F, V, V;
V, V, V, V.
A doença periodontal é entendida como uma doença infecciosa, onde as alterações de forma e função são consideradas sinais. Sobre a doença periodontal, marque a alternativa INCORRETA:
O tabagismo representa um fator modificador da doença periodontal pois, compromete a resposta imunológica do organismo hospedeiro, tornando-o assim mais susceptível ao desenvolvimento e à progressão dessa doença.
A placa subgengival com microorganismos periodontopatógenos é considerada um fator determinante da doença periodontal.
Recentes pesquisas indicam a doença periodontal (DP) como possível fator de risco para desenvolvimento de placa de ateroma
O diabete favorece o desenvolvimento da doença periodontal e esta, quando não tratada, piora o controle metabólico do diabete.
A periodontite agressiva é uma doença de lenta progressão e que acomete adolescentes e adultos jovens, causando lenta perda vertical do osso alveolar de suporte, resultando em bolsas infra-ósseas com mais de quatro milímetros de profundidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...