Lista completa de Questões de Odontologia da Instituto Quadrix para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de trinta anos de idade, na vigésima oitava semana de gravidez, foi atendida em consultório odontológico apresentando gengivite, lesões de cárie extensas nas faces proximais dos quatro incisivos superiores, com imagens radiolúcidas próximas às respectivas câmaras pulpares, porém assintomáticos, ausência dos primeiros molares superiores, segundos molares superiores restaurados em resina composta na face oclusal, raízes residuais nas regiões dos dentes 34, 35, 36, 37, 44, 45 e 46, e dente 47 com remanescente coronário mésio-vestibular, porém extensa destruição coronária distolingual, com invasão de espaço biológico.
Considerando esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
A bupvacaína deve ser o anestésico de escolha nesse caso, por atravessar a placenta mais rapidamente que os demais agentes anestésicos locais existentes, o que diminui o tempo de contato com o feto, reduzindo o risco de cianose fetal.Julgue os itens seguintes com relação ao preparo cavitário e à utilização de materiais odontológicos: forradores e restauradores. As resinas compostas bulk fill possuem, como principal vantagem, a possibilidade de serem inseridas em um único incremento. Isso se deve ao fato de esses novos compósitos odontológicos não sofrerem contração de polimerização.
Julgue os itens seguintes com relação ao preparo cavitário e à utilização de materiais odontológicos: forradores e restauradores. Para restaurações temporárias em dentes com preparos cavitários Classe III e V, tanto os cimentos de óxido de zinco e eugenol (OZE) quanto os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são indicados, por possuírem adesividade. Porém, em áreas estéticas, o CIV é o material de escolha.
No que diz respeito aos princípios gerais de radiologia e interpretação radiográfica, julgue os itens subsequentes. Para um exame radiográfico preciso das faces interproximais das porções coronárias de dentes posteriores, além de estruturas periodontais, como a crista óssea alveolar, a técnica bite-Wing deve ser a técnica de escolha.
No que diz respeito aos princípios gerais de radiologia e interpretação radiográfica, julgue os itens subsequentes. Na técnica radiográfica da bissetriz, o feixe de raios-X deve ser orientado perpendicularmente à linha imaginária que divide o ângulo formado pelo plano do dente e da película radiográfica para que a imagem resultante apresente proporções similares às do objeto examinado.
A respeito da etiopatogenia e da prevenção da doença periodontal, julgue os itens subsecutivos. O controle do biofilme dentário por meios químicos, como colutórios contendo digluconato de clorexidina, óleos essenciais ou cloreto de cetilpiridínio, representa uma medida coadjuvante de prevenção da doença periodontal.
A respeito da etiopatogenia e da prevenção da doença periodontal, julgue os itens subsecutivos. Estudos epidemiológicos e clínicos estabeleceram a compreensão atual de que a gengivite se constitui como o estágio inicial da doença periodontal, que, se não tratada, evolui para uma periodontite, o estágio mais avançado da gengivite.
O termo cárie dentária é usado para descrever os resultados sinais e sintomas de uma dissolução química do substrato dentário causada pelos eventos metabólicos ocorridos no biofilme dentário que cobre a área afetada. Essa destruição pode afetar o esmalte, o cemento e envolver todo o complexo dentinopulpar. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Por serem as células de localização mais periférica na polpa dentária, os odontoblastos representam as primeiras células a entrar em contato com os produtos bacterianos e com os componentes bioativos da matriz dentinária liberados durante a desmineralização.
O termo cárie dentária é usado para descrever os resultados sinais e sintomas de uma dissolução química do substrato dentário causada pelos eventos metabólicos ocorridos no biofilme dentário que cobre a área afetada. Essa destruição pode afetar o esmalte, o cemento e envolver todo o complexo dentinopulpar. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A queda do pH resultante da ação dos ácidos ocasiona a dissolução do tecido dentário por meio do transporte de íons cálcio e potássio para o meio ambiente bucal.
O termo cárie dentária é usado para descrever os resultados sinais e sintomas de uma dissolução química do substrato dentário causada pelos eventos metabólicos ocorridos no biofilme dentário que cobre a área afetada. Essa destruição pode afetar o esmalte, o cemento e envolver todo o complexo dentinopulpar. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. No processo de cárie dentária, a perda mineral dos tecidos dentários é causada por ácidos, especialmente o ácido láctico, produzidos pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...