Questões de Pedagogia do ano 2015

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A prática pedagógica do professor requer capacidade de reflexão, de criação do conhecimento e de metodologias de ensino; ele precisa ter consciência de como os conhecimentos geográficos foram produzidos, para atribuir novos significados aos conteúdos e conceitos geográficos. Fonte: SILVA, J. B. da et. all (Org.). Panorama da Geografia Brasileira. São Paulo: Annablume, 2006.

Considerando o texto, cabe ao professor de Geografia, no exercício do magistério, assumir determinadas posturas, EXCETO

  • A. Associar seu ensino na perspectiva de que a escola é fator de produção de uma cidadania nacional, daí a complexidade de ensinar.
  • B. Focar o seu ensino na transmissão exclusiva, com fidelidade aos conteúdos do livro didático adotado na escola.
  • C. Entender que precisa lidar com diversos saberes, inclusive os ligados às novas tecnologias de informações.
  • D. Perceber como a pesquisa é fundamental e que o não saber pesquisar não ajuda seu aluno a perceber os caminhos da descoberta.

Sabe‐se que os projetos de trabalho possibilitam um repensar do significado de aprender e ensinar e do papel dos conteúdos curriculares. Isto repercute no sentido que se dá à avaliação e nos instrumentos usados para acompanhar o processo de formação ocorrido durante todo o desenvolvimento desse projeto. Ao mudar a concepção de avaliação é preciso pensar, ainda, nos instrumentos mais adequados a esta nova visão como instrumento de avaliação. Dentro da perspectiva dos projetos, o acompanhamento e a avaliação do trabalho devem ser feitos, principalmente, através da

  • A. elaboração de testes.
  • B. organização de provas.
  • C. construção de portfólio.
  • D. organização de entrevistas.

Sobre a interdisciplinaridade no currículo escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.b

  • A. É uma proposta que exige interação entre duas ou mais disciplinas, o que resultará em intercomunicação e enriquecimento recíproco e, consequentemente, em uma transformação das metodologias de pesquisa, em uma modificação de conceitos, de terminologias fundamentais etc.
  • B. Permite a integração de saberes, rompendo com a ideia de que o tempo escolar deveria ser dividido em áreas do conhecimento. É importante que o trabalho pedagógico nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das ciências sociais, das ciências naturais, das noções lógico‐matemáticas e das linguagens.
  • C. É fundamental que os diferentes componentes curriculares sejam contemplados na rotina escolar e que atendam aos princípios didáticos gerais, devendo ser compreendidos como listas de conteúdos a serem ensinados aos alunos, para a construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas pedagógicas.
  • D. Faz‐se necessário pensar na seleção, organização e distribuição de conhecimentos relevantes para que todos os estudantes possam se apropriar deles, a fim de atuarem na mudança de seus contextos como sujeitos autônomos, críticos e criativos. Por serem vistos como meios, e não fins, os conhecimentos devem ser abordados pelos professores em situações dinâmicas e reflexivas, por meio do planejamento pedagógico coletivo.
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