Questões de Pedagogia do ano 2016

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma grande instituição pública estava realizando um concurso que tinha prova prática para design instrucional. Na referida prova, era solicitado que os candidatos elaborassem um projeto de solução educacional em que as estratégias de aprendizagem e as atividades propostas estivessem embasadas nos princípios da Andragogia. Para obter nota máxima nessa questão, o candidato deveria propor estratégias de aprendizagem e atividades que tomassem por base os conceitos de:

  • A. indagação e aprendizagem significativa;
  • B. interação e codificação;
  • C. reflexão e estímulo-resposta;
  • D. construção do conhecimento e armazenamento;
  • E. motivação intrínseca e recompensa-punição.

As concepções educacionais devem guardar relação com opções de práticas pedagógicas. No caso da Educação a Distância, por exemplo, o Conectivismo pode ser considerado como uma teoria pedagógica fundamental. Se um profissional de Design Instrucional estivesse trabalhando na Universidade Corporativa de uma importante empresa e lhe fosse solicitado um projeto para a educação a distância, para ser coerente com a teoria Conectivista, ele poderia sugerir práticas pedagógicas alinhadas aos seguintes princípios:

  • A. escola e professor como agentes do processo de ensino-aprendizagem / o professor ensina e o aluno aprende;
  • B. ensino organizado e previamente estruturado / o aluno aprende e o professor auxilia o aprendizado;
  • C. professor como interveniente e mediador do processo de aprendizagem do aluno / ênfase no talento e aptidão;
  • D. aluno valorizado pela atenção, esforço e memória / aluno com herança genética;
  • E. a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos / promover conexões contribui para a aprendizagem contínua.

As teorias da aprendizagem estão relacionadas a visões filosóficas distintas da educação e da forma pela qual se vê e se percebe o ser humano, em sua psique, sua mente e em seu próprio ser. Paulo acaba de ser nomeado para o cargo de design instrucional e em seguida solicitaram-lhe um projeto de curso ancorado na teoria humanista. Para estar adequado, o projeto de Paulo deve:

  • A. enfatizar comportamentos observáveis e priorizar estímulo, condicionamento em reforço positivo;
  • B. enfatizar as pessoas, priorizar o aprender a aprender, o crescimento pessoal e a consciência crítica;
  • C. enfatizar a cognição e priorizar o modelo mental, a aprendizagem significativa e o construto pessoal;
  • D. enfatizar comportamentos observáveis e priorizar signo, aprendizagem significativa e esquema de assimilação;
  • E. enfatizar a cognição e priorizar a construção do conhecimento, a autonomia e a liberdade para aprender.

Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. A avaliação de ações de capacitação implica a mensuração da aquisição de conteúdos ministrados em atividades de aprendizagem no trabalho e constitui parte do planejamento e do processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. As avaliações de treinamento têm especificidades que não podem ser mensuradas nos instrumentos e nas técnicas tradicionais. Apesar das dificuldades no desenvolvimento de instrumentos de mensuração no nível de aprendizagem, práticas avaliativas baseadas na intuição devem ser valorizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. Na avaliação de treinamento embasada nos critérios, ou níveis, reação, aprendizado, comportamento e resultados, cada um desses critérios/níveis é indicador do sucesso no treinamento, não se podendo afirmar que haja correlação entre eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...