Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Luckesi (2011), são exemplos de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, EXCETO:

    A) Redações.

    B) Aula expositiva.

    C) Questionários.

    D) Testes.

    E) Fichas de observação.

Segundo Antunes, um sistema de avaliação da aprendizagem baseado na Nova Pedagogia deve privilegiar as seguintes situações:
I. Ocorrer em diversas oportunidades. II. Explorar diferentes competências. III. Elaborar testes para aferir conteúdo transmitido pelo professor.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Segundo Antunes (2014), em um sistema consciente e equilibrado, o estudante percebe a avaliação como um instrumento:
I. De acompanhamento de seu progresso. II. Que informa as etapas de conquistas. III. Que sinaliza mudanças progressivas em sua formação.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Dentre as “10 novas competências para ensinar” analisadas por Perrenoud NÃO está a de:

    A) Trabalhar de forma individualizada.

    B) Utilizar novas tecnologias.

    C) Participar da administração da escola.

    D) Administrar a progressão das aprendizagens.

    E) Informar e envolver os pais.

De acordo com Vasconcellos (2012), é necessário fazer um planejamento participativo, uma vez que dessa forma:
I. O sujeito da reflexão torna-se também o sujeito da decisão, da ação e do usufruto. II. Há motivação dos envolvidos, pelo fato de estar atendendo às necessidades dos sujeitos. III. A probabilidade de concretização passa a ser maior, dado que quem ajudou a construir está mais predisposto a realizar.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Luckesi (2011) afirma que avaliar é diagnosticar, e o primeiro passo do diagnóstico deve ser a:

    A) Aferição de valores.

    B) Descrição da realidade.

    C) Atribuição de juízo de valor.

    D) Classificação de capacidades.

    E) Verificação de conteúdo.

Para Vasconcellos (2012), a elaboração de um projeto de ensino-aprendizagem é também um processo de:

    A) Construção do conhecimento.

    B) Transmissão de informação.

    C) Retenção de conteúdo.

    D) Memorização.

    E) Acumulação didática.

São objetivos do planejamento, de acordo com Celso Vasconcellos:
I. Racionalizar recursos. II. Transformar a realidade. III. Fortalecer a fragmentação das práticas educativas.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Na pedagogia tradicional, a criança é vista como um:

    A)

    Ser dotado de necessidades e interesses.



    B) Sujeito da sua aprendizagem.

    C) Ser de inteligência e vontade.

    D) Objeto que pode ser moldado.

    E) Sujeito histórico e de direito.

Em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as afirmações abaixo.
1. Avaliar o desenvolvimento de uma criança é uma ação complexa e exige da escola um olhar de extrema atenção, um conhecimento sobre o aprender e o desenvolver do aluno, para que, assim, através de metodologias de avaliação ou de instrumentos variados, seja possível aferir de maneira mais sistematizada, contemplando o indivíduo e seus avanços. 2. A avaliação na Educação Infantil consiste no acompanhamento do desenvolvimento infantil e, por isso, precisa ser conduzida de modo a fortalecer a prática docente no sentido de entender que avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil implica sintonia com o planejamento e o processo de ensino. 3. O trabalho na Educação Infantil se faz a partir de vários olhares (professores e crianças) e o conhecimento é construído de maneira mediada, fundamentado por meio do diálogo, da reflexão, do planejamento e da avaliação, em que o professor, como responsável direto, visa a desenvolver seu trabalho de forma correta. 4. A avaliação na Educação Infantil é, pois, “um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem por um longo tempo e em vários espaços escolares, de caráter processual e visando, sempre, à melhoria do objeto avaliado”. 5. Deve-se respeitar as individualidades, particularidades e especificidades de cada criança, o ritmo de desenvolvimento de cada uma, levando em consideração que “a avaliação na educação infantil é marcada por diversos âmbitos que demandam um olhar multifacetado e diferentes linguagens”.
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

    A) 06.

    B) 10.

    C) 11.

    D) 13.

    E) 15.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...